Produção de conhecimentos sobre ensino de Física na modalidade a distância: tendências, lacunas, perspectivas e relações com a produção do ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Henrique César da
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Weiss, Ketlin, Costa, David Antonio da, Viegas, Germano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2012v29nesp2p708
Resumo: O contexto da EaD e do uso das TIC representa uma rica oportunidade de aprofundar as relações entre a pesquisa em ensino de Física e a produção propriamente dita do ensino de Física em nível superior. Este trabalho apresenta uma revisão bibliográfica sobre as pesquisas em ensino de Física na modalidade a distância a partir de levantamento em bancos de teses e dissertações produzidas pelos programas de pós-graduação no país e em periódicos constantes no Qualis. As oito categorias foram baseadas na literatura sobre EaD, em documentos oficiais sobre a modalidade e os processos de avaliação do curso na IES. Entre os resultados, verificamos uma ênfase em estudos relacionados a disciplinas de conhecimentos pedagógicos dos conteúdos e a lacuna em disciplinas de formação nos conteúdos da Física. Outras ênfases, lacunas e tendências são apontadas e discutidas visando contribuir para pesquisas futuras.
id UFSC-19_f6fe97d1a6888513b69108a749e38d71
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/23108
network_acronym_str UFSC-19
network_name_str Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
repository_id_str
spelling Produção de conhecimentos sobre ensino de Física na modalidade a distância: tendências, lacunas, perspectivas e relações com a produção do ensinoO contexto da EaD e do uso das TIC representa uma rica oportunidade de aprofundar as relações entre a pesquisa em ensino de Física e a produção propriamente dita do ensino de Física em nível superior. Este trabalho apresenta uma revisão bibliográfica sobre as pesquisas em ensino de Física na modalidade a distância a partir de levantamento em bancos de teses e dissertações produzidas pelos programas de pós-graduação no país e em periódicos constantes no Qualis. As oito categorias foram baseadas na literatura sobre EaD, em documentos oficiais sobre a modalidade e os processos de avaliação do curso na IES. Entre os resultados, verificamos uma ênfase em estudos relacionados a disciplinas de conhecimentos pedagógicos dos conteúdos e a lacuna em disciplinas de formação nos conteúdos da Física. Outras ênfases, lacunas e tendências são apontadas e discutidas visando contribuir para pesquisas futuras.Imprensa Universitária - UFSC2012-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2012v29nesp2p70810.5007/2175-7941.2012v29nesp2p708Caderno Brasileiro de Ensino de Física; v. 29, n. Especial 2 - outubro de 2012; 708-7282175-79411677-2334reponame:Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2012v29nesp2p708/23062Silva, Henrique César daWeiss, KetlinCosta, David Antonio daViegas, Germanoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-03-16T09:10:14Zoai:periodicos.ufsc.br:article/23108Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fisicaPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/oaicbefisica@gmail.com||fscccef@fsc.ufsc.br|| cbefisica@gmail.com2175-79411677-2334opendoar:2018-03-16T09:10:14Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Produção de conhecimentos sobre ensino de Física na modalidade a distância: tendências, lacunas, perspectivas e relações com a produção do ensino
title Produção de conhecimentos sobre ensino de Física na modalidade a distância: tendências, lacunas, perspectivas e relações com a produção do ensino
spellingShingle Produção de conhecimentos sobre ensino de Física na modalidade a distância: tendências, lacunas, perspectivas e relações com a produção do ensino
Silva, Henrique César da
title_short Produção de conhecimentos sobre ensino de Física na modalidade a distância: tendências, lacunas, perspectivas e relações com a produção do ensino
title_full Produção de conhecimentos sobre ensino de Física na modalidade a distância: tendências, lacunas, perspectivas e relações com a produção do ensino
title_fullStr Produção de conhecimentos sobre ensino de Física na modalidade a distância: tendências, lacunas, perspectivas e relações com a produção do ensino
title_full_unstemmed Produção de conhecimentos sobre ensino de Física na modalidade a distância: tendências, lacunas, perspectivas e relações com a produção do ensino
title_sort Produção de conhecimentos sobre ensino de Física na modalidade a distância: tendências, lacunas, perspectivas e relações com a produção do ensino
author Silva, Henrique César da
author_facet Silva, Henrique César da
Weiss, Ketlin
Costa, David Antonio da
Viegas, Germano
author_role author
author2 Weiss, Ketlin
Costa, David Antonio da
Viegas, Germano
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Henrique César da
Weiss, Ketlin
Costa, David Antonio da
Viegas, Germano
description O contexto da EaD e do uso das TIC representa uma rica oportunidade de aprofundar as relações entre a pesquisa em ensino de Física e a produção propriamente dita do ensino de Física em nível superior. Este trabalho apresenta uma revisão bibliográfica sobre as pesquisas em ensino de Física na modalidade a distância a partir de levantamento em bancos de teses e dissertações produzidas pelos programas de pós-graduação no país e em periódicos constantes no Qualis. As oito categorias foram baseadas na literatura sobre EaD, em documentos oficiais sobre a modalidade e os processos de avaliação do curso na IES. Entre os resultados, verificamos uma ênfase em estudos relacionados a disciplinas de conhecimentos pedagógicos dos conteúdos e a lacuna em disciplinas de formação nos conteúdos da Física. Outras ênfases, lacunas e tendências são apontadas e discutidas visando contribuir para pesquisas futuras.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2012v29nesp2p708
10.5007/2175-7941.2012v29nesp2p708
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2012v29nesp2p708
identifier_str_mv 10.5007/2175-7941.2012v29nesp2p708
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2012v29nesp2p708/23062
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imprensa Universitária - UFSC
publisher.none.fl_str_mv Imprensa Universitária - UFSC
dc.source.none.fl_str_mv Caderno Brasileiro de Ensino de Física; v. 29, n. Especial 2 - outubro de 2012; 708-728
2175-7941
1677-2334
reponame:Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
collection Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
repository.name.fl_str_mv Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv cbefisica@gmail.com||fscccef@fsc.ufsc.br|| cbefisica@gmail.com
_version_ 1799940572920676352