Produção de conhecimentos sobre ensino de Física na modalidade a distância: tendências, lacunas, perspectivas e relações com a produção do ensino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2012v29nesp2p708 |
Resumo: | O contexto da EaD e do uso das TIC representa uma rica oportunidade de aprofundar as relações entre a pesquisa em ensino de Física e a produção propriamente dita do ensino de Física em nível superior. Este trabalho apresenta uma revisão bibliográfica sobre as pesquisas em ensino de Física na modalidade a distância a partir de levantamento em bancos de teses e dissertações produzidas pelos programas de pós-graduação no país e em periódicos constantes no Qualis. As oito categorias foram baseadas na literatura sobre EaD, em documentos oficiais sobre a modalidade e os processos de avaliação do curso na IES. Entre os resultados, verificamos uma ênfase em estudos relacionados a disciplinas de conhecimentos pedagógicos dos conteúdos e a lacuna em disciplinas de formação nos conteúdos da Física. Outras ênfases, lacunas e tendências são apontadas e discutidas visando contribuir para pesquisas futuras. |
id |
UFSC-19_f6fe97d1a6888513b69108a749e38d71 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufsc.br:article/23108 |
network_acronym_str |
UFSC-19 |
network_name_str |
Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Produção de conhecimentos sobre ensino de Física na modalidade a distância: tendências, lacunas, perspectivas e relações com a produção do ensinoO contexto da EaD e do uso das TIC representa uma rica oportunidade de aprofundar as relações entre a pesquisa em ensino de Física e a produção propriamente dita do ensino de Física em nível superior. Este trabalho apresenta uma revisão bibliográfica sobre as pesquisas em ensino de Física na modalidade a distância a partir de levantamento em bancos de teses e dissertações produzidas pelos programas de pós-graduação no país e em periódicos constantes no Qualis. As oito categorias foram baseadas na literatura sobre EaD, em documentos oficiais sobre a modalidade e os processos de avaliação do curso na IES. Entre os resultados, verificamos uma ênfase em estudos relacionados a disciplinas de conhecimentos pedagógicos dos conteúdos e a lacuna em disciplinas de formação nos conteúdos da Física. Outras ênfases, lacunas e tendências são apontadas e discutidas visando contribuir para pesquisas futuras.Imprensa Universitária - UFSC2012-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2012v29nesp2p70810.5007/2175-7941.2012v29nesp2p708Caderno Brasileiro de Ensino de Física; v. 29, n. Especial 2 - outubro de 2012; 708-7282175-79411677-2334reponame:Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2012v29nesp2p708/23062Silva, Henrique César daWeiss, KetlinCosta, David Antonio daViegas, Germanoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-03-16T09:10:14Zoai:periodicos.ufsc.br:article/23108Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fisicaPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/oaicbefisica@gmail.com||fscccef@fsc.ufsc.br|| cbefisica@gmail.com2175-79411677-2334opendoar:2018-03-16T09:10:14Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Produção de conhecimentos sobre ensino de Física na modalidade a distância: tendências, lacunas, perspectivas e relações com a produção do ensino |
title |
Produção de conhecimentos sobre ensino de Física na modalidade a distância: tendências, lacunas, perspectivas e relações com a produção do ensino |
spellingShingle |
Produção de conhecimentos sobre ensino de Física na modalidade a distância: tendências, lacunas, perspectivas e relações com a produção do ensino Silva, Henrique César da |
title_short |
Produção de conhecimentos sobre ensino de Física na modalidade a distância: tendências, lacunas, perspectivas e relações com a produção do ensino |
title_full |
Produção de conhecimentos sobre ensino de Física na modalidade a distância: tendências, lacunas, perspectivas e relações com a produção do ensino |
title_fullStr |
Produção de conhecimentos sobre ensino de Física na modalidade a distância: tendências, lacunas, perspectivas e relações com a produção do ensino |
title_full_unstemmed |
Produção de conhecimentos sobre ensino de Física na modalidade a distância: tendências, lacunas, perspectivas e relações com a produção do ensino |
title_sort |
Produção de conhecimentos sobre ensino de Física na modalidade a distância: tendências, lacunas, perspectivas e relações com a produção do ensino |
author |
Silva, Henrique César da |
author_facet |
Silva, Henrique César da Weiss, Ketlin Costa, David Antonio da Viegas, Germano |
author_role |
author |
author2 |
Weiss, Ketlin Costa, David Antonio da Viegas, Germano |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Henrique César da Weiss, Ketlin Costa, David Antonio da Viegas, Germano |
description |
O contexto da EaD e do uso das TIC representa uma rica oportunidade de aprofundar as relações entre a pesquisa em ensino de Física e a produção propriamente dita do ensino de Física em nível superior. Este trabalho apresenta uma revisão bibliográfica sobre as pesquisas em ensino de Física na modalidade a distância a partir de levantamento em bancos de teses e dissertações produzidas pelos programas de pós-graduação no país e em periódicos constantes no Qualis. As oito categorias foram baseadas na literatura sobre EaD, em documentos oficiais sobre a modalidade e os processos de avaliação do curso na IES. Entre os resultados, verificamos uma ênfase em estudos relacionados a disciplinas de conhecimentos pedagógicos dos conteúdos e a lacuna em disciplinas de formação nos conteúdos da Física. Outras ênfases, lacunas e tendências são apontadas e discutidas visando contribuir para pesquisas futuras. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-08-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2012v29nesp2p708 10.5007/2175-7941.2012v29nesp2p708 |
url |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2012v29nesp2p708 |
identifier_str_mv |
10.5007/2175-7941.2012v29nesp2p708 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2012v29nesp2p708/23062 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imprensa Universitária - UFSC |
publisher.none.fl_str_mv |
Imprensa Universitária - UFSC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Caderno Brasileiro de Ensino de Física; v. 29, n. Especial 2 - outubro de 2012; 708-728 2175-7941 1677-2334 reponame:Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) |
collection |
Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
cbefisica@gmail.com||fscccef@fsc.ufsc.br|| cbefisica@gmail.com |
_version_ |
1799940572920676352 |