A propósito de um benefício: A necessidade de uma Elite em Ascender
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ágora (Florianópolis. Online) |
Texto Completo: | https://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/189 |
Resumo: | O quadro doado pelo artista Eduardo Dias para o "Hospital de Caridade"( 1) de Florianópolis, por volta dos anos vinte, mostra como a caridade muito mais do que somente um ato humanitário por parte de alguns homens públicos, foi também uma forma de distanciamento proposta pela elite, para diferenciar-se dos menos abastados. A entrega dessa pintura no começo do século, representa uma preocupação crônica nos interesses do progresso republicano, devido a uma grande soma de pedintes e mendicantes que perambulavam pela cidade, como o jornal "A OPINIÃO"comentou em seu artigo entitulado "Morpheticos Mendigantes". |
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A propósito de um benefício: A necessidade de uma Elite em AscenderQuadroHospítal CaridadeBenefícioO quadro doado pelo artista Eduardo Dias para o "Hospital de Caridade"( 1) de Florianópolis, por volta dos anos vinte, mostra como a caridade muito mais do que somente um ato humanitário por parte de alguns homens públicos, foi também uma forma de distanciamento proposta pela elite, para diferenciar-se dos menos abastados. A entrega dessa pintura no começo do século, representa uma preocupação crônica nos interesses do progresso republicano, devido a uma grande soma de pedintes e mendicantes que perambulavam pela cidade, como o jornal "A OPINIÃO"comentou em seu artigo entitulado "Morpheticos Mendigantes".CIN - CED - UFSC2011-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpalavras chavesapplication/pdfhttps://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/189ÁGORA: Arquivologia em debate; Vol. 13 No. 27 (1998); 7ÁGORA: Arquivologia em debate; v. 13 n. 27 (1998); 72763-90450103-3557reponame:Ágora (Florianópolis. Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/189/pdfCopyright (c) 2014 ÁGORA ISSN 0103-3557info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Maurício Higino da2022-11-21T14:11:32Zoai:ojs.agora.emnuvens.com.br:article/189Revistahttps://agora.emnuvens.com.br/raPUBhttps://agora.emnuvens.com.br/ra/oairevista.agora@contato.ufsc.br||ursula.blattmann@ufsc.br2763-90450103-3557opendoar:2022-11-21T14:11:32Ágora (Florianópolis. Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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O quadro doado pelo artista Eduardo Dias para o "Hospital de Caridade"( 1) de Florianópolis, por volta dos anos vinte, mostra como a caridade muito mais do que somente um ato humanitário por parte de alguns homens públicos, foi também uma forma de distanciamento proposta pela elite, para diferenciar-se dos menos abastados. A entrega dessa pintura no começo do século, representa uma preocupação crônica nos interesses do progresso republicano, devido a uma grande soma de pedintes e mendicantes que perambulavam pela cidade, como o jornal "A OPINIÃO"comentou em seu artigo entitulado "Morpheticos Mendigantes". |
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