Por uma pedagogia adequada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Boppré, Fernando Chiquio
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ágora (Florianópolis. Online)
Texto Completo: https://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/231
Resumo: Assimilar as novas tecnologias no ambiente escolar. Eis uma das mais novas preocupações incluídas na formação de professores e na prática pedagógica. Neste texto, buscar-se-á tecer alguns comentários sobre a atual dinâmica no processo de socialização realizado na escola. Percebe-se que, há alguns anos, este processo tornou-se distinto do praticado em outras épocas, sobretudo, por criar novas percepções e colocar à disposição novos meios de expressão e de transmissão do conhecimento. Walter Benjamin já constatara isso em uma época em que a fotografia e o cinema ainda eram novidades . "O modo pelo qual se organiza a percepção humana, o meio em que ela se dá, não é apenas condicionado naturalmente, mas também historicamente". (BENJAMIN, 1993, p. 169)
id UFSC-20_76cb32acd34cd308a6907f9e24cecfa6
oai_identifier_str oai:ojs.agora.emnuvens.com.br:article/231
network_acronym_str UFSC-20
network_name_str Ágora (Florianópolis. Online)
repository_id_str
spelling Por uma pedagogia adequadaPedagogiaAdequadaTecnologiaEducaçãoAssimilar as novas tecnologias no ambiente escolar. Eis uma das mais novas preocupações incluídas na formação de professores e na prática pedagógica. Neste texto, buscar-se-á tecer alguns comentários sobre a atual dinâmica no processo de socialização realizado na escola. Percebe-se que, há alguns anos, este processo tornou-se distinto do praticado em outras épocas, sobretudo, por criar novas percepções e colocar à disposição novos meios de expressão e de transmissão do conhecimento. Walter Benjamin já constatara isso em uma época em que a fotografia e o cinema ainda eram novidades . "O modo pelo qual se organiza a percepção humana, o meio em que ela se dá, não é apenas condicionado naturalmente, mas também historicamente". (BENJAMIN, 1993, p. 169)CIN - CED - UFSC2011-07-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpalavras chavesapplication/pdfhttps://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/231ÁGORA: Arquivologia em debate; Vol. 18 No. 38 (2003); 19-23ÁGORA: Arquivologia em debate; v. 18 n. 38 (2003); 19-232763-90450103-3557reponame:Ágora (Florianópolis. Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/231/pdfCopyright (c) 2014 ÁGORA ISSN 0103-3557info:eu-repo/semantics/openAccessBoppré, Fernando Chiquio2022-11-21T14:11:36Zoai:ojs.agora.emnuvens.com.br:article/231Revistahttps://agora.emnuvens.com.br/raPUBhttps://agora.emnuvens.com.br/ra/oairevista.agora@contato.ufsc.br||ursula.blattmann@ufsc.br2763-90450103-3557opendoar:2022-11-21T14:11:36Ágora (Florianópolis. Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Por uma pedagogia adequada
title Por uma pedagogia adequada
spellingShingle Por uma pedagogia adequada
Boppré, Fernando Chiquio
Pedagogia
Adequada
Tecnologia
Educação
title_short Por uma pedagogia adequada
title_full Por uma pedagogia adequada
title_fullStr Por uma pedagogia adequada
title_full_unstemmed Por uma pedagogia adequada
title_sort Por uma pedagogia adequada
author Boppré, Fernando Chiquio
author_facet Boppré, Fernando Chiquio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Boppré, Fernando Chiquio
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia
Adequada
Tecnologia
Educação
topic Pedagogia
Adequada
Tecnologia
Educação
description Assimilar as novas tecnologias no ambiente escolar. Eis uma das mais novas preocupações incluídas na formação de professores e na prática pedagógica. Neste texto, buscar-se-á tecer alguns comentários sobre a atual dinâmica no processo de socialização realizado na escola. Percebe-se que, há alguns anos, este processo tornou-se distinto do praticado em outras épocas, sobretudo, por criar novas percepções e colocar à disposição novos meios de expressão e de transmissão do conhecimento. Walter Benjamin já constatara isso em uma época em que a fotografia e o cinema ainda eram novidades . "O modo pelo qual se organiza a percepção humana, o meio em que ela se dá, não é apenas condicionado naturalmente, mas também historicamente". (BENJAMIN, 1993, p. 169)
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-07-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
palavras chaves
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/231
url https://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/231
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/231/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 ÁGORA ISSN 0103-3557
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 ÁGORA ISSN 0103-3557
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CIN - CED - UFSC
publisher.none.fl_str_mv CIN - CED - UFSC
dc.source.none.fl_str_mv ÁGORA: Arquivologia em debate; Vol. 18 No. 38 (2003); 19-23
ÁGORA: Arquivologia em debate; v. 18 n. 38 (2003); 19-23
2763-9045
0103-3557
reponame:Ágora (Florianópolis. Online)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Ágora (Florianópolis. Online)
collection Ágora (Florianópolis. Online)
repository.name.fl_str_mv Ágora (Florianópolis. Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv revista.agora@contato.ufsc.br||ursula.blattmann@ufsc.br
_version_ 1789435162494238720