Pesquisa Histórica: Quando o documento é "ilegível"
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ágora (Florianópolis. Online) |
Texto Completo: | https://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/199 |
Resumo: | O presente texto foi elaborado a partir da minha trajetória no trabalho de pesquisa que venho desenvolvendo na área temática da história da educação, na qualidade de mestranda do Curso de Pós- Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. Entendendo que "o objeto do conhecimento histórico é a história 'rear",' investigo a educação pública catarinense no século XIX, particularmente, aspectos da gênese da Diretoria da Instrução Pública - atual Secretaria de Estado da Educação e do Desporto - na constituição da rede de ensino, na Província de Santa Catarina, no período Imperial. Busco, também, discutir e analisar a Diretoria como aparelho governamental que, ao mesmo tempo em que se define e se institucionaliza, vai historicamente delineando uma política educacional no âmbito da Província. O objetivo deste texto é apresentar uma das dificuldades que tive que enfrentar no decorrer de minha pesquisa, buscando mostrar aos eventuais leitores que em determinados casos um documento ilegível pode tornar-se legível, se o pesquisador se empenhar para que assim aconteça. |
id |
UFSC-20_98584b4a5f193c6c6b62f3ca36ed27f3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.agora.emnuvens.com.br:article/199 |
network_acronym_str |
UFSC-20 |
network_name_str |
Ágora (Florianópolis. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Pesquisa Histórica: Quando o documento é "ilegível"DocumentosPesquisaFonteLegitimidadeIlegíveisO presente texto foi elaborado a partir da minha trajetória no trabalho de pesquisa que venho desenvolvendo na área temática da história da educação, na qualidade de mestranda do Curso de Pós- Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. Entendendo que "o objeto do conhecimento histórico é a história 'rear",' investigo a educação pública catarinense no século XIX, particularmente, aspectos da gênese da Diretoria da Instrução Pública - atual Secretaria de Estado da Educação e do Desporto - na constituição da rede de ensino, na Província de Santa Catarina, no período Imperial. Busco, também, discutir e analisar a Diretoria como aparelho governamental que, ao mesmo tempo em que se define e se institucionaliza, vai historicamente delineando uma política educacional no âmbito da Província. O objetivo deste texto é apresentar uma das dificuldades que tive que enfrentar no decorrer de minha pesquisa, buscando mostrar aos eventuais leitores que em determinados casos um documento ilegível pode tornar-se legível, se o pesquisador se empenhar para que assim aconteça.CIN - CED - UFSC2011-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpalavras chavesapplication/pdfhttps://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/199ÁGORA: Arquivologia em debate; Vol. 14 No. 29 (1999); 34ÁGORA: Arquivologia em debate; v. 14 n. 29 (1999); 342763-90450103-3557reponame:Ágora (Florianópolis. Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/199/pdfCopyright (c) 2014 ÁGORA ISSN 0103-3557info:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves, Rosemari Conti2022-11-21T14:11:33Zoai:ojs.agora.emnuvens.com.br:article/199Revistahttps://agora.emnuvens.com.br/raPUBhttps://agora.emnuvens.com.br/ra/oairevista.agora@contato.ufsc.br||ursula.blattmann@ufsc.br2763-90450103-3557opendoar:2022-11-21T14:11:33Ágora (Florianópolis. Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pesquisa Histórica: Quando o documento é "ilegível" |
title |
Pesquisa Histórica: Quando o documento é "ilegível" |
spellingShingle |
Pesquisa Histórica: Quando o documento é "ilegível" Gonçalves, Rosemari Conti Documentos Pesquisa Fonte Legitimidade Ilegíveis |
title_short |
Pesquisa Histórica: Quando o documento é "ilegível" |
title_full |
Pesquisa Histórica: Quando o documento é "ilegível" |
title_fullStr |
Pesquisa Histórica: Quando o documento é "ilegível" |
title_full_unstemmed |
Pesquisa Histórica: Quando o documento é "ilegível" |
title_sort |
Pesquisa Histórica: Quando o documento é "ilegível" |
author |
Gonçalves, Rosemari Conti |
author_facet |
Gonçalves, Rosemari Conti |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Rosemari Conti |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Documentos Pesquisa Fonte Legitimidade Ilegíveis |
topic |
Documentos Pesquisa Fonte Legitimidade Ilegíveis |
description |
O presente texto foi elaborado a partir da minha trajetória no trabalho de pesquisa que venho desenvolvendo na área temática da história da educação, na qualidade de mestranda do Curso de Pós- Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. Entendendo que "o objeto do conhecimento histórico é a história 'rear",' investigo a educação pública catarinense no século XIX, particularmente, aspectos da gênese da Diretoria da Instrução Pública - atual Secretaria de Estado da Educação e do Desporto - na constituição da rede de ensino, na Província de Santa Catarina, no período Imperial. Busco, também, discutir e analisar a Diretoria como aparelho governamental que, ao mesmo tempo em que se define e se institucionaliza, vai historicamente delineando uma política educacional no âmbito da Província. O objetivo deste texto é apresentar uma das dificuldades que tive que enfrentar no decorrer de minha pesquisa, buscando mostrar aos eventuais leitores que em determinados casos um documento ilegível pode tornar-se legível, se o pesquisador se empenhar para que assim aconteça. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-06-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion palavras chaves |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/199 |
url |
https://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/199 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/199/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 ÁGORA ISSN 0103-3557 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 ÁGORA ISSN 0103-3557 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CIN - CED - UFSC |
publisher.none.fl_str_mv |
CIN - CED - UFSC |
dc.source.none.fl_str_mv |
ÁGORA: Arquivologia em debate; Vol. 14 No. 29 (1999); 34 ÁGORA: Arquivologia em debate; v. 14 n. 29 (1999); 34 2763-9045 0103-3557 reponame:Ágora (Florianópolis. Online) instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Ágora (Florianópolis. Online) |
collection |
Ágora (Florianópolis. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ágora (Florianópolis. Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.agora@contato.ufsc.br||ursula.blattmann@ufsc.br |
_version_ |
1789435162224754688 |