Pesquisa Histórica: Quando o documento é "ilegível"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Rosemari Conti
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ágora (Florianópolis. Online)
Texto Completo: https://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/199
Resumo: O presente texto foi elaborado a partir da minha trajetória no trabalho de pesquisa que venho desenvolvendo na área temática da história da educação, na qualidade de mestranda do Curso de Pós- Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. Entendendo que "o objeto do conhecimento histórico é a história 'rear",' investigo a educação pública catarinense no século XIX, particularmente, aspectos da gênese da Diretoria da Instrução Pública - atual Secretaria de Estado da Educação e do Desporto - na constituição da rede de ensino, na Província de Santa Catarina, no período Imperial. Busco, também, discutir e analisar a Diretoria como aparelho governamental que, ao mesmo tempo em que se define e se institucionaliza, vai historicamente delineando uma política educacional no âmbito da Província. O objetivo deste texto é apresentar uma das dificuldades que tive que enfrentar no decorrer de minha pesquisa, buscando mostrar aos eventuais leitores que em determinados casos um documento ilegível pode tornar-se legível, se o pesquisador se empenhar para que assim aconteça.
id UFSC-20_98584b4a5f193c6c6b62f3ca36ed27f3
oai_identifier_str oai:ojs.agora.emnuvens.com.br:article/199
network_acronym_str UFSC-20
network_name_str Ágora (Florianópolis. Online)
repository_id_str
spelling Pesquisa Histórica: Quando o documento é "ilegível"DocumentosPesquisaFonteLegitimidadeIlegíveisO presente texto foi elaborado a partir da minha trajetória no trabalho de pesquisa que venho desenvolvendo na área temática da história da educação, na qualidade de mestranda do Curso de Pós- Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. Entendendo que "o objeto do conhecimento histórico é a história 'rear",' investigo a educação pública catarinense no século XIX, particularmente, aspectos da gênese da Diretoria da Instrução Pública - atual Secretaria de Estado da Educação e do Desporto - na constituição da rede de ensino, na Província de Santa Catarina, no período Imperial. Busco, também, discutir e analisar a Diretoria como aparelho governamental que, ao mesmo tempo em que se define e se institucionaliza, vai historicamente delineando uma política educacional no âmbito da Província. O objetivo deste texto é apresentar uma das dificuldades que tive que enfrentar no decorrer de minha pesquisa, buscando mostrar aos eventuais leitores que em determinados casos um documento ilegível pode tornar-se legível, se o pesquisador se empenhar para que assim aconteça.CIN - CED - UFSC2011-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpalavras chavesapplication/pdfhttps://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/199ÁGORA: Arquivologia em debate; Vol. 14 No. 29 (1999); 34ÁGORA: Arquivologia em debate; v. 14 n. 29 (1999); 342763-90450103-3557reponame:Ágora (Florianópolis. Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/199/pdfCopyright (c) 2014 ÁGORA ISSN 0103-3557info:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves, Rosemari Conti2022-11-21T14:11:33Zoai:ojs.agora.emnuvens.com.br:article/199Revistahttps://agora.emnuvens.com.br/raPUBhttps://agora.emnuvens.com.br/ra/oairevista.agora@contato.ufsc.br||ursula.blattmann@ufsc.br2763-90450103-3557opendoar:2022-11-21T14:11:33Ágora (Florianópolis. Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Pesquisa Histórica: Quando o documento é "ilegível"
title Pesquisa Histórica: Quando o documento é "ilegível"
spellingShingle Pesquisa Histórica: Quando o documento é "ilegível"
Gonçalves, Rosemari Conti
Documentos
Pesquisa
Fonte
Legitimidade
Ilegíveis
title_short Pesquisa Histórica: Quando o documento é "ilegível"
title_full Pesquisa Histórica: Quando o documento é "ilegível"
title_fullStr Pesquisa Histórica: Quando o documento é "ilegível"
title_full_unstemmed Pesquisa Histórica: Quando o documento é "ilegível"
title_sort Pesquisa Histórica: Quando o documento é "ilegível"
author Gonçalves, Rosemari Conti
author_facet Gonçalves, Rosemari Conti
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Rosemari Conti
dc.subject.por.fl_str_mv Documentos
Pesquisa
Fonte
Legitimidade
Ilegíveis
topic Documentos
Pesquisa
Fonte
Legitimidade
Ilegíveis
description O presente texto foi elaborado a partir da minha trajetória no trabalho de pesquisa que venho desenvolvendo na área temática da história da educação, na qualidade de mestranda do Curso de Pós- Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. Entendendo que "o objeto do conhecimento histórico é a história 'rear",' investigo a educação pública catarinense no século XIX, particularmente, aspectos da gênese da Diretoria da Instrução Pública - atual Secretaria de Estado da Educação e do Desporto - na constituição da rede de ensino, na Província de Santa Catarina, no período Imperial. Busco, também, discutir e analisar a Diretoria como aparelho governamental que, ao mesmo tempo em que se define e se institucionaliza, vai historicamente delineando uma política educacional no âmbito da Província. O objetivo deste texto é apresentar uma das dificuldades que tive que enfrentar no decorrer de minha pesquisa, buscando mostrar aos eventuais leitores que em determinados casos um documento ilegível pode tornar-se legível, se o pesquisador se empenhar para que assim aconteça.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
palavras chaves
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/199
url https://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/199
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/199/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 ÁGORA ISSN 0103-3557
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 ÁGORA ISSN 0103-3557
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CIN - CED - UFSC
publisher.none.fl_str_mv CIN - CED - UFSC
dc.source.none.fl_str_mv ÁGORA: Arquivologia em debate; Vol. 14 No. 29 (1999); 34
ÁGORA: Arquivologia em debate; v. 14 n. 29 (1999); 34
2763-9045
0103-3557
reponame:Ágora (Florianópolis. Online)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Ágora (Florianópolis. Online)
collection Ágora (Florianópolis. Online)
repository.name.fl_str_mv Ágora (Florianópolis. Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv revista.agora@contato.ufsc.br||ursula.blattmann@ufsc.br
_version_ 1789435162224754688