Metas ambientalistas Vs Consideração moral dos animais não humanos: O que pensam ambientalistas quanto ao uso de tecnologias para intervir na natureza?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Genovez, Arthur Ghiraldini
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Journal of Lean Systems
Texto Completo: https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/peri/article/view/5293
Resumo: O presente artigo analisa algumas objeções ambientalistas à proposta de reduzir/prevenir o sofrimento e as mortes dos animais selvagens em decorrência dos processos naturais (por exemplo, inanição, sede, acidentes, parasitismo etc.) por preocupação com o bem dos próprios indivíduos afetados. Mais especificamente, é investigado se essas objeções ocorrem devido aos meios que a proposta de intervir na natureza para ajudar animais não humanos depende (por exemplo, meios tecnológicos) ou devido à meta defendida por essa proposta ser o bem dos próprios animais afetados, em vez de uma meta que seja ambientalista (por exemplo, preservar ecossistemas e espécies). Neste trabalho é defendida a visão de que as objeções ocorrem devido à meta ser centrada na preocupação com o bem dos próprios animais e que o uso de tecnologia para intervir nos processos naturais já é amplamente aceito na prática pelos próprios ambientalistas. Também é discutida a maneira como o sofrimento e as mortes dos animais selvagens é utilizado como estratégia retórica para se alcançar metas ambientalistas. Segundo o que é discutido neste trabalho, as metas ambientalistas tendem a não coincidir com o bem dos próprios animais afetados. Por fim, também são brevemente discutidas e refutadas objeções centradas em uma suposta preocupação com os prejuízos que poderiam ser causados aos animais selvagens caso humanos interviessem na natureza para tentar ajudá-los. Palavras-chave: senciência, especismo, danos naturais, sofrimento dos animais selvagens, intervenção na natureza
id UFSC-21_862c93a6b8e890295d03eacd14f976bd
oai_identifier_str oai:ojs.sites.ufsc.br:article/5293
network_acronym_str UFSC-21
network_name_str Journal of Lean Systems
repository_id_str
spelling Metas ambientalistas Vs Consideração moral dos animais não humanos: O que pensam ambientalistas quanto ao uso de tecnologias para intervir na natureza?senciênciaespecismodanos naturaissofrimento dos animais selvagensintervenção na naturezaconsideração moral dos animais não humanosambientalismoO presente artigo analisa algumas objeções ambientalistas à proposta de reduzir/prevenir o sofrimento e as mortes dos animais selvagens em decorrência dos processos naturais (por exemplo, inanição, sede, acidentes, parasitismo etc.) por preocupação com o bem dos próprios indivíduos afetados. Mais especificamente, é investigado se essas objeções ocorrem devido aos meios que a proposta de intervir na natureza para ajudar animais não humanos depende (por exemplo, meios tecnológicos) ou devido à meta defendida por essa proposta ser o bem dos próprios animais afetados, em vez de uma meta que seja ambientalista (por exemplo, preservar ecossistemas e espécies). Neste trabalho é defendida a visão de que as objeções ocorrem devido à meta ser centrada na preocupação com o bem dos próprios animais e que o uso de tecnologia para intervir nos processos naturais já é amplamente aceito na prática pelos próprios ambientalistas. Também é discutida a maneira como o sofrimento e as mortes dos animais selvagens é utilizado como estratégia retórica para se alcançar metas ambientalistas. Segundo o que é discutido neste trabalho, as metas ambientalistas tendem a não coincidir com o bem dos próprios animais afetados. Por fim, também são brevemente discutidas e refutadas objeções centradas em uma suposta preocupação com os prejuízos que poderiam ser causados aos animais selvagens caso humanos interviessem na natureza para tentar ajudá-los. Palavras-chave: senciência, especismo, danos naturais, sofrimento dos animais selvagens, intervenção na naturezaUniversidade Federal de Santa Catarina2023-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://ojs.sites.ufsc.br/index.php/peri/article/view/5293PERI; v. 15 n. 1 (2023): v.15, n.1 (2023); 76-962175-1811reponame:Journal of Lean Systemsinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://ojs.sites.ufsc.br/index.php/peri/article/view/5293/5243Copyright (c) 2023 Arthur Ghiraldini Genovezhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGenovez, Arthur Ghiraldini2023-08-01T22:04:09Zoai:ojs.sites.ufsc.br:article/5293Revistahttps://nexos.ufsc.br/index.php/leanPUBhttps://ojs.sites.ufsc.br/index.php/peri/oai||g.tortorella@ufsc.br2448-02662448-0266opendoar:2023-08-01T22:04:09Journal of Lean Systems - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Metas ambientalistas Vs Consideração moral dos animais não humanos: O que pensam ambientalistas quanto ao uso de tecnologias para intervir na natureza?
title Metas ambientalistas Vs Consideração moral dos animais não humanos: O que pensam ambientalistas quanto ao uso de tecnologias para intervir na natureza?
spellingShingle Metas ambientalistas Vs Consideração moral dos animais não humanos: O que pensam ambientalistas quanto ao uso de tecnologias para intervir na natureza?
Genovez, Arthur Ghiraldini
senciência
especismo
danos naturais
sofrimento dos animais selvagens
intervenção na natureza
consideração moral dos animais não humanos
ambientalismo
title_short Metas ambientalistas Vs Consideração moral dos animais não humanos: O que pensam ambientalistas quanto ao uso de tecnologias para intervir na natureza?
title_full Metas ambientalistas Vs Consideração moral dos animais não humanos: O que pensam ambientalistas quanto ao uso de tecnologias para intervir na natureza?
title_fullStr Metas ambientalistas Vs Consideração moral dos animais não humanos: O que pensam ambientalistas quanto ao uso de tecnologias para intervir na natureza?
title_full_unstemmed Metas ambientalistas Vs Consideração moral dos animais não humanos: O que pensam ambientalistas quanto ao uso de tecnologias para intervir na natureza?
title_sort Metas ambientalistas Vs Consideração moral dos animais não humanos: O que pensam ambientalistas quanto ao uso de tecnologias para intervir na natureza?
author Genovez, Arthur Ghiraldini
author_facet Genovez, Arthur Ghiraldini
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Genovez, Arthur Ghiraldini
dc.subject.por.fl_str_mv senciência
especismo
danos naturais
sofrimento dos animais selvagens
intervenção na natureza
consideração moral dos animais não humanos
ambientalismo
topic senciência
especismo
danos naturais
sofrimento dos animais selvagens
intervenção na natureza
consideração moral dos animais não humanos
ambientalismo
description O presente artigo analisa algumas objeções ambientalistas à proposta de reduzir/prevenir o sofrimento e as mortes dos animais selvagens em decorrência dos processos naturais (por exemplo, inanição, sede, acidentes, parasitismo etc.) por preocupação com o bem dos próprios indivíduos afetados. Mais especificamente, é investigado se essas objeções ocorrem devido aos meios que a proposta de intervir na natureza para ajudar animais não humanos depende (por exemplo, meios tecnológicos) ou devido à meta defendida por essa proposta ser o bem dos próprios animais afetados, em vez de uma meta que seja ambientalista (por exemplo, preservar ecossistemas e espécies). Neste trabalho é defendida a visão de que as objeções ocorrem devido à meta ser centrada na preocupação com o bem dos próprios animais e que o uso de tecnologia para intervir nos processos naturais já é amplamente aceito na prática pelos próprios ambientalistas. Também é discutida a maneira como o sofrimento e as mortes dos animais selvagens é utilizado como estratégia retórica para se alcançar metas ambientalistas. Segundo o que é discutido neste trabalho, as metas ambientalistas tendem a não coincidir com o bem dos próprios animais afetados. Por fim, também são brevemente discutidas e refutadas objeções centradas em uma suposta preocupação com os prejuízos que poderiam ser causados aos animais selvagens caso humanos interviessem na natureza para tentar ajudá-los. Palavras-chave: senciência, especismo, danos naturais, sofrimento dos animais selvagens, intervenção na natureza
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/peri/article/view/5293
url https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/peri/article/view/5293
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/peri/article/view/5293/5243
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Arthur Ghiraldini Genovez
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Arthur Ghiraldini Genovez
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv PERI; v. 15 n. 1 (2023): v.15, n.1 (2023); 76-96
2175-1811
reponame:Journal of Lean Systems
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Journal of Lean Systems
collection Journal of Lean Systems
repository.name.fl_str_mv Journal of Lean Systems - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv ||g.tortorella@ufsc.br
_version_ 1798329380292788224