Fenomenologia e educação: uma crítica à redução da pedagogia à metodologia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Journal of Lean Systems |
Texto Completo: | https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/peri/article/view/838 |
Resumo: | A separação entre consciência e realidade ocorrida a partir de Descarte com o racionalismo e suas conseqüências, atinge todas as ciências. A realidade passa a ser representação. O mundo se torna virtualidade. A educação sofre influência do objetivismo e, a pedagogia, como ciência da educação, é reduzida à metodologia. A pedagogia, em certo sentido, fragmentou-se. Sua preocupação não mais se volta para o ideal do dever-ser que é colocado pela educação, mas passa a se preocupar com formas, técnicas e metodologias. A preocupação da pedagogia com o conhecimento passa a não ser mais de meio, mas de finalidade. A fenomenologia surge também com a preocupação de superar a antinomia entre sujeito e objeto decorrente do idealismo e do racionalismo. O objetivo desse texto é mostrar a partir do texto de Edmund Husserl, a Crise da Humanidade Européia, que o objetivismo incrustado nas ciências humanas atingiu a educação e, conseqüentemente, a pedagogia como ciência desta reduzindo a pedagogia à metodologia, bem como à biopsicopedagogização da mesma. Usa-se a metodologia expositiva, baseada em pesquisa bibliográfica e sistematização da prática. |
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