Divulgação científica na internet: um estudo de caso de comentários feitos por leitores em textos da Ciência Hoje das Crianças Online
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Alexandria (Florianópolis) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2016v9n1p207 |
Resumo: | Este artigo pretende compreender a percepção de internautas sobre textos de divulgação científica publicados em uma página eletrônica. Em particular, analisamos os comentários feitos em textos publicados no site da revista Ciência Hoje das Crianças (CHC Online). Realizamos um estudo de caso de 351 comentários em 14 textos publicados em 2013. Utilizamos metodologia mista, combinando o método qualitativo netnografia com o método quantitativo mineração de textos. Os resultados mostram que a maioria dos leitores que publicaram comentários tem visões positivas sobre os textos da CHC Online e muitos relacionam o conteúdo do texto com situações do cotidiano. Identificamos comentários que indicam que as crianças utilizam os textos da CHC Online como fonte de informação para tarefas escolares. Observamos também a presença de comentários feitos por leitores adultos – alguns deles, professores –, indicando que esses fazem parte do público leitor do site. |
id |
UFSC-23_0521b6acb1b80ac00c514d744069f97d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufsc.br:article/44742 |
network_acronym_str |
UFSC-23 |
network_name_str |
Alexandria (Florianópolis) |
repository_id_str |
|
spelling |
Divulgação científica na internet: um estudo de caso de comentários feitos por leitores em textos da Ciência Hoje das Crianças OnlineEste artigo pretende compreender a percepção de internautas sobre textos de divulgação científica publicados em uma página eletrônica. Em particular, analisamos os comentários feitos em textos publicados no site da revista Ciência Hoje das Crianças (CHC Online). Realizamos um estudo de caso de 351 comentários em 14 textos publicados em 2013. Utilizamos metodologia mista, combinando o método qualitativo netnografia com o método quantitativo mineração de textos. Os resultados mostram que a maioria dos leitores que publicaram comentários tem visões positivas sobre os textos da CHC Online e muitos relacionam o conteúdo do texto com situações do cotidiano. Identificamos comentários que indicam que as crianças utilizam os textos da CHC Online como fonte de informação para tarefas escolares. Observamos também a presença de comentários feitos por leitores adultos – alguns deles, professores –, indicando que esses fazem parte do público leitor do site.Universidade Federal de Santa Catarina2016-05-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2016v9n1p20710.5007/1982-5153.2016v9n1p207Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 9 n. 1 (2016); 207-2331982-5153reponame:Alexandria (Florianópolis)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2016v9n1p207/31798Copyright (c) 2016 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessRocha, MarianaMassarani, Luisa2017-08-24T17:27:22Zoai:periodicos.ufsc.br:article/44742Revistahttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/oai1982-51531982-5153opendoar:2017-08-24T17:27:22Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Divulgação científica na internet: um estudo de caso de comentários feitos por leitores em textos da Ciência Hoje das Crianças Online |
title |
Divulgação científica na internet: um estudo de caso de comentários feitos por leitores em textos da Ciência Hoje das Crianças Online |
spellingShingle |
Divulgação científica na internet: um estudo de caso de comentários feitos por leitores em textos da Ciência Hoje das Crianças Online Rocha, Mariana |
title_short |
Divulgação científica na internet: um estudo de caso de comentários feitos por leitores em textos da Ciência Hoje das Crianças Online |
title_full |
Divulgação científica na internet: um estudo de caso de comentários feitos por leitores em textos da Ciência Hoje das Crianças Online |
title_fullStr |
Divulgação científica na internet: um estudo de caso de comentários feitos por leitores em textos da Ciência Hoje das Crianças Online |
title_full_unstemmed |
Divulgação científica na internet: um estudo de caso de comentários feitos por leitores em textos da Ciência Hoje das Crianças Online |
title_sort |
Divulgação científica na internet: um estudo de caso de comentários feitos por leitores em textos da Ciência Hoje das Crianças Online |
author |
Rocha, Mariana |
author_facet |
Rocha, Mariana Massarani, Luisa |
author_role |
author |
author2 |
Massarani, Luisa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Mariana Massarani, Luisa |
description |
Este artigo pretende compreender a percepção de internautas sobre textos de divulgação científica publicados em uma página eletrônica. Em particular, analisamos os comentários feitos em textos publicados no site da revista Ciência Hoje das Crianças (CHC Online). Realizamos um estudo de caso de 351 comentários em 14 textos publicados em 2013. Utilizamos metodologia mista, combinando o método qualitativo netnografia com o método quantitativo mineração de textos. Os resultados mostram que a maioria dos leitores que publicaram comentários tem visões positivas sobre os textos da CHC Online e muitos relacionam o conteúdo do texto com situações do cotidiano. Identificamos comentários que indicam que as crianças utilizam os textos da CHC Online como fonte de informação para tarefas escolares. Observamos também a presença de comentários feitos por leitores adultos – alguns deles, professores –, indicando que esses fazem parte do público leitor do site. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-05-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2016v9n1p207 10.5007/1982-5153.2016v9n1p207 |
url |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2016v9n1p207 |
identifier_str_mv |
10.5007/1982-5153.2016v9n1p207 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2016v9n1p207/31798 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 9 n. 1 (2016); 207-233 1982-5153 reponame:Alexandria (Florianópolis) instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Alexandria (Florianópolis) |
collection |
Alexandria (Florianópolis) |
repository.name.fl_str_mv |
Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808843264391905280 |