O saber matemático na vida cotidiana: um enfoque etnomatemático

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Velho, Eliane Maria Hoffmann
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Lara, Isabel Cristina Machado de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Alexandria (Florianópolis)
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37558
Resumo: Este artigo apresenta uma pesquisa cujos alicerces foram construídos na perspectiva da Etnomatemática, considerada como uma proposta pedagógica que reconhece os diferentes modos de se produzir Matemática em distintos grupos culturais. Através da análise dos saberes matemáticos produzidos e/ou praticados por um grupo de cinco pessoas com baixa escolarização em suas atividades profissionais, cozinheira, zeladora, costureira, marceneiro e construtor, a pesquisa realizada traz à tona a importância dos saberes matemáticos desenvolvidos em cada um desses contextos e sua articulação com os conhecimentos matemáticos aprendidos no âmbito acadêmico, confirmando a idéia de que não há apenas uma forma de matematizar. A abordagem etnomatemática, a partir de seu enfoque holístico e transdisciplinar, procura evidenciar caminhos para concretização de um ensino da Matemática mais eficaz.
id UFSC-23_08109126fbd080ec2237f46c7ef6e87a
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/37558
network_acronym_str UFSC-23
network_name_str Alexandria (Florianópolis)
repository_id_str
spelling O saber matemático na vida cotidiana: um enfoque etnomatemáticoEste artigo apresenta uma pesquisa cujos alicerces foram construídos na perspectiva da Etnomatemática, considerada como uma proposta pedagógica que reconhece os diferentes modos de se produzir Matemática em distintos grupos culturais. Através da análise dos saberes matemáticos produzidos e/ou praticados por um grupo de cinco pessoas com baixa escolarização em suas atividades profissionais, cozinheira, zeladora, costureira, marceneiro e construtor, a pesquisa realizada traz à tona a importância dos saberes matemáticos desenvolvidos em cada um desses contextos e sua articulação com os conhecimentos matemáticos aprendidos no âmbito acadêmico, confirmando a idéia de que não há apenas uma forma de matematizar. A abordagem etnomatemática, a partir de seu enfoque holístico e transdisciplinar, procura evidenciar caminhos para concretização de um ensino da Matemática mais eficaz.Universidade Federal de Santa Catarina2011-11-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37558Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 4 n. 2 (2011); 03-301982-5153reponame:Alexandria (Florianópolis)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37558/28850Copyright (c) 2011 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessVelho, Eliane Maria HoffmannLara, Isabel Cristina Machado de2019-04-09T17:17:49Zoai:periodicos.ufsc.br:article/37558Revistahttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/oai1982-51531982-5153opendoar:2019-04-09T17:17:49Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O saber matemático na vida cotidiana: um enfoque etnomatemático
title O saber matemático na vida cotidiana: um enfoque etnomatemático
spellingShingle O saber matemático na vida cotidiana: um enfoque etnomatemático
Velho, Eliane Maria Hoffmann
title_short O saber matemático na vida cotidiana: um enfoque etnomatemático
title_full O saber matemático na vida cotidiana: um enfoque etnomatemático
title_fullStr O saber matemático na vida cotidiana: um enfoque etnomatemático
title_full_unstemmed O saber matemático na vida cotidiana: um enfoque etnomatemático
title_sort O saber matemático na vida cotidiana: um enfoque etnomatemático
author Velho, Eliane Maria Hoffmann
author_facet Velho, Eliane Maria Hoffmann
Lara, Isabel Cristina Machado de
author_role author
author2 Lara, Isabel Cristina Machado de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Velho, Eliane Maria Hoffmann
Lara, Isabel Cristina Machado de
description Este artigo apresenta uma pesquisa cujos alicerces foram construídos na perspectiva da Etnomatemática, considerada como uma proposta pedagógica que reconhece os diferentes modos de se produzir Matemática em distintos grupos culturais. Através da análise dos saberes matemáticos produzidos e/ou praticados por um grupo de cinco pessoas com baixa escolarização em suas atividades profissionais, cozinheira, zeladora, costureira, marceneiro e construtor, a pesquisa realizada traz à tona a importância dos saberes matemáticos desenvolvidos em cada um desses contextos e sua articulação com os conhecimentos matemáticos aprendidos no âmbito acadêmico, confirmando a idéia de que não há apenas uma forma de matematizar. A abordagem etnomatemática, a partir de seu enfoque holístico e transdisciplinar, procura evidenciar caminhos para concretização de um ensino da Matemática mais eficaz.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-11-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37558
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37558
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37558/28850
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2011 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2011 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 4 n. 2 (2011); 03-30
1982-5153
reponame:Alexandria (Florianópolis)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Alexandria (Florianópolis)
collection Alexandria (Florianópolis)
repository.name.fl_str_mv Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808843261107765249