O saber matemático na vida cotidiana: um enfoque etnomatemático
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Alexandria (Florianópolis) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37558 |
Resumo: | Este artigo apresenta uma pesquisa cujos alicerces foram construídos na perspectiva da Etnomatemática, considerada como uma proposta pedagógica que reconhece os diferentes modos de se produzir Matemática em distintos grupos culturais. Através da análise dos saberes matemáticos produzidos e/ou praticados por um grupo de cinco pessoas com baixa escolarização em suas atividades profissionais, cozinheira, zeladora, costureira, marceneiro e construtor, a pesquisa realizada traz à tona a importância dos saberes matemáticos desenvolvidos em cada um desses contextos e sua articulação com os conhecimentos matemáticos aprendidos no âmbito acadêmico, confirmando a idéia de que não há apenas uma forma de matematizar. A abordagem etnomatemática, a partir de seu enfoque holístico e transdisciplinar, procura evidenciar caminhos para concretização de um ensino da Matemática mais eficaz. |
id |
UFSC-23_08109126fbd080ec2237f46c7ef6e87a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufsc.br:article/37558 |
network_acronym_str |
UFSC-23 |
network_name_str |
Alexandria (Florianópolis) |
repository_id_str |
|
spelling |
O saber matemático na vida cotidiana: um enfoque etnomatemáticoEste artigo apresenta uma pesquisa cujos alicerces foram construídos na perspectiva da Etnomatemática, considerada como uma proposta pedagógica que reconhece os diferentes modos de se produzir Matemática em distintos grupos culturais. Através da análise dos saberes matemáticos produzidos e/ou praticados por um grupo de cinco pessoas com baixa escolarização em suas atividades profissionais, cozinheira, zeladora, costureira, marceneiro e construtor, a pesquisa realizada traz à tona a importância dos saberes matemáticos desenvolvidos em cada um desses contextos e sua articulação com os conhecimentos matemáticos aprendidos no âmbito acadêmico, confirmando a idéia de que não há apenas uma forma de matematizar. A abordagem etnomatemática, a partir de seu enfoque holístico e transdisciplinar, procura evidenciar caminhos para concretização de um ensino da Matemática mais eficaz.Universidade Federal de Santa Catarina2011-11-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37558Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 4 n. 2 (2011); 03-301982-5153reponame:Alexandria (Florianópolis)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37558/28850Copyright (c) 2011 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessVelho, Eliane Maria HoffmannLara, Isabel Cristina Machado de2019-04-09T17:17:49Zoai:periodicos.ufsc.br:article/37558Revistahttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/oai1982-51531982-5153opendoar:2019-04-09T17:17:49Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O saber matemático na vida cotidiana: um enfoque etnomatemático |
title |
O saber matemático na vida cotidiana: um enfoque etnomatemático |
spellingShingle |
O saber matemático na vida cotidiana: um enfoque etnomatemático Velho, Eliane Maria Hoffmann |
title_short |
O saber matemático na vida cotidiana: um enfoque etnomatemático |
title_full |
O saber matemático na vida cotidiana: um enfoque etnomatemático |
title_fullStr |
O saber matemático na vida cotidiana: um enfoque etnomatemático |
title_full_unstemmed |
O saber matemático na vida cotidiana: um enfoque etnomatemático |
title_sort |
O saber matemático na vida cotidiana: um enfoque etnomatemático |
author |
Velho, Eliane Maria Hoffmann |
author_facet |
Velho, Eliane Maria Hoffmann Lara, Isabel Cristina Machado de |
author_role |
author |
author2 |
Lara, Isabel Cristina Machado de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Velho, Eliane Maria Hoffmann Lara, Isabel Cristina Machado de |
description |
Este artigo apresenta uma pesquisa cujos alicerces foram construídos na perspectiva da Etnomatemática, considerada como uma proposta pedagógica que reconhece os diferentes modos de se produzir Matemática em distintos grupos culturais. Através da análise dos saberes matemáticos produzidos e/ou praticados por um grupo de cinco pessoas com baixa escolarização em suas atividades profissionais, cozinheira, zeladora, costureira, marceneiro e construtor, a pesquisa realizada traz à tona a importância dos saberes matemáticos desenvolvidos em cada um desses contextos e sua articulação com os conhecimentos matemáticos aprendidos no âmbito acadêmico, confirmando a idéia de que não há apenas uma forma de matematizar. A abordagem etnomatemática, a partir de seu enfoque holístico e transdisciplinar, procura evidenciar caminhos para concretização de um ensino da Matemática mais eficaz. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-11-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37558 |
url |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37558 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37558/28850 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2011 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2011 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 4 n. 2 (2011); 03-30 1982-5153 reponame:Alexandria (Florianópolis) instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Alexandria (Florianópolis) |
collection |
Alexandria (Florianópolis) |
repository.name.fl_str_mv |
Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808843261107765249 |