A integração de atividades teóricas e experimentais no ensino de física através de ciclos de modelagem: um estudo de caso exploratório no ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Heidemann, Leonardo Albuquerque
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Araujo, Ives Solano, Veit, Eliane Angela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Alexandria (Florianópolis)
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2016v9n1p151
Resumo: Neste artigo apresentam-se resultados de um estudo exploratório em que foi avaliada a influência de atividades experimentais, envolvendo oscilações mecânicas, fluidos e termodinâmica, com enfoque na modelagem científica: i) na atitude de estudantes de graduação em Física em relação às aulas de laboratório; ii) na percepção deles sobre uma boa aula de laboratório; e iii) na capacidade deles para relacionar os modelos teóricos da Física, o processo de modelagem científica e a experimentação. Os resultados evidenciam que o enfoque no processo de modelagem científica gerou atitudes positivas dos estudantes em relação às aulas experimentais, especialmente em decorrência da liberdade que possuíam durante as atividades. No entanto, possivelmente devido à forma implícita como aspectos epistemológicos foram tratados, não foi observada evolução satisfatória na capacidade dos estudantes de relacionar suas investigações com o processo de modelagem científica, e foi bastante tímido o avanço em suas concepções sobre a natureza da Ciência.
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