Pesquisa-ação: a ampliação do debate envolvendo os direitos sociais da comunidade a partir das reflexões sobre ética e bem- estar animal
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Alexandria (Florianópolis) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37744 |
Resumo: | Realizou-se um trabalho com enfoque em ética e bem-estar animal entre professores e alunos das séries iniciais do ensino fundamental de uma escola do Município de Lages, SC. A atuação iniciou como um projeto de extensão universitária em educação em saúde que se transformou em pesquisa-ação. Os debates em torno do tema levaram à percepção da existência de outras dificuldades que estavam presentes no dia a dia da comunidade. Estas preocupações culminaram com a necessidade de conhecimento com maior profundidade das principais questões que afligem a população e a busca de soluções. As professoras e estudantes tomaram a iniciativa de empreender uma investigação sobre os principais problemas encontrados nos bairros da cidade. As reflexões em direito animal forneceram fundamentos para a conscientização de que os próprios indivíduos são sujeitos de direito e reivindicações, incorporando outras dimensões e levando à percepção das condições de vida e integração ao contexto social. |
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Pesquisa-ação: a ampliação do debate envolvendo os direitos sociais da comunidade a partir das reflexões sobre ética e bem- estar animalRealizou-se um trabalho com enfoque em ética e bem-estar animal entre professores e alunos das séries iniciais do ensino fundamental de uma escola do Município de Lages, SC. A atuação iniciou como um projeto de extensão universitária em educação em saúde que se transformou em pesquisa-ação. Os debates em torno do tema levaram à percepção da existência de outras dificuldades que estavam presentes no dia a dia da comunidade. Estas preocupações culminaram com a necessidade de conhecimento com maior profundidade das principais questões que afligem a população e a busca de soluções. As professoras e estudantes tomaram a iniciativa de empreender uma investigação sobre os principais problemas encontrados nos bairros da cidade. As reflexões em direito animal forneceram fundamentos para a conscientização de que os próprios indivíduos são sujeitos de direito e reivindicações, incorporando outras dimensões e levando à percepção das condições de vida e integração ao contexto social. Universidade Federal de Santa Catarina2012-11-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37744Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 5 n. 3 (2012); 219-2411982-5153reponame:Alexandria (Florianópolis)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37744/29180Copyright (c) 2012 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessPfuetzenreiter, Márcia ReginaSilva Junior, Diogo Vaz daSavaris, ThaizaBesen, Kayane Pereira2019-04-11T14:46:06Zoai:periodicos.ufsc.br:article/37744Revistahttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/oai1982-51531982-5153opendoar:2019-04-11T14:46:06Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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