Enfim Professor. E Agora ?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Alexandria (Florianópolis) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37913 |
Resumo: | Este trabalho busca relatar alguns dos principais conflitos enfrentados por dez professores recém formados pela Universidade de São Paulo nas áreas de Física e Matemática, durante o primeiro ano de exercício. Podemos entender como conflito as situações que os professores iniciantes não esperam encontrar e que contradizem as suas crenças e expectativas. A metodologia adotada refere-se a uma abordagem qualitativa de pesquisa, com aplicação dequestionários e entrevistas semi-estruturadas. Os resultados demonstram que as relações interpessoais e o fato de ver-se como professor são alguns dos conflitos enfrentados no início da carreira, e revelam ainda que o iniciante, ao se deparar com um conflito, acredita que a maneira mais promissora para resolvê-lo é não tomar decisões precipitadas. Pensar e refletir sobre pode ser uma ótima estratégia. Em meio aos conflitos enfrentados, a maioria dos professores acredita na educação e não pensa, ou nunca pensou, em desistir da profissão |
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