Scientific illustration in science teaching: an overview from brazilian journals
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Alexandria (Florianópolis) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/65187 |
Resumo: | O objeto geral desse estudo é apresentar um panorama de pesquisas acadêmicas que abordam a relação entre imagens e o ensino de ciências, focalizando, em seguida, as pesquisas referentes às ilustrações científicas. Essas últimas se configuram em um tipo particular de representação visual da natureza e são caracterizadas, em nosso trabalho, a partir de um conjunto de elementos específicos. Trata-se de uma revisão da literatura, portanto, de uma pesquisa de natureza bibliográfica. Assim, realizamos uma investigação acerca das imagens fixas, a partir de um levantamento de trabalhos publicados, entre 2007 e 2017, em periódicos brasileiros da área de Ensino e, de acordo com os objetivos expressos nesses estudos, construímos quatro categorias de análise: 1) o papel/importância das imagens no ensino de ciências; 2) análise de imagens em livros didáticos; 3) revisão de literatura; e 4) estudos com ilustrações científicas. Quanto à finalidade, constatamos que as imagens são utilizadas, principalmente, como recursos motivacionais. Já os trabalhos que discutem o uso de imagens em livros didáticos estão focados na forma, na quantidade, na diversidade e na sequência das representações nesses materiais, bem como na relação entre imagem e texto. Os artigos de revisão de literatura apresentam uma discussão mais geral sobre a importância da utilização de diferentes tipos de imagens no ensino de ciências. Quanto às ilustrações científicas – notadamente as históricas –, os estudos procuram desenvolver uma análise do contexto de produção das representações visuais e expor uma descrição de elementos retratados nas imagens. |
id |
UFSC-23_4eaa6eebac476b8a1e1267f17ab8fba5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufsc.br:article/65187 |
network_acronym_str |
UFSC-23 |
network_name_str |
Alexandria (Florianópolis) |
repository_id_str |
|
spelling |
Scientific illustration in science teaching: an overview from brazilian journalsIlustrações científicas no ensino de ciências: um panorama a partir de periódicos brasileirosO objeto geral desse estudo é apresentar um panorama de pesquisas acadêmicas que abordam a relação entre imagens e o ensino de ciências, focalizando, em seguida, as pesquisas referentes às ilustrações científicas. Essas últimas se configuram em um tipo particular de representação visual da natureza e são caracterizadas, em nosso trabalho, a partir de um conjunto de elementos específicos. Trata-se de uma revisão da literatura, portanto, de uma pesquisa de natureza bibliográfica. Assim, realizamos uma investigação acerca das imagens fixas, a partir de um levantamento de trabalhos publicados, entre 2007 e 2017, em periódicos brasileiros da área de Ensino e, de acordo com os objetivos expressos nesses estudos, construímos quatro categorias de análise: 1) o papel/importância das imagens no ensino de ciências; 2) análise de imagens em livros didáticos; 3) revisão de literatura; e 4) estudos com ilustrações científicas. Quanto à finalidade, constatamos que as imagens são utilizadas, principalmente, como recursos motivacionais. Já os trabalhos que discutem o uso de imagens em livros didáticos estão focados na forma, na quantidade, na diversidade e na sequência das representações nesses materiais, bem como na relação entre imagem e texto. Os artigos de revisão de literatura apresentam uma discussão mais geral sobre a importância da utilização de diferentes tipos de imagens no ensino de ciências. Quanto às ilustrações científicas – notadamente as históricas –, os estudos procuram desenvolver uma análise do contexto de produção das representações visuais e expor uma descrição de elementos retratados nas imagens.Universidade Federal de Santa Catarina2020-11-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/6518710.5007/1982-5153.2020v13n2p99Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 13 n. 2 (2020); 99-1211982-5153reponame:Alexandria (Florianópolis)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/65187/44734Copyright (c) 2020 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologiahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVitor, Fernanda CavalcantiMartins, André Ferrer Pinto2020-11-25T21:27:18Zoai:periodicos.ufsc.br:article/65187Revistahttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/oai1982-51531982-5153opendoar:2020-11-25T21:27:18Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Scientific illustration in science teaching: an overview from brazilian journals Ilustrações científicas no ensino de ciências: um panorama a partir de periódicos brasileiros |
title |
Scientific illustration in science teaching: an overview from brazilian journals |
spellingShingle |
Scientific illustration in science teaching: an overview from brazilian journals Vitor, Fernanda Cavalcanti |
title_short |
Scientific illustration in science teaching: an overview from brazilian journals |
title_full |
Scientific illustration in science teaching: an overview from brazilian journals |
title_fullStr |
Scientific illustration in science teaching: an overview from brazilian journals |
title_full_unstemmed |
Scientific illustration in science teaching: an overview from brazilian journals |
title_sort |
Scientific illustration in science teaching: an overview from brazilian journals |
author |
Vitor, Fernanda Cavalcanti |
author_facet |
Vitor, Fernanda Cavalcanti Martins, André Ferrer Pinto |
author_role |
author |
author2 |
Martins, André Ferrer Pinto |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vitor, Fernanda Cavalcanti Martins, André Ferrer Pinto |
description |
O objeto geral desse estudo é apresentar um panorama de pesquisas acadêmicas que abordam a relação entre imagens e o ensino de ciências, focalizando, em seguida, as pesquisas referentes às ilustrações científicas. Essas últimas se configuram em um tipo particular de representação visual da natureza e são caracterizadas, em nosso trabalho, a partir de um conjunto de elementos específicos. Trata-se de uma revisão da literatura, portanto, de uma pesquisa de natureza bibliográfica. Assim, realizamos uma investigação acerca das imagens fixas, a partir de um levantamento de trabalhos publicados, entre 2007 e 2017, em periódicos brasileiros da área de Ensino e, de acordo com os objetivos expressos nesses estudos, construímos quatro categorias de análise: 1) o papel/importância das imagens no ensino de ciências; 2) análise de imagens em livros didáticos; 3) revisão de literatura; e 4) estudos com ilustrações científicas. Quanto à finalidade, constatamos que as imagens são utilizadas, principalmente, como recursos motivacionais. Já os trabalhos que discutem o uso de imagens em livros didáticos estão focados na forma, na quantidade, na diversidade e na sequência das representações nesses materiais, bem como na relação entre imagem e texto. Os artigos de revisão de literatura apresentam uma discussão mais geral sobre a importância da utilização de diferentes tipos de imagens no ensino de ciências. Quanto às ilustrações científicas – notadamente as históricas –, os estudos procuram desenvolver uma análise do contexto de produção das representações visuais e expor uma descrição de elementos retratados nas imagens. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/65187 10.5007/1982-5153.2020v13n2p99 |
url |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/65187 |
identifier_str_mv |
10.5007/1982-5153.2020v13n2p99 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/65187/44734 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 13 n. 2 (2020); 99-121 1982-5153 reponame:Alexandria (Florianópolis) instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Alexandria (Florianópolis) |
collection |
Alexandria (Florianópolis) |
repository.name.fl_str_mv |
Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808843265469841408 |