Uma Proposta Pedagógica para Produção e Utilização de Materiais Audiovisuais no Ensino de Ciências: análise de um vídeo sobre entomologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Alexandria (Florianópolis) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37914 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo apresentar uma proposta pedagógica de produção e utilização do vídeo no contexto do Ensino de Ciências. Apresenta-se primeiramente uma breve revisão histórica sobre as condições de introdução desta tecnologia nas salas de aula de ciências. Em seguida, define-se e questiona -se o modelo tradicional de audiovisual educativo, discutindosua trajetória e seus usos na educação em geral e no Ensino de Ciências em particular, e considerando especialmente as questões estéticas pertinentes à produção deste tipo de recurso e as relações com seus objetivos de uso. Para a construção da proposta pedagógica, parte-se da descrição e análise, com base no conceito de intertextualidade, do vídeo Insecta (GRUZMAN& LEANDRO, 2005). Ao final, discutem-se algumas implicações da utilização da intertextualidade como princípio norteador da produção e do uso de audiovisuais no Ensino de Ciências. |
id |
UFSC-23_72b9af359813d5591a95b3ccaee3f855 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufsc.br:article/37914 |
network_acronym_str |
UFSC-23 |
network_name_str |
Alexandria (Florianópolis) |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma Proposta Pedagógica para Produção e Utilização de Materiais Audiovisuais no Ensino de Ciências: análise de um vídeo sobre entomologiaEste artigo tem como objetivo apresentar uma proposta pedagógica de produção e utilização do vídeo no contexto do Ensino de Ciências. Apresenta-se primeiramente uma breve revisão histórica sobre as condições de introdução desta tecnologia nas salas de aula de ciências. Em seguida, define-se e questiona -se o modelo tradicional de audiovisual educativo, discutindosua trajetória e seus usos na educação em geral e no Ensino de Ciências em particular, e considerando especialmente as questões estéticas pertinentes à produção deste tipo de recurso e as relações com seus objetivos de uso. Para a construção da proposta pedagógica, parte-se da descrição e análise, com base no conceito de intertextualidade, do vídeo Insecta (GRUZMAN& LEANDRO, 2005). Ao final, discutem-se algumas implicações da utilização da intertextualidade como princípio norteador da produção e do uso de audiovisuais no Ensino de Ciências.Universidade Federal de Santa Catarina2009-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37914Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 2 n. 1 (2009); 45-661982-5153reponame:Alexandria (Florianópolis)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37914/28951Copyright (c) 2009 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessRezende, Luiz AugustoStruchiner, Miriam2019-04-03T09:57:21Zoai:periodicos.ufsc.br:article/37914Revistahttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/oai1982-51531982-5153opendoar:2019-04-03T09:57:21Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma Proposta Pedagógica para Produção e Utilização de Materiais Audiovisuais no Ensino de Ciências: análise de um vídeo sobre entomologia |
title |
Uma Proposta Pedagógica para Produção e Utilização de Materiais Audiovisuais no Ensino de Ciências: análise de um vídeo sobre entomologia |
spellingShingle |
Uma Proposta Pedagógica para Produção e Utilização de Materiais Audiovisuais no Ensino de Ciências: análise de um vídeo sobre entomologia Rezende, Luiz Augusto |
title_short |
Uma Proposta Pedagógica para Produção e Utilização de Materiais Audiovisuais no Ensino de Ciências: análise de um vídeo sobre entomologia |
title_full |
Uma Proposta Pedagógica para Produção e Utilização de Materiais Audiovisuais no Ensino de Ciências: análise de um vídeo sobre entomologia |
title_fullStr |
Uma Proposta Pedagógica para Produção e Utilização de Materiais Audiovisuais no Ensino de Ciências: análise de um vídeo sobre entomologia |
title_full_unstemmed |
Uma Proposta Pedagógica para Produção e Utilização de Materiais Audiovisuais no Ensino de Ciências: análise de um vídeo sobre entomologia |
title_sort |
Uma Proposta Pedagógica para Produção e Utilização de Materiais Audiovisuais no Ensino de Ciências: análise de um vídeo sobre entomologia |
author |
Rezende, Luiz Augusto |
author_facet |
Rezende, Luiz Augusto Struchiner, Miriam |
author_role |
author |
author2 |
Struchiner, Miriam |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rezende, Luiz Augusto Struchiner, Miriam |
description |
Este artigo tem como objetivo apresentar uma proposta pedagógica de produção e utilização do vídeo no contexto do Ensino de Ciências. Apresenta-se primeiramente uma breve revisão histórica sobre as condições de introdução desta tecnologia nas salas de aula de ciências. Em seguida, define-se e questiona -se o modelo tradicional de audiovisual educativo, discutindosua trajetória e seus usos na educação em geral e no Ensino de Ciências em particular, e considerando especialmente as questões estéticas pertinentes à produção deste tipo de recurso e as relações com seus objetivos de uso. Para a construção da proposta pedagógica, parte-se da descrição e análise, com base no conceito de intertextualidade, do vídeo Insecta (GRUZMAN& LEANDRO, 2005). Ao final, discutem-se algumas implicações da utilização da intertextualidade como princípio norteador da produção e do uso de audiovisuais no Ensino de Ciências. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37914 |
url |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37914 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37914/28951 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2009 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2009 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 2 n. 1 (2009); 45-66 1982-5153 reponame:Alexandria (Florianópolis) instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Alexandria (Florianópolis) |
collection |
Alexandria (Florianópolis) |
repository.name.fl_str_mv |
Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808843262194089984 |