Redes de informação e inteligência coletiva: bases epistemológicas para pensar a educação matemática e científica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, France Fraiha
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Vieira, Eduardo Paiva de Pontes, Gonçalves, Terezinha Valim Oliver
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Alexandria (Florianópolis)
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37720
Resumo: Neste artigo, temos como objetivo compreender as emergências da chamada sociedade da informação, marcada pelas relações sociais e interpessoais digitalmente mediadas. Por se tratar de um ensaio teórico, buscamos deflagrar reflexões sobre a Educação Matemática e Científica do ponto de vista das novas maneiras de pensar e fazer no contexto da sociedade atual. As proposições desenvolvidas neste trabalho revelam que pensar em Educação Matemática e Científica frente à sociedade da informação é, sobretudo, não ignorar as potencialidades educativas, por vezes pouco aparentes por entre as redes digitais. Buscar aproximação entre nossas práticas educativas e as linguagens multimídicas e multidirecionais situados por nossos alunos e pelo contexto social, na perspectiva de coletivos inteligentes, poderá ser um caminho motivacional para o desenvolvimento da aprendizagem 
id UFSC-23_784847b9a373184eb0207564f2b39a92
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/37720
network_acronym_str UFSC-23
network_name_str Alexandria (Florianópolis)
repository_id_str
spelling Redes de informação e inteligência coletiva: bases epistemológicas para pensar a educação matemática e científicaNeste artigo, temos como objetivo compreender as emergências da chamada sociedade da informação, marcada pelas relações sociais e interpessoais digitalmente mediadas. Por se tratar de um ensaio teórico, buscamos deflagrar reflexões sobre a Educação Matemática e Científica do ponto de vista das novas maneiras de pensar e fazer no contexto da sociedade atual. As proposições desenvolvidas neste trabalho revelam que pensar em Educação Matemática e Científica frente à sociedade da informação é, sobretudo, não ignorar as potencialidades educativas, por vezes pouco aparentes por entre as redes digitais. Buscar aproximação entre nossas práticas educativas e as linguagens multimídicas e multidirecionais situados por nossos alunos e pelo contexto social, na perspectiva de coletivos inteligentes, poderá ser um caminho motivacional para o desenvolvimento da aprendizagem Universidade Federal de Santa Catarina2012-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37720Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 5 n. 2 (2012): Edição Especial; 209-2271982-5153reponame:Alexandria (Florianópolis)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37720/28894Copyright (c) 2012 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessMartins, France FraihaVieira, Eduardo Paiva de PontesGonçalves, Terezinha Valim Oliver2019-04-11T14:30:25Zoai:periodicos.ufsc.br:article/37720Revistahttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/oai1982-51531982-5153opendoar:2019-04-11T14:30:25Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Redes de informação e inteligência coletiva: bases epistemológicas para pensar a educação matemática e científica
title Redes de informação e inteligência coletiva: bases epistemológicas para pensar a educação matemática e científica
spellingShingle Redes de informação e inteligência coletiva: bases epistemológicas para pensar a educação matemática e científica
Martins, France Fraiha
title_short Redes de informação e inteligência coletiva: bases epistemológicas para pensar a educação matemática e científica
title_full Redes de informação e inteligência coletiva: bases epistemológicas para pensar a educação matemática e científica
title_fullStr Redes de informação e inteligência coletiva: bases epistemológicas para pensar a educação matemática e científica
title_full_unstemmed Redes de informação e inteligência coletiva: bases epistemológicas para pensar a educação matemática e científica
title_sort Redes de informação e inteligência coletiva: bases epistemológicas para pensar a educação matemática e científica
author Martins, France Fraiha
author_facet Martins, France Fraiha
Vieira, Eduardo Paiva de Pontes
Gonçalves, Terezinha Valim Oliver
author_role author
author2 Vieira, Eduardo Paiva de Pontes
Gonçalves, Terezinha Valim Oliver
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, France Fraiha
Vieira, Eduardo Paiva de Pontes
Gonçalves, Terezinha Valim Oliver
description Neste artigo, temos como objetivo compreender as emergências da chamada sociedade da informação, marcada pelas relações sociais e interpessoais digitalmente mediadas. Por se tratar de um ensaio teórico, buscamos deflagrar reflexões sobre a Educação Matemática e Científica do ponto de vista das novas maneiras de pensar e fazer no contexto da sociedade atual. As proposições desenvolvidas neste trabalho revelam que pensar em Educação Matemática e Científica frente à sociedade da informação é, sobretudo, não ignorar as potencialidades educativas, por vezes pouco aparentes por entre as redes digitais. Buscar aproximação entre nossas práticas educativas e as linguagens multimídicas e multidirecionais situados por nossos alunos e pelo contexto social, na perspectiva de coletivos inteligentes, poderá ser um caminho motivacional para o desenvolvimento da aprendizagem 
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37720
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37720
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37720/28894
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2012 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2012 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 5 n. 2 (2012): Edição Especial; 209-227
1982-5153
reponame:Alexandria (Florianópolis)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Alexandria (Florianópolis)
collection Alexandria (Florianópolis)
repository.name.fl_str_mv Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808843262162632704