A cobertura de ciência para crianças: um estudo de caso em dois jornais brasileiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freire, Ana Catarina Chagas de Mello
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Massarani, Luisa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Alexandria (Florianópolis)
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37738
Resumo: O objetivo deste trabalho é investigar como se dá a cobertura de ciência em suplementos infantis de jornais impressos no Brasil. Selecionamos os jornais O Globo e Folha de S. Paulo, os dois principais jornais de elite do país, com seus suplementos Globinho e Folhinha, respectivamente. Nossa análise incluiu os textos com temática científica publicados ao longo de um ano (2008), num total de 314. Após a análise dos textos e imagens que formam o corpus da pesquisa, realizamos entrevistas com editores e repórteres dos dois suplementos para esclarecer os processos de produção do material estudado. Os resultados apontam que os dois suplementos, embora não sejam especializados em ciência, constituem importantes veículos de divulgação científica para o público infantil, destacando-se, sobretudo, as ciências biológicas e humanas. Ambos assumem como missão apresentar os temas científicos de forma desafiadora e que desperte a curiosidade das crianças, sem tratar os conteúdos de maneira excessivamente simplória. Porém, raramente apresentam aos leitores os riscos e questões controversas da ciência, que poderiam suscitar um debate mais profundo acerca das pesquisas científicas.    
id UFSC-23_8e9424006ea229bb5575ee02a4e87f44
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/37738
network_acronym_str UFSC-23
network_name_str Alexandria (Florianópolis)
repository_id_str
spelling A cobertura de ciência para crianças: um estudo de caso em dois jornais brasileirosO objetivo deste trabalho é investigar como se dá a cobertura de ciência em suplementos infantis de jornais impressos no Brasil. Selecionamos os jornais O Globo e Folha de S. Paulo, os dois principais jornais de elite do país, com seus suplementos Globinho e Folhinha, respectivamente. Nossa análise incluiu os textos com temática científica publicados ao longo de um ano (2008), num total de 314. Após a análise dos textos e imagens que formam o corpus da pesquisa, realizamos entrevistas com editores e repórteres dos dois suplementos para esclarecer os processos de produção do material estudado. Os resultados apontam que os dois suplementos, embora não sejam especializados em ciência, constituem importantes veículos de divulgação científica para o público infantil, destacando-se, sobretudo, as ciências biológicas e humanas. Ambos assumem como missão apresentar os temas científicos de forma desafiadora e que desperte a curiosidade das crianças, sem tratar os conteúdos de maneira excessivamente simplória. Porém, raramente apresentam aos leitores os riscos e questões controversas da ciência, que poderiam suscitar um debate mais profundo acerca das pesquisas científicas.    Universidade Federal de Santa Catarina2012-11-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37738Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 5 n. 3 (2012); 101-1261982-5153reponame:Alexandria (Florianópolis)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37738/29161Copyright (c) 2012 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessFreire, Ana Catarina Chagas de MelloMassarani, Luisa2019-04-11T14:43:45Zoai:periodicos.ufsc.br:article/37738Revistahttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/oai1982-51531982-5153opendoar:2019-04-11T14:43:45Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A cobertura de ciência para crianças: um estudo de caso em dois jornais brasileiros
title A cobertura de ciência para crianças: um estudo de caso em dois jornais brasileiros
spellingShingle A cobertura de ciência para crianças: um estudo de caso em dois jornais brasileiros
Freire, Ana Catarina Chagas de Mello
title_short A cobertura de ciência para crianças: um estudo de caso em dois jornais brasileiros
title_full A cobertura de ciência para crianças: um estudo de caso em dois jornais brasileiros
title_fullStr A cobertura de ciência para crianças: um estudo de caso em dois jornais brasileiros
title_full_unstemmed A cobertura de ciência para crianças: um estudo de caso em dois jornais brasileiros
title_sort A cobertura de ciência para crianças: um estudo de caso em dois jornais brasileiros
author Freire, Ana Catarina Chagas de Mello
author_facet Freire, Ana Catarina Chagas de Mello
Massarani, Luisa
author_role author
author2 Massarani, Luisa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freire, Ana Catarina Chagas de Mello
Massarani, Luisa
description O objetivo deste trabalho é investigar como se dá a cobertura de ciência em suplementos infantis de jornais impressos no Brasil. Selecionamos os jornais O Globo e Folha de S. Paulo, os dois principais jornais de elite do país, com seus suplementos Globinho e Folhinha, respectivamente. Nossa análise incluiu os textos com temática científica publicados ao longo de um ano (2008), num total de 314. Após a análise dos textos e imagens que formam o corpus da pesquisa, realizamos entrevistas com editores e repórteres dos dois suplementos para esclarecer os processos de produção do material estudado. Os resultados apontam que os dois suplementos, embora não sejam especializados em ciência, constituem importantes veículos de divulgação científica para o público infantil, destacando-se, sobretudo, as ciências biológicas e humanas. Ambos assumem como missão apresentar os temas científicos de forma desafiadora e que desperte a curiosidade das crianças, sem tratar os conteúdos de maneira excessivamente simplória. Porém, raramente apresentam aos leitores os riscos e questões controversas da ciência, que poderiam suscitar um debate mais profundo acerca das pesquisas científicas.    
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-11-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37738
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37738
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37738/29161
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2012 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2012 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 5 n. 3 (2012); 101-126
1982-5153
reponame:Alexandria (Florianópolis)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Alexandria (Florianópolis)
collection Alexandria (Florianópolis)
repository.name.fl_str_mv Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798313452518768640