Conceitos e valores na tomada de decisão de estudantes sobre o uso de substâncias psicoativas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Alexandria (Florianópolis) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37703 |
Resumo: | O trabalho ora apresentado é fruto da dissertação de mestrado, que teve como objetivo avaliar como o Ensino de Química poderia contribuir para a incorporação de conceitos científicos nas explicações de estudantes do ensino médio ao terem que decidir sobre o uso de substâncias psicoativas. Verificamos que os estudantes incorporaram termos científicos ao seu vocabulário, que aprenderam conceitos científicos e que houve alterações nos seus valores acerca dos medicamentos, do uso de drogas e da dependência química. Os resultados evidenciaram que o ensino de química, ao assegurar condições para o desenvolvimento de conceitos científicos através atividades intencionais e planejadas, é capaz de contribuir para o desenvolvimento das funções psíquicas específicas dos seres humanos. Tal fato possibilitou aos estudantes o discernimento e a tomada de decisões cientificamente justificada acerca do uso de substâncias psicoativas. |
id |
UFSC-23_9181606bf3ea40598ddc9cbbbe80ec86 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufsc.br:article/37703 |
network_acronym_str |
UFSC-23 |
network_name_str |
Alexandria (Florianópolis) |
repository_id_str |
|
spelling |
Conceitos e valores na tomada de decisão de estudantes sobre o uso de substâncias psicoativasO trabalho ora apresentado é fruto da dissertação de mestrado, que teve como objetivo avaliar como o Ensino de Química poderia contribuir para a incorporação de conceitos científicos nas explicações de estudantes do ensino médio ao terem que decidir sobre o uso de substâncias psicoativas. Verificamos que os estudantes incorporaram termos científicos ao seu vocabulário, que aprenderam conceitos científicos e que houve alterações nos seus valores acerca dos medicamentos, do uso de drogas e da dependência química. Os resultados evidenciaram que o ensino de química, ao assegurar condições para o desenvolvimento de conceitos científicos através atividades intencionais e planejadas, é capaz de contribuir para o desenvolvimento das funções psíquicas específicas dos seres humanos. Tal fato possibilitou aos estudantes o discernimento e a tomada de decisões cientificamente justificada acerca do uso de substâncias psicoativas.Universidade Federal de Santa Catarina2012-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37703Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 5 n. 1 (2012); 177-2031982-5153reponame:Alexandria (Florianópolis)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37703/28879Copyright (c) 2012 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessGonzalez, Isadora MeloSilva, José Luis de Paula Barros2019-04-09T17:24:48Zoai:periodicos.ufsc.br:article/37703Revistahttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/oai1982-51531982-5153opendoar:2019-04-09T17:24:48Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conceitos e valores na tomada de decisão de estudantes sobre o uso de substâncias psicoativas |
title |
Conceitos e valores na tomada de decisão de estudantes sobre o uso de substâncias psicoativas |
spellingShingle |
Conceitos e valores na tomada de decisão de estudantes sobre o uso de substâncias psicoativas Gonzalez, Isadora Melo |
title_short |
Conceitos e valores na tomada de decisão de estudantes sobre o uso de substâncias psicoativas |
title_full |
Conceitos e valores na tomada de decisão de estudantes sobre o uso de substâncias psicoativas |
title_fullStr |
Conceitos e valores na tomada de decisão de estudantes sobre o uso de substâncias psicoativas |
title_full_unstemmed |
Conceitos e valores na tomada de decisão de estudantes sobre o uso de substâncias psicoativas |
title_sort |
Conceitos e valores na tomada de decisão de estudantes sobre o uso de substâncias psicoativas |
author |
Gonzalez, Isadora Melo |
author_facet |
Gonzalez, Isadora Melo Silva, José Luis de Paula Barros |
author_role |
author |
author2 |
Silva, José Luis de Paula Barros |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonzalez, Isadora Melo Silva, José Luis de Paula Barros |
description |
O trabalho ora apresentado é fruto da dissertação de mestrado, que teve como objetivo avaliar como o Ensino de Química poderia contribuir para a incorporação de conceitos científicos nas explicações de estudantes do ensino médio ao terem que decidir sobre o uso de substâncias psicoativas. Verificamos que os estudantes incorporaram termos científicos ao seu vocabulário, que aprenderam conceitos científicos e que houve alterações nos seus valores acerca dos medicamentos, do uso de drogas e da dependência química. Os resultados evidenciaram que o ensino de química, ao assegurar condições para o desenvolvimento de conceitos científicos através atividades intencionais e planejadas, é capaz de contribuir para o desenvolvimento das funções psíquicas específicas dos seres humanos. Tal fato possibilitou aos estudantes o discernimento e a tomada de decisões cientificamente justificada acerca do uso de substâncias psicoativas. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-05-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37703 |
url |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37703 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37703/28879 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2012 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2012 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 5 n. 1 (2012); 177-203 1982-5153 reponame:Alexandria (Florianópolis) instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Alexandria (Florianópolis) |
collection |
Alexandria (Florianópolis) |
repository.name.fl_str_mv |
Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808843261137125376 |