A Leitura Por Alunos do Ensino Médio de Um Texto Considerado de Alto Grau de Dificuldade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, André Coelho
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: de Almeida, Maria José P. M.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Alexandria (Florianópolis)
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38177
Resumo: Considerando resultados de estudos realizados sobre a leitura de divulgação científica (DC) no ensino básico de física/ciências e tomando como apoio teórico-metodológico noções da Análise de Discurso em sua vertente iniciada por Pêcheux, procuramos responder duas questões: como se dá o funcionamento de um texto de DC que consideramos com alto grau de dificuldade se ele for trabalhado sem modificações? E: o possível interesse dos estudantes pela leitura de textos de DC se deve mais ao tema discutido no texto ou ao tipo de linguagem com que foi produzido? As análises de informações coletadas junto a estudantes do Ensino Médio após o desenvolvimento de uma atividade de leitura de DC sugerem, entre outras coisas, que encontrar muitas dificuldades na interpretação de um texto pode desencorajá-los pelo estudo de um tema que lhes interessava e que mesmo textos de DC podem ser pouco acessíveis a alunos desse nível de ensino.
id UFSC-23_a5694c28dc27ecf7a29e4588b799f7cc
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/38177
network_acronym_str UFSC-23
network_name_str Alexandria (Florianópolis)
repository_id_str
spelling A Leitura Por Alunos do Ensino Médio de Um Texto Considerado de Alto Grau de DificuldadeConsiderando resultados de estudos realizados sobre a leitura de divulgação científica (DC) no ensino básico de física/ciências e tomando como apoio teórico-metodológico noções da Análise de Discurso em sua vertente iniciada por Pêcheux, procuramos responder duas questões: como se dá o funcionamento de um texto de DC que consideramos com alto grau de dificuldade se ele for trabalhado sem modificações? E: o possível interesse dos estudantes pela leitura de textos de DC se deve mais ao tema discutido no texto ou ao tipo de linguagem com que foi produzido? As análises de informações coletadas junto a estudantes do Ensino Médio após o desenvolvimento de uma atividade de leitura de DC sugerem, entre outras coisas, que encontrar muitas dificuldades na interpretação de um texto pode desencorajá-los pelo estudo de um tema que lhes interessava e que mesmo textos de DC podem ser pouco acessíveis a alunos desse nível de ensino.Universidade Federal de Santa Catarina2014-05-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38177Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 7 n. 1 (2014); 49-731982-5153reponame:Alexandria (Florianópolis)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38177/29107Copyright (c) 2014 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, André Coelhode Almeida, Maria José P. M.2019-04-11T15:30:42Zoai:periodicos.ufsc.br:article/38177Revistahttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/oai1982-51531982-5153opendoar:2019-04-11T15:30:42Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A Leitura Por Alunos do Ensino Médio de Um Texto Considerado de Alto Grau de Dificuldade
title A Leitura Por Alunos do Ensino Médio de Um Texto Considerado de Alto Grau de Dificuldade
spellingShingle A Leitura Por Alunos do Ensino Médio de Um Texto Considerado de Alto Grau de Dificuldade
da Silva, André Coelho
title_short A Leitura Por Alunos do Ensino Médio de Um Texto Considerado de Alto Grau de Dificuldade
title_full A Leitura Por Alunos do Ensino Médio de Um Texto Considerado de Alto Grau de Dificuldade
title_fullStr A Leitura Por Alunos do Ensino Médio de Um Texto Considerado de Alto Grau de Dificuldade
title_full_unstemmed A Leitura Por Alunos do Ensino Médio de Um Texto Considerado de Alto Grau de Dificuldade
title_sort A Leitura Por Alunos do Ensino Médio de Um Texto Considerado de Alto Grau de Dificuldade
author da Silva, André Coelho
author_facet da Silva, André Coelho
de Almeida, Maria José P. M.
author_role author
author2 de Almeida, Maria José P. M.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, André Coelho
de Almeida, Maria José P. M.
description Considerando resultados de estudos realizados sobre a leitura de divulgação científica (DC) no ensino básico de física/ciências e tomando como apoio teórico-metodológico noções da Análise de Discurso em sua vertente iniciada por Pêcheux, procuramos responder duas questões: como se dá o funcionamento de um texto de DC que consideramos com alto grau de dificuldade se ele for trabalhado sem modificações? E: o possível interesse dos estudantes pela leitura de textos de DC se deve mais ao tema discutido no texto ou ao tipo de linguagem com que foi produzido? As análises de informações coletadas junto a estudantes do Ensino Médio após o desenvolvimento de uma atividade de leitura de DC sugerem, entre outras coisas, que encontrar muitas dificuldades na interpretação de um texto pode desencorajá-los pelo estudo de um tema que lhes interessava e que mesmo textos de DC podem ser pouco acessíveis a alunos desse nível de ensino.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38177
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38177
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38177/29107
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 7 n. 1 (2014); 49-73
1982-5153
reponame:Alexandria (Florianópolis)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Alexandria (Florianópolis)
collection Alexandria (Florianópolis)
repository.name.fl_str_mv Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798313452954976256