A Conceituação Científica nas Relações Entre a Abordagem Temática Freireana e o Ensino de Ciências por Investigação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Alexandria (Florianópolis) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38178 |
Resumo: | O presente estudo investiga possíveis contribuições da conceituação científica no contexto de uma proposta didático-pedagógica de Ciências/Física baseada nas relações entre a Abordagem Temática Freireana e o Ensino de Ciências por Investigação. Organizou-se a proposta com base no tema “Rio Cachoeira: que água é essa?”, na disciplina de Ciências, com alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Itabuna-BA, em que as atividades foram desenvolvidas com base nos Momentos Pedagógicos. Os registros foram obtidos por meio de diário, gravações em áudio e produções dos alunos e analisados pela Análise Textual Discursiva, a partir da categoria a priori da conceituação científica. Dentre os resultados, constatou-se que: as interlocuções entre a perspectiva freireana e o ENCI potencializaram a aprendizagem dos alunos, uma vez que os mesmos se apropriaram de algumas palavras representativas de conceitos físicos com base em um problema local, assim como as atividades do ENCI contribuíram para a sistematização do conhecimento científico no contexto dos Momentos Pedagógicos. |
id |
UFSC-23_ba6a12b3b9d46fcd27c0feb06cbbb107 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufsc.br:article/38178 |
network_acronym_str |
UFSC-23 |
network_name_str |
Alexandria (Florianópolis) |
repository_id_str |
|
spelling |
A Conceituação Científica nas Relações Entre a Abordagem Temática Freireana e o Ensino de Ciências por InvestigaçãoO presente estudo investiga possíveis contribuições da conceituação científica no contexto de uma proposta didático-pedagógica de Ciências/Física baseada nas relações entre a Abordagem Temática Freireana e o Ensino de Ciências por Investigação. Organizou-se a proposta com base no tema “Rio Cachoeira: que água é essa?”, na disciplina de Ciências, com alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Itabuna-BA, em que as atividades foram desenvolvidas com base nos Momentos Pedagógicos. Os registros foram obtidos por meio de diário, gravações em áudio e produções dos alunos e analisados pela Análise Textual Discursiva, a partir da categoria a priori da conceituação científica. Dentre os resultados, constatou-se que: as interlocuções entre a perspectiva freireana e o ENCI potencializaram a aprendizagem dos alunos, uma vez que os mesmos se apropriaram de algumas palavras representativas de conceitos físicos com base em um problema local, assim como as atividades do ENCI contribuíram para a sistematização do conhecimento científico no contexto dos Momentos Pedagógicos. Universidade Federal de Santa Catarina2014-05-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38178Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 7 n. 1 (2014); 75-1011982-5153reponame:Alexandria (Florianópolis)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38178/29108Copyright (c) 2014 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessSolino, Ana PaulaGehlen, Simoni Tormöhlen2019-04-11T15:30:50Zoai:periodicos.ufsc.br:article/38178Revistahttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/oai1982-51531982-5153opendoar:2019-04-11T15:30:50Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Conceituação Científica nas Relações Entre a Abordagem Temática Freireana e o Ensino de Ciências por Investigação |
title |
A Conceituação Científica nas Relações Entre a Abordagem Temática Freireana e o Ensino de Ciências por Investigação |
spellingShingle |
A Conceituação Científica nas Relações Entre a Abordagem Temática Freireana e o Ensino de Ciências por Investigação Solino, Ana Paula |
title_short |
A Conceituação Científica nas Relações Entre a Abordagem Temática Freireana e o Ensino de Ciências por Investigação |
title_full |
A Conceituação Científica nas Relações Entre a Abordagem Temática Freireana e o Ensino de Ciências por Investigação |
title_fullStr |
A Conceituação Científica nas Relações Entre a Abordagem Temática Freireana e o Ensino de Ciências por Investigação |
title_full_unstemmed |
A Conceituação Científica nas Relações Entre a Abordagem Temática Freireana e o Ensino de Ciências por Investigação |
title_sort |
A Conceituação Científica nas Relações Entre a Abordagem Temática Freireana e o Ensino de Ciências por Investigação |
author |
Solino, Ana Paula |
author_facet |
Solino, Ana Paula Gehlen, Simoni Tormöhlen |
author_role |
author |
author2 |
Gehlen, Simoni Tormöhlen |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Solino, Ana Paula Gehlen, Simoni Tormöhlen |
description |
O presente estudo investiga possíveis contribuições da conceituação científica no contexto de uma proposta didático-pedagógica de Ciências/Física baseada nas relações entre a Abordagem Temática Freireana e o Ensino de Ciências por Investigação. Organizou-se a proposta com base no tema “Rio Cachoeira: que água é essa?”, na disciplina de Ciências, com alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Itabuna-BA, em que as atividades foram desenvolvidas com base nos Momentos Pedagógicos. Os registros foram obtidos por meio de diário, gravações em áudio e produções dos alunos e analisados pela Análise Textual Discursiva, a partir da categoria a priori da conceituação científica. Dentre os resultados, constatou-se que: as interlocuções entre a perspectiva freireana e o ENCI potencializaram a aprendizagem dos alunos, uma vez que os mesmos se apropriaram de algumas palavras representativas de conceitos físicos com base em um problema local, assim como as atividades do ENCI contribuíram para a sistematização do conhecimento científico no contexto dos Momentos Pedagógicos. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-05-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38178 |
url |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38178 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38178/29108 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 7 n. 1 (2014); 75-101 1982-5153 reponame:Alexandria (Florianópolis) instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Alexandria (Florianópolis) |
collection |
Alexandria (Florianópolis) |
repository.name.fl_str_mv |
Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808843263435603968 |