Ensino de ciências nos anos iniciais e a formação continuada de professores em ambientes virtuais colaborativos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Alexandria (Florianópolis) |
DOI: | 10.5007/1982-5153.2015v8n1p289 |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2015v8n1p289 |
Resumo: | Este trabalho apresenta resultados de pesquisa em ensino de ciências na formação continuada, modalidade a distância, de professores dos anos iniciais. O objetivo foi analisar as contribuições de uma disciplina do curso de Licenciatura em Pedagogia, orientada metodologicamente pelos princípios do educar pela pesquisa, para as práticas desses professores relacionadas ao ensino de ciências. Também se teve como meta avaliar o fórum de discussões da disciplina como espaço virtual colaborativo de aprendizagem. O material empírico constituiu-se das manifestações postadas pelos professores no fórum de discussão da disciplina. A pesquisa caracterizou-se metodologicamente como de natureza qualitativa, e as interpretações foram realizadas a partir dos pressupostos da Análise Textual Discursiva. Concluiu-se que a disciplina motivou reflexões a partir das trocas de experiências dos participantes relatadas no fórum, o que gerou possibilidades de ressignificação da própria prática pedagógica e ampliou os conhecimentos de ciências e seu ensino. |
id |
UFSC-23_cfee535cd0bf365b0e17849b219aee46 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufsc.br:article/38713 |
network_acronym_str |
UFSC-23 |
network_name_str |
Alexandria (Florianópolis) |
spelling |
Ensino de ciências nos anos iniciais e a formação continuada de professores em ambientes virtuais colaborativosEste trabalho apresenta resultados de pesquisa em ensino de ciências na formação continuada, modalidade a distância, de professores dos anos iniciais. O objetivo foi analisar as contribuições de uma disciplina do curso de Licenciatura em Pedagogia, orientada metodologicamente pelos princípios do educar pela pesquisa, para as práticas desses professores relacionadas ao ensino de ciências. Também se teve como meta avaliar o fórum de discussões da disciplina como espaço virtual colaborativo de aprendizagem. O material empírico constituiu-se das manifestações postadas pelos professores no fórum de discussão da disciplina. A pesquisa caracterizou-se metodologicamente como de natureza qualitativa, e as interpretações foram realizadas a partir dos pressupostos da Análise Textual Discursiva. Concluiu-se que a disciplina motivou reflexões a partir das trocas de experiências dos participantes relatadas no fórum, o que gerou possibilidades de ressignificação da própria prática pedagógica e ampliou os conhecimentos de ciências e seu ensino.Universidade Federal de Santa Catarina2015-05-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2015v8n1p28910.5007/1982-5153.2015v8n1p289Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 8 n. 1 (2015); 289-3131982-5153reponame:Alexandria (Florianópolis)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2015v8n1p289/29309Copyright (c) 2015 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessFlores, José Franciscoda Rocha Filho, João BernardesSamuel, Lucius Rafael Sichonany2017-08-24T18:44:52Zoai:periodicos.ufsc.br:article/38713Revistahttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/oai1982-51531982-5153opendoar:2017-08-24T18:44:52Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de ciências nos anos iniciais e a formação continuada de professores em ambientes virtuais colaborativos |
title |
Ensino de ciências nos anos iniciais e a formação continuada de professores em ambientes virtuais colaborativos |
spellingShingle |
Ensino de ciências nos anos iniciais e a formação continuada de professores em ambientes virtuais colaborativos Ensino de ciências nos anos iniciais e a formação continuada de professores em ambientes virtuais colaborativos Flores, José Francisco Flores, José Francisco |
title_short |
Ensino de ciências nos anos iniciais e a formação continuada de professores em ambientes virtuais colaborativos |
title_full |
Ensino de ciências nos anos iniciais e a formação continuada de professores em ambientes virtuais colaborativos |
title_fullStr |
Ensino de ciências nos anos iniciais e a formação continuada de professores em ambientes virtuais colaborativos Ensino de ciências nos anos iniciais e a formação continuada de professores em ambientes virtuais colaborativos |
title_full_unstemmed |
Ensino de ciências nos anos iniciais e a formação continuada de professores em ambientes virtuais colaborativos Ensino de ciências nos anos iniciais e a formação continuada de professores em ambientes virtuais colaborativos |
title_sort |
Ensino de ciências nos anos iniciais e a formação continuada de professores em ambientes virtuais colaborativos |
author |
Flores, José Francisco |
author_facet |
Flores, José Francisco Flores, José Francisco da Rocha Filho, João Bernardes Samuel, Lucius Rafael Sichonany da Rocha Filho, João Bernardes Samuel, Lucius Rafael Sichonany |
author_role |
author |
author2 |
da Rocha Filho, João Bernardes Samuel, Lucius Rafael Sichonany |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Flores, José Francisco da Rocha Filho, João Bernardes Samuel, Lucius Rafael Sichonany |
description |
Este trabalho apresenta resultados de pesquisa em ensino de ciências na formação continuada, modalidade a distância, de professores dos anos iniciais. O objetivo foi analisar as contribuições de uma disciplina do curso de Licenciatura em Pedagogia, orientada metodologicamente pelos princípios do educar pela pesquisa, para as práticas desses professores relacionadas ao ensino de ciências. Também se teve como meta avaliar o fórum de discussões da disciplina como espaço virtual colaborativo de aprendizagem. O material empírico constituiu-se das manifestações postadas pelos professores no fórum de discussão da disciplina. A pesquisa caracterizou-se metodologicamente como de natureza qualitativa, e as interpretações foram realizadas a partir dos pressupostos da Análise Textual Discursiva. Concluiu-se que a disciplina motivou reflexões a partir das trocas de experiências dos participantes relatadas no fórum, o que gerou possibilidades de ressignificação da própria prática pedagógica e ampliou os conhecimentos de ciências e seu ensino. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-05-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2015v8n1p289 10.5007/1982-5153.2015v8n1p289 |
url |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2015v8n1p289 |
identifier_str_mv |
10.5007/1982-5153.2015v8n1p289 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2015v8n1p289/29309 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 8 n. 1 (2015); 289-313 1982-5153 reponame:Alexandria (Florianópolis) instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Alexandria (Florianópolis) |
collection |
Alexandria (Florianópolis) |
repository.name.fl_str_mv |
Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1822182612125351936 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.5007/1982-5153.2015v8n1p289 |