Ensino de ciências nos anos iniciais e a formação continuada de professores em ambientes virtuais colaborativos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Flores, José Francisco
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: da Rocha Filho, João Bernardes, Samuel, Lucius Rafael Sichonany
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Alexandria (Florianópolis)
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2015v8n1p289
Resumo: Este trabalho apresenta resultados de pesquisa em ensino de ciências na formação continuada, modalidade a distância, de professores dos anos iniciais. O objetivo foi analisar as contribuições de uma disciplina do curso de Licenciatura em Pedagogia, orientada metodologicamente pelos princípios do educar pela pesquisa, para as práticas desses professores relacionadas ao ensino de ciências. Também se teve como meta avaliar o fórum de discussões da disciplina como espaço virtual colaborativo de aprendizagem. O material empírico constituiu-se das manifestações postadas pelos professores no fórum de discussão da disciplina. A pesquisa caracterizou-se metodologicamente como de natureza qualitativa, e as interpretações foram realizadas a partir dos pressupostos da Análise Textual Discursiva. Concluiu-se que a disciplina motivou reflexões a partir das trocas de experiências dos participantes relatadas no fórum, o que gerou possibilidades de ressignificação da própria prática pedagógica e ampliou os conhecimentos de ciências e seu ensino.
id UFSC-23_cfee535cd0bf365b0e17849b219aee46
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/38713
network_acronym_str UFSC-23
network_name_str Alexandria (Florianópolis)
repository_id_str
spelling Ensino de ciências nos anos iniciais e a formação continuada de professores em ambientes virtuais colaborativosEste trabalho apresenta resultados de pesquisa em ensino de ciências na formação continuada, modalidade a distância, de professores dos anos iniciais. O objetivo foi analisar as contribuições de uma disciplina do curso de Licenciatura em Pedagogia, orientada metodologicamente pelos princípios do educar pela pesquisa, para as práticas desses professores relacionadas ao ensino de ciências. Também se teve como meta avaliar o fórum de discussões da disciplina como espaço virtual colaborativo de aprendizagem. O material empírico constituiu-se das manifestações postadas pelos professores no fórum de discussão da disciplina. A pesquisa caracterizou-se metodologicamente como de natureza qualitativa, e as interpretações foram realizadas a partir dos pressupostos da Análise Textual Discursiva. Concluiu-se que a disciplina motivou reflexões a partir das trocas de experiências dos participantes relatadas no fórum, o que gerou possibilidades de ressignificação da própria prática pedagógica e ampliou os conhecimentos de ciências e seu ensino.Universidade Federal de Santa Catarina2015-05-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2015v8n1p28910.5007/1982-5153.2015v8n1p289Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 8 n. 1 (2015); 289-3131982-5153reponame:Alexandria (Florianópolis)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2015v8n1p289/29309Copyright (c) 2015 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessFlores, José Franciscoda Rocha Filho, João BernardesSamuel, Lucius Rafael Sichonany2017-08-24T18:44:52Zoai:periodicos.ufsc.br:article/38713Revistahttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/oai1982-51531982-5153opendoar:2017-08-24T18:44:52Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de ciências nos anos iniciais e a formação continuada de professores em ambientes virtuais colaborativos
title Ensino de ciências nos anos iniciais e a formação continuada de professores em ambientes virtuais colaborativos
spellingShingle Ensino de ciências nos anos iniciais e a formação continuada de professores em ambientes virtuais colaborativos
Flores, José Francisco
title_short Ensino de ciências nos anos iniciais e a formação continuada de professores em ambientes virtuais colaborativos
title_full Ensino de ciências nos anos iniciais e a formação continuada de professores em ambientes virtuais colaborativos
title_fullStr Ensino de ciências nos anos iniciais e a formação continuada de professores em ambientes virtuais colaborativos
title_full_unstemmed Ensino de ciências nos anos iniciais e a formação continuada de professores em ambientes virtuais colaborativos
title_sort Ensino de ciências nos anos iniciais e a formação continuada de professores em ambientes virtuais colaborativos
author Flores, José Francisco
author_facet Flores, José Francisco
da Rocha Filho, João Bernardes
Samuel, Lucius Rafael Sichonany
author_role author
author2 da Rocha Filho, João Bernardes
Samuel, Lucius Rafael Sichonany
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Flores, José Francisco
da Rocha Filho, João Bernardes
Samuel, Lucius Rafael Sichonany
description Este trabalho apresenta resultados de pesquisa em ensino de ciências na formação continuada, modalidade a distância, de professores dos anos iniciais. O objetivo foi analisar as contribuições de uma disciplina do curso de Licenciatura em Pedagogia, orientada metodologicamente pelos princípios do educar pela pesquisa, para as práticas desses professores relacionadas ao ensino de ciências. Também se teve como meta avaliar o fórum de discussões da disciplina como espaço virtual colaborativo de aprendizagem. O material empírico constituiu-se das manifestações postadas pelos professores no fórum de discussão da disciplina. A pesquisa caracterizou-se metodologicamente como de natureza qualitativa, e as interpretações foram realizadas a partir dos pressupostos da Análise Textual Discursiva. Concluiu-se que a disciplina motivou reflexões a partir das trocas de experiências dos participantes relatadas no fórum, o que gerou possibilidades de ressignificação da própria prática pedagógica e ampliou os conhecimentos de ciências e seu ensino.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-05-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2015v8n1p289
10.5007/1982-5153.2015v8n1p289
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2015v8n1p289
identifier_str_mv 10.5007/1982-5153.2015v8n1p289
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2015v8n1p289/29309
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 8 n. 1 (2015); 289-313
1982-5153
reponame:Alexandria (Florianópolis)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Alexandria (Florianópolis)
collection Alexandria (Florianópolis)
repository.name.fl_str_mv Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798313453095485440