Contextualização e visões de ciência e tecnologia nos livros didáticos de Física aprovados pelo PNLEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macedo, Cristina Cândida de
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Silva, Luciano Fernandes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Alexandria (Florianópolis)
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38103
Resumo: Este trabalho procurou identificar os processos de contextualização presentes nos livros didáticos de Física do Ensino Médio aprovados pelo PNLEM 2007 a partir do tema Produção de Energia Elétrica em Larga Escala e as considerações sobre Ciência e Tecnologia presentes nessas obras. Essa é uma pesquisa de natureza qualitativa. Para coletar os dados utilizamos um roteiro organizado a partir das questões orientadoras da pesquisa. A análise de dados foi inspirada no que vem sendo chamado na literatura de Análise de Conteúdo. O tema Produção de Energia Elétrica é apresentado em cinco das seis coleções, a partir dos aspectos mais técnicos e conceituais do tema sob uma perspectiva reducionista, possibilitando o fortalecimento do mito de neutralidade científica e a idéia de um determinismo tecnológico. Esses aspectos presentes nos livros didáticos de Física podem se converter em importantes obstáculos para os professores contextualizarem suas aulas a partir de uma perspectiva mais crítica.
id UFSC-23_d1dda9e6755bf4c07be15d54fe99b49f
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/38103
network_acronym_str UFSC-23
network_name_str Alexandria (Florianópolis)
repository_id_str
spelling Contextualização e visões de ciência e tecnologia nos livros didáticos de Física aprovados pelo PNLEMEste trabalho procurou identificar os processos de contextualização presentes nos livros didáticos de Física do Ensino Médio aprovados pelo PNLEM 2007 a partir do tema Produção de Energia Elétrica em Larga Escala e as considerações sobre Ciência e Tecnologia presentes nessas obras. Essa é uma pesquisa de natureza qualitativa. Para coletar os dados utilizamos um roteiro organizado a partir das questões orientadoras da pesquisa. A análise de dados foi inspirada no que vem sendo chamado na literatura de Análise de Conteúdo. O tema Produção de Energia Elétrica é apresentado em cinco das seis coleções, a partir dos aspectos mais técnicos e conceituais do tema sob uma perspectiva reducionista, possibilitando o fortalecimento do mito de neutralidade científica e a idéia de um determinismo tecnológico. Esses aspectos presentes nos livros didáticos de Física podem se converter em importantes obstáculos para os professores contextualizarem suas aulas a partir de uma perspectiva mais crítica.Universidade Federal de Santa Catarina2010-11-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38103Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 3 n. 3 (2010); 01-231982-5153reponame:Alexandria (Florianópolis)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38103/29078Copyright (c) 2010 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessMacedo, Cristina Cândida deSilva, Luciano Fernandes2019-04-09T17:09:10Zoai:periodicos.ufsc.br:article/38103Revistahttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/oai1982-51531982-5153opendoar:2019-04-09T17:09:10Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Contextualização e visões de ciência e tecnologia nos livros didáticos de Física aprovados pelo PNLEM
title Contextualização e visões de ciência e tecnologia nos livros didáticos de Física aprovados pelo PNLEM
spellingShingle Contextualização e visões de ciência e tecnologia nos livros didáticos de Física aprovados pelo PNLEM
Macedo, Cristina Cândida de
title_short Contextualização e visões de ciência e tecnologia nos livros didáticos de Física aprovados pelo PNLEM
title_full Contextualização e visões de ciência e tecnologia nos livros didáticos de Física aprovados pelo PNLEM
title_fullStr Contextualização e visões de ciência e tecnologia nos livros didáticos de Física aprovados pelo PNLEM
title_full_unstemmed Contextualização e visões de ciência e tecnologia nos livros didáticos de Física aprovados pelo PNLEM
title_sort Contextualização e visões de ciência e tecnologia nos livros didáticos de Física aprovados pelo PNLEM
author Macedo, Cristina Cândida de
author_facet Macedo, Cristina Cândida de
Silva, Luciano Fernandes
author_role author
author2 Silva, Luciano Fernandes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Macedo, Cristina Cândida de
Silva, Luciano Fernandes
description Este trabalho procurou identificar os processos de contextualização presentes nos livros didáticos de Física do Ensino Médio aprovados pelo PNLEM 2007 a partir do tema Produção de Energia Elétrica em Larga Escala e as considerações sobre Ciência e Tecnologia presentes nessas obras. Essa é uma pesquisa de natureza qualitativa. Para coletar os dados utilizamos um roteiro organizado a partir das questões orientadoras da pesquisa. A análise de dados foi inspirada no que vem sendo chamado na literatura de Análise de Conteúdo. O tema Produção de Energia Elétrica é apresentado em cinco das seis coleções, a partir dos aspectos mais técnicos e conceituais do tema sob uma perspectiva reducionista, possibilitando o fortalecimento do mito de neutralidade científica e a idéia de um determinismo tecnológico. Esses aspectos presentes nos livros didáticos de Física podem se converter em importantes obstáculos para os professores contextualizarem suas aulas a partir de uma perspectiva mais crítica.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-11-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38103
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38103
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38103/29078
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2010 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2010 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 3 n. 3 (2010); 01-23
1982-5153
reponame:Alexandria (Florianópolis)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Alexandria (Florianópolis)
collection Alexandria (Florianópolis)
repository.name.fl_str_mv Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808843263417778177