Contextualização e visões de ciência e tecnologia nos livros didáticos de Física aprovados pelo PNLEM
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Alexandria (Florianópolis) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38103 |
Resumo: | Este trabalho procurou identificar os processos de contextualização presentes nos livros didáticos de Física do Ensino Médio aprovados pelo PNLEM 2007 a partir do tema Produção de Energia Elétrica em Larga Escala e as considerações sobre Ciência e Tecnologia presentes nessas obras. Essa é uma pesquisa de natureza qualitativa. Para coletar os dados utilizamos um roteiro organizado a partir das questões orientadoras da pesquisa. A análise de dados foi inspirada no que vem sendo chamado na literatura de Análise de Conteúdo. O tema Produção de Energia Elétrica é apresentado em cinco das seis coleções, a partir dos aspectos mais técnicos e conceituais do tema sob uma perspectiva reducionista, possibilitando o fortalecimento do mito de neutralidade científica e a idéia de um determinismo tecnológico. Esses aspectos presentes nos livros didáticos de Física podem se converter em importantes obstáculos para os professores contextualizarem suas aulas a partir de uma perspectiva mais crítica. |
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