Um sentido social para a divulgação científica: perspectivas educacionais em visitas a laboratórios científicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Watanabe, Graciella
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Kawamura, Maria Regina Dubeux
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Alexandria (Florianópolis)
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2015v8n1p209
Resumo: O presente artigo apresenta uma reflexão sobre o sentido social da divulgação científica, que se configura nas pesquisas atuais em ensino de ciências. Reconhece a relevância das dimensões educacionais, busca identificar ações que possam enriquecer o trabalho docente. Visando produzir atividades de divulgação que promovam uma interação com o espaço formal, é apresentada uma perspectiva sociológica para a análise de situações concretas.  Nesse processo, são investigadas as ações de dois atores relevantes: cientistas e professores da escola básica, introduzindo suas falas. Aborda-se a teoria da comunicação científica de Daniel Jacobi, baseada na teoria de campos de Pierre Bourdieu, com o objetivo de compreender as ações dos cientistas ao divulgarem seus trabalhos. Complementa-se tal debate reconhecendo, a partir das demandas desses dois espaços sociais distintos, dimensões que possam se mostrar profícuas na construção de ações para uma divulgação científica comprometida com o espaço escolar.
id UFSC-23_e1ee341d1c8ecfa3a454666f96497b16
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/38710
network_acronym_str UFSC-23
network_name_str Alexandria (Florianópolis)
repository_id_str
spelling Um sentido social para a divulgação científica: perspectivas educacionais em visitas a laboratórios científicosO presente artigo apresenta uma reflexão sobre o sentido social da divulgação científica, que se configura nas pesquisas atuais em ensino de ciências. Reconhece a relevância das dimensões educacionais, busca identificar ações que possam enriquecer o trabalho docente. Visando produzir atividades de divulgação que promovam uma interação com o espaço formal, é apresentada uma perspectiva sociológica para a análise de situações concretas.  Nesse processo, são investigadas as ações de dois atores relevantes: cientistas e professores da escola básica, introduzindo suas falas. Aborda-se a teoria da comunicação científica de Daniel Jacobi, baseada na teoria de campos de Pierre Bourdieu, com o objetivo de compreender as ações dos cientistas ao divulgarem seus trabalhos. Complementa-se tal debate reconhecendo, a partir das demandas desses dois espaços sociais distintos, dimensões que possam se mostrar profícuas na construção de ações para uma divulgação científica comprometida com o espaço escolar.Universidade Federal de Santa Catarina2015-05-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2015v8n1p20910.5007/1982-5153.2015v8n1p209Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 8 n. 1 (2015); 209-2351982-5153reponame:Alexandria (Florianópolis)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2015v8n1p209/29306Copyright (c) 2015 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessWatanabe, GraciellaKawamura, Maria Regina Dubeux2017-08-24T18:44:19Zoai:periodicos.ufsc.br:article/38710Revistahttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/oai1982-51531982-5153opendoar:2017-08-24T18:44:19Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Um sentido social para a divulgação científica: perspectivas educacionais em visitas a laboratórios científicos
title Um sentido social para a divulgação científica: perspectivas educacionais em visitas a laboratórios científicos
spellingShingle Um sentido social para a divulgação científica: perspectivas educacionais em visitas a laboratórios científicos
Watanabe, Graciella
title_short Um sentido social para a divulgação científica: perspectivas educacionais em visitas a laboratórios científicos
title_full Um sentido social para a divulgação científica: perspectivas educacionais em visitas a laboratórios científicos
title_fullStr Um sentido social para a divulgação científica: perspectivas educacionais em visitas a laboratórios científicos
title_full_unstemmed Um sentido social para a divulgação científica: perspectivas educacionais em visitas a laboratórios científicos
title_sort Um sentido social para a divulgação científica: perspectivas educacionais em visitas a laboratórios científicos
author Watanabe, Graciella
author_facet Watanabe, Graciella
Kawamura, Maria Regina Dubeux
author_role author
author2 Kawamura, Maria Regina Dubeux
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Watanabe, Graciella
Kawamura, Maria Regina Dubeux
description O presente artigo apresenta uma reflexão sobre o sentido social da divulgação científica, que se configura nas pesquisas atuais em ensino de ciências. Reconhece a relevância das dimensões educacionais, busca identificar ações que possam enriquecer o trabalho docente. Visando produzir atividades de divulgação que promovam uma interação com o espaço formal, é apresentada uma perspectiva sociológica para a análise de situações concretas.  Nesse processo, são investigadas as ações de dois atores relevantes: cientistas e professores da escola básica, introduzindo suas falas. Aborda-se a teoria da comunicação científica de Daniel Jacobi, baseada na teoria de campos de Pierre Bourdieu, com o objetivo de compreender as ações dos cientistas ao divulgarem seus trabalhos. Complementa-se tal debate reconhecendo, a partir das demandas desses dois espaços sociais distintos, dimensões que possam se mostrar profícuas na construção de ações para uma divulgação científica comprometida com o espaço escolar.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-05-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2015v8n1p209
10.5007/1982-5153.2015v8n1p209
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2015v8n1p209
identifier_str_mv 10.5007/1982-5153.2015v8n1p209
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2015v8n1p209/29306
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 8 n. 1 (2015); 209-235
1982-5153
reponame:Alexandria (Florianópolis)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Alexandria (Florianópolis)
collection Alexandria (Florianópolis)
repository.name.fl_str_mv Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808843263470206976