Manifestações de obstáculos gnosiológicos para a seleção de conteúdos na implementação de um currículo crítico em ciências naturais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Alexandria (Florianópolis) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2015v8n1p181 |
Resumo: | A partir de investigação prévia que buscou caracterizar critérios adotados para a seleção de conteúdos na área de ciências naturais com professores da rede pública de Sorocaba-SP, o presente artigo procura identificar possíveis manifestações de obstáculos gnosiológicos na seleção de conteúdos para a implementação de um currículo crítico de ciências. Para tanto, foi realizada uma visita a referenciais teóricos, relacionados às bases epistemológicas envolvidos com a prática curricular. A partir de entrevistas semiestruturadas, foi realizada uma pesquisa exploratória envolvendo 6 professores de ciências da mesma rede pública. Tal estudo aventou possíveis obstáculos gnosiológicos na seleção dos conteúdos: medo da liberdade, negação da descontinuidade na produção do conhecimento científico, pretensão da verdade científica e “arrogância epistemológica”. A pretensão do trabalho é buscar contribuições para o processo de formação de professores para o ensino de ciências. |
id |
UFSC-23_fe802df7794b6c53bbd1e0e0dd5857ca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufsc.br:article/38709 |
network_acronym_str |
UFSC-23 |
network_name_str |
Alexandria (Florianópolis) |
repository_id_str |
|
spelling |
Manifestações de obstáculos gnosiológicos para a seleção de conteúdos na implementação de um currículo crítico em ciências naturaisA partir de investigação prévia que buscou caracterizar critérios adotados para a seleção de conteúdos na área de ciências naturais com professores da rede pública de Sorocaba-SP, o presente artigo procura identificar possíveis manifestações de obstáculos gnosiológicos na seleção de conteúdos para a implementação de um currículo crítico de ciências. Para tanto, foi realizada uma visita a referenciais teóricos, relacionados às bases epistemológicas envolvidos com a prática curricular. A partir de entrevistas semiestruturadas, foi realizada uma pesquisa exploratória envolvendo 6 professores de ciências da mesma rede pública. Tal estudo aventou possíveis obstáculos gnosiológicos na seleção dos conteúdos: medo da liberdade, negação da descontinuidade na produção do conhecimento científico, pretensão da verdade científica e “arrogância epistemológica”. A pretensão do trabalho é buscar contribuições para o processo de formação de professores para o ensino de ciências.Universidade Federal de Santa Catarina2015-05-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2015v8n1p18110.5007/1982-5153.2015v8n1p181Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 8 n. 1 (2015); 181-2071982-5153reponame:Alexandria (Florianópolis)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2015v8n1p181/29305Copyright (c) 2015 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessAlves, Anaí Helena Bassoda Silva, Antônio Fernando Gouvêa2017-08-24T18:44:11Zoai:periodicos.ufsc.br:article/38709Revistahttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/oai1982-51531982-5153opendoar:2017-08-24T18:44:11Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Manifestações de obstáculos gnosiológicos para a seleção de conteúdos na implementação de um currículo crítico em ciências naturais |
title |
Manifestações de obstáculos gnosiológicos para a seleção de conteúdos na implementação de um currículo crítico em ciências naturais |
spellingShingle |
Manifestações de obstáculos gnosiológicos para a seleção de conteúdos na implementação de um currículo crítico em ciências naturais Alves, Anaí Helena Basso |
title_short |
Manifestações de obstáculos gnosiológicos para a seleção de conteúdos na implementação de um currículo crítico em ciências naturais |
title_full |
Manifestações de obstáculos gnosiológicos para a seleção de conteúdos na implementação de um currículo crítico em ciências naturais |
title_fullStr |
Manifestações de obstáculos gnosiológicos para a seleção de conteúdos na implementação de um currículo crítico em ciências naturais |
title_full_unstemmed |
Manifestações de obstáculos gnosiológicos para a seleção de conteúdos na implementação de um currículo crítico em ciências naturais |
title_sort |
Manifestações de obstáculos gnosiológicos para a seleção de conteúdos na implementação de um currículo crítico em ciências naturais |
author |
Alves, Anaí Helena Basso |
author_facet |
Alves, Anaí Helena Basso da Silva, Antônio Fernando Gouvêa |
author_role |
author |
author2 |
da Silva, Antônio Fernando Gouvêa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Anaí Helena Basso da Silva, Antônio Fernando Gouvêa |
description |
A partir de investigação prévia que buscou caracterizar critérios adotados para a seleção de conteúdos na área de ciências naturais com professores da rede pública de Sorocaba-SP, o presente artigo procura identificar possíveis manifestações de obstáculos gnosiológicos na seleção de conteúdos para a implementação de um currículo crítico de ciências. Para tanto, foi realizada uma visita a referenciais teóricos, relacionados às bases epistemológicas envolvidos com a prática curricular. A partir de entrevistas semiestruturadas, foi realizada uma pesquisa exploratória envolvendo 6 professores de ciências da mesma rede pública. Tal estudo aventou possíveis obstáculos gnosiológicos na seleção dos conteúdos: medo da liberdade, negação da descontinuidade na produção do conhecimento científico, pretensão da verdade científica e “arrogância epistemológica”. A pretensão do trabalho é buscar contribuições para o processo de formação de professores para o ensino de ciências. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-05-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2015v8n1p181 10.5007/1982-5153.2015v8n1p181 |
url |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2015v8n1p181 |
identifier_str_mv |
10.5007/1982-5153.2015v8n1p181 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2015v8n1p181/29305 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 8 n. 1 (2015); 181-207 1982-5153 reponame:Alexandria (Florianópolis) instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Alexandria (Florianópolis) |
collection |
Alexandria (Florianópolis) |
repository.name.fl_str_mv |
Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808843263469158400 |