Educação e conhecimento político: duas faces de uma mesma moeda ou moedas diferentes?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Em Tese (Florianópolis) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/emtese/article/view/1806-5023.2017v14n1p172 |
Resumo: | O papel da educação formal na sofisticação política dos indivíduos é alvo de amplo debate. Entretanto, a educação, principalmente o ensino superior, fornece ferramentas para o entendimento sobre política, socializa valores cívicos e cria contatos sociais importantes para o acesso à informação, que são essenciais para a construção de um cidadão sofisticado. Utilizando-se do ESEB 2010 e 2014, avaliamos tanto a existência de efeito de cada grau de educação formal sobre o conhecimento factual de assuntos políticos. A partir dos resultados, afirmamos que a escolaridade não deve ser tratada de forma linear, já que o ensino superior aparece como divisor de águas na naturalização do mundo político, e, portanto, educação deve ser tratada através de categorias dicotômicas que represente cada grau educacional. |
id |
UFSC-25_66edc1facb04a92c2713a99e14d3fc56 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufsc.br:article/46595 |
network_acronym_str |
UFSC-25 |
network_name_str |
Em Tese (Florianópolis) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação e conhecimento político: duas faces de uma mesma moeda ou moedas diferentes?O papel da educação formal na sofisticação política dos indivíduos é alvo de amplo debate. Entretanto, a educação, principalmente o ensino superior, fornece ferramentas para o entendimento sobre política, socializa valores cívicos e cria contatos sociais importantes para o acesso à informação, que são essenciais para a construção de um cidadão sofisticado. Utilizando-se do ESEB 2010 e 2014, avaliamos tanto a existência de efeito de cada grau de educação formal sobre o conhecimento factual de assuntos políticos. A partir dos resultados, afirmamos que a escolaridade não deve ser tratada de forma linear, já que o ensino superior aparece como divisor de águas na naturalização do mundo político, e, portanto, educação deve ser tratada através de categorias dicotômicas que represente cada grau educacional.Universidade Federal de Santa Catarina2017-07-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/emtese/article/view/1806-5023.2017v14n1p17210.5007/1806-5023.2017v14n1p172Em Tese; v. 14 n. 1 (2017); 172-1951806-5023reponame:Em Tese (Florianópolis)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/emtese/article/view/1806-5023.2017v14n1p172/34561Copyright (c) 2017 Robert Lee Vidigal, Álvaro João Pereira Filhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessVidigal, Robert LeePereira Filho, Álvaro João2018-03-09T16:19:36Zoai:periodicos.ufsc.br:article/46595Revistahttps://periodicos.ufsc.br/index.php/emtese/PUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/emtese/oaiportaldeperiodicos.bu@contato.ufsc.br||revistaemtese@gmail.com1806-50231806-5023opendoar:2018-03-09T16:19:36Em Tese (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação e conhecimento político: duas faces de uma mesma moeda ou moedas diferentes? |
title |
Educação e conhecimento político: duas faces de uma mesma moeda ou moedas diferentes? |
spellingShingle |
Educação e conhecimento político: duas faces de uma mesma moeda ou moedas diferentes? Vidigal, Robert Lee |
title_short |
Educação e conhecimento político: duas faces de uma mesma moeda ou moedas diferentes? |
title_full |
Educação e conhecimento político: duas faces de uma mesma moeda ou moedas diferentes? |
title_fullStr |
Educação e conhecimento político: duas faces de uma mesma moeda ou moedas diferentes? |
title_full_unstemmed |
Educação e conhecimento político: duas faces de uma mesma moeda ou moedas diferentes? |
title_sort |
Educação e conhecimento político: duas faces de uma mesma moeda ou moedas diferentes? |
author |
Vidigal, Robert Lee |
author_facet |
Vidigal, Robert Lee Pereira Filho, Álvaro João |
author_role |
author |
author2 |
Pereira Filho, Álvaro João |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vidigal, Robert Lee Pereira Filho, Álvaro João |
description |
O papel da educação formal na sofisticação política dos indivíduos é alvo de amplo debate. Entretanto, a educação, principalmente o ensino superior, fornece ferramentas para o entendimento sobre política, socializa valores cívicos e cria contatos sociais importantes para o acesso à informação, que são essenciais para a construção de um cidadão sofisticado. Utilizando-se do ESEB 2010 e 2014, avaliamos tanto a existência de efeito de cada grau de educação formal sobre o conhecimento factual de assuntos políticos. A partir dos resultados, afirmamos que a escolaridade não deve ser tratada de forma linear, já que o ensino superior aparece como divisor de águas na naturalização do mundo político, e, portanto, educação deve ser tratada através de categorias dicotômicas que represente cada grau educacional. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/emtese/article/view/1806-5023.2017v14n1p172 10.5007/1806-5023.2017v14n1p172 |
url |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/emtese/article/view/1806-5023.2017v14n1p172 |
identifier_str_mv |
10.5007/1806-5023.2017v14n1p172 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/emtese/article/view/1806-5023.2017v14n1p172/34561 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Robert Lee Vidigal, Álvaro João Pereira Filho info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Robert Lee Vidigal, Álvaro João Pereira Filho |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Em Tese; v. 14 n. 1 (2017); 172-195 1806-5023 reponame:Em Tese (Florianópolis) instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Em Tese (Florianópolis) |
collection |
Em Tese (Florianópolis) |
repository.name.fl_str_mv |
Em Tese (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
portaldeperiodicos.bu@contato.ufsc.br||revistaemtese@gmail.com |
_version_ |
1797239879138017280 |