O despotismo democrático e a redução do homem em Tocqueville

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Valdenésio Aduci
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Em Tese (Florianópolis)
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/emtese/article/view/13475
Resumo: Em A democracia na América, Tocqueville descreve tanto uma reflexão filosófica sobre o fundamento da democracia moderna, assim como o sistema democrático americano, chegando a uma conclusão que instiga, ainda hoje, o pensamento político: a igualdade de condições, princípio regulador da democracia americana redundou em apatia política. Segundo Tocqueville, no bojo dessa retração do homem do cenário da vida pública surge um novo Leviatã social - o Estado centralizador e burocrático dos temposmodernos - a partir do qual define o despotismo democrático. A finalidade do presente estudo é numprimeiro momento acompanhar a descrição tocquevilliana da democracia americana e por extensão a descrição que Tocqueville faz sobre as causas que podem conduzir à apatia política. Num segundo momento visa descrever os possíveis antídotos previstos por Tocqueville para que o homem retome sua autonomia política, perguntando-nos ao mesmo tempo se as reflexões do autor, todavia nos podem ajudar a pensar o presente. Conclui-se que Tocqueville é um clássico do pensamento político e enquanto tal continua a ser referencia para pensarmos importantes questões políticas da atualidade, dentre elas o aprofundamento da democracia.
id UFSC-25_d7c6b2c009eb73ddffc3f8c978ceb362
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/13475
network_acronym_str UFSC-25
network_name_str Em Tese (Florianópolis)
repository_id_str
spelling O despotismo democrático e a redução do homem em TocquevilleEm A democracia na América, Tocqueville descreve tanto uma reflexão filosófica sobre o fundamento da democracia moderna, assim como o sistema democrático americano, chegando a uma conclusão que instiga, ainda hoje, o pensamento político: a igualdade de condições, princípio regulador da democracia americana redundou em apatia política. Segundo Tocqueville, no bojo dessa retração do homem do cenário da vida pública surge um novo Leviatã social - o Estado centralizador e burocrático dos temposmodernos - a partir do qual define o despotismo democrático. A finalidade do presente estudo é numprimeiro momento acompanhar a descrição tocquevilliana da democracia americana e por extensão a descrição que Tocqueville faz sobre as causas que podem conduzir à apatia política. Num segundo momento visa descrever os possíveis antídotos previstos por Tocqueville para que o homem retome sua autonomia política, perguntando-nos ao mesmo tempo se as reflexões do autor, todavia nos podem ajudar a pensar o presente. Conclui-se que Tocqueville é um clássico do pensamento político e enquanto tal continua a ser referencia para pensarmos importantes questões políticas da atualidade, dentre elas o aprofundamento da democracia.Universidade Federal de Santa Catarina2007-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/emtese/article/view/13475Em Tese; v. 4 n. 1 (2007); 119-1401806-5023reponame:Em Tese (Florianópolis)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/emtese/article/view/13475/12358Copyright (c) 2007 Valdenésio Aduci Mendeshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMendes, Valdenésio Aduci2018-03-09T16:14:50Zoai:periodicos.ufsc.br:article/13475Revistahttps://periodicos.ufsc.br/index.php/emtese/PUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/emtese/oaiportaldeperiodicos.bu@contato.ufsc.br||revistaemtese@gmail.com1806-50231806-5023opendoar:2018-03-09T16:14:50Em Tese (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O despotismo democrático e a redução do homem em Tocqueville
title O despotismo democrático e a redução do homem em Tocqueville
spellingShingle O despotismo democrático e a redução do homem em Tocqueville
Mendes, Valdenésio Aduci
title_short O despotismo democrático e a redução do homem em Tocqueville
title_full O despotismo democrático e a redução do homem em Tocqueville
title_fullStr O despotismo democrático e a redução do homem em Tocqueville
title_full_unstemmed O despotismo democrático e a redução do homem em Tocqueville
title_sort O despotismo democrático e a redução do homem em Tocqueville
author Mendes, Valdenésio Aduci
author_facet Mendes, Valdenésio Aduci
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Valdenésio Aduci
description Em A democracia na América, Tocqueville descreve tanto uma reflexão filosófica sobre o fundamento da democracia moderna, assim como o sistema democrático americano, chegando a uma conclusão que instiga, ainda hoje, o pensamento político: a igualdade de condições, princípio regulador da democracia americana redundou em apatia política. Segundo Tocqueville, no bojo dessa retração do homem do cenário da vida pública surge um novo Leviatã social - o Estado centralizador e burocrático dos temposmodernos - a partir do qual define o despotismo democrático. A finalidade do presente estudo é numprimeiro momento acompanhar a descrição tocquevilliana da democracia americana e por extensão a descrição que Tocqueville faz sobre as causas que podem conduzir à apatia política. Num segundo momento visa descrever os possíveis antídotos previstos por Tocqueville para que o homem retome sua autonomia política, perguntando-nos ao mesmo tempo se as reflexões do autor, todavia nos podem ajudar a pensar o presente. Conclui-se que Tocqueville é um clássico do pensamento político e enquanto tal continua a ser referencia para pensarmos importantes questões políticas da atualidade, dentre elas o aprofundamento da democracia.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/emtese/article/view/13475
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/emtese/article/view/13475
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/emtese/article/view/13475/12358
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2007 Valdenésio Aduci Mendes
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2007 Valdenésio Aduci Mendes
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Em Tese; v. 4 n. 1 (2007); 119-140
1806-5023
reponame:Em Tese (Florianópolis)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Em Tese (Florianópolis)
collection Em Tese (Florianópolis)
repository.name.fl_str_mv Em Tese (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv portaldeperiodicos.bu@contato.ufsc.br||revistaemtese@gmail.com
_version_ 1797239878219464704