Demoiselles católicas e misses protestantes: dois modelos antagônicos de educação no século XIX

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Houbre, Gabrielle
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: H.G. Mamigonian, Maria, Salomon, Marlon
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Esboços (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/esbocos/article/view/508
Resumo: Na França do século XIX, as jovens das elites eram educadas sob rígidos princípios católicos: predominavam assim, as tutelas da mãe e da Igreja, bem como os valores da inocência e da virgindade, em uma educação que as separava escrupulosamente do sexo masculino. Entretanto, a partir da monarquia Censitária, surgiram críticas a este modelo educacional que acabava formando jovens simplórias, o contrario das misses protestantes, jovens inglesas e americanas emancipadas, educadas nos princípios do self government e experientes – sobretudo pela prática do flirt – nas relações com o sexo masculino. Na Belle Epoque, a comparação entre os dói modelos de educação tornou-se um tema freqüente na literatura e se impôs como importante questão social.
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