Videopoesia, suportes e materialidades em Arnaldo Antunes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
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Texto Completo: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/article/view/1807-9288.2012v8n2p376 |
Resumo: | Com o avanço das tecnologias recentes (computador, internet, etc.), o estudo do suporte, como elemento portador de textos, tem recebido atenção de variados setores da crítica, sobretudo da História Cultural, desenvolvida por Roger Chartier. Para este autor, as transformações ocorridas na história do livro, bem como as práticas de leituras dela decorrentes, estão intimamente ligadas às transformações do escrito e das formas materiais dos suportes, passando pelo manuscrito (livro em forma de rolo), ao códex (o formato do livro ainda existente) e, por último, ao texto virtual, propiciado pelos dispositivos eletrônicos. As mudanças não se dão apenas na materialidade física ou virtual do suporte, mas, também, no campo da leitura. Tendo em vista os propósitos deste estudo, desenvolveremos um pouco dessa história para, em seguida, procedermos à análise comparativa entre um poema, uma canção e um videopoema de Arnaldo Antunes, mostrando como a mudança de códigos e suportes interfere na produção de sentidos do texto. |
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Videopoesia, suportes e materialidades em Arnaldo AntunesCom o avanço das tecnologias recentes (computador, internet, etc.), o estudo do suporte, como elemento portador de textos, tem recebido atenção de variados setores da crítica, sobretudo da História Cultural, desenvolvida por Roger Chartier. Para este autor, as transformações ocorridas na história do livro, bem como as práticas de leituras dela decorrentes, estão intimamente ligadas às transformações do escrito e das formas materiais dos suportes, passando pelo manuscrito (livro em forma de rolo), ao códex (o formato do livro ainda existente) e, por último, ao texto virtual, propiciado pelos dispositivos eletrônicos. As mudanças não se dão apenas na materialidade física ou virtual do suporte, mas, também, no campo da leitura. Tendo em vista os propósitos deste estudo, desenvolveremos um pouco dessa história para, em seguida, procedermos à análise comparativa entre um poema, uma canção e um videopoema de Arnaldo Antunes, mostrando como a mudança de códigos e suportes interfere na produção de sentidos do texto.Center for Research in Computing, Literature, and Linguistics (NuPILL)2012-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/article/view/1807-9288.2012v8n2p37610.5007/1807-9288.2012v8n2p376Texto Digital; Vol. 8 No. 2 (2012); 376-389Texto Digital; Vol. 8 No 2 (2012); 376-389Texto Digital; v. 8 n. 2 (2012); 376-3891807-9288reponame:Texto digitalinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/article/view/1807-9288.2012v8n2p376/23644Copyright (c) 2012 Antônio Fernandes Júniorinfo:eu-repo/semantics/openAccessFernandes Júnior, Antônio2023-01-12T15:05:35Zoai:periodicos.ufsc.br:article/27345Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/textodigitalPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/oaitextodigital@cce.ufsc.br1807-92881807-9288opendoar:2023-01-12T15:05:35Texto digital - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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