Di(per)versões Eletrônicas - "Tô sem ideias"
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Texto digital |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/article/view/30006 |
Resumo: | Di(per)versões Eletrônicas (2005) é um projeto realizado “a seis mãos” pelo escritor e doutor em Letras e Linguística, Wilton Moreira, pelo artista gráfico Frederico Martins e pela artista plástica e doutora em Letras e Linguística Patrícia Ferreira. Trata-se de uma instalação criada a partir da seleção de poemas do Wilton Moreira e imagens de Patrícia Ferreira. Frederico organizou tudo, fazendo colagens digitais utilizando programas como Photoshop e CorelDraw. A partir dessa primeira junção todos ficaram livres para subverter a obra do outro e onde reside a “per-versão”. Cada colagem digital sofreu inúmeras intervenções até chegar em sua versão final. No total foram realizadas 44 imagens.Para a instalação foram utilizados dois suportes de exibição: o computador e o cartaz. O cartaz consiste na impressão em alta qualidade das imagens e cujas dimensões giram em torno de um metro quadrado. Para o computador todos os poemas foram reunidos numa apresentação de slides a ser navegada pelo receptor. O projeto foi arrolado na antologia da poesia digital brasileira, de Jorge Luiz Antonio, como anexo no livro Poesia Eletrônica: negociações com os processos digitais, de 2008. |
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Di(per)versões Eletrônicas - "Tô sem ideias"Di(per)versões Eletrônicas (2005) é um projeto realizado “a seis mãos” pelo escritor e doutor em Letras e Linguística, Wilton Moreira, pelo artista gráfico Frederico Martins e pela artista plástica e doutora em Letras e Linguística Patrícia Ferreira. Trata-se de uma instalação criada a partir da seleção de poemas do Wilton Moreira e imagens de Patrícia Ferreira. Frederico organizou tudo, fazendo colagens digitais utilizando programas como Photoshop e CorelDraw. A partir dessa primeira junção todos ficaram livres para subverter a obra do outro e onde reside a “per-versão”. Cada colagem digital sofreu inúmeras intervenções até chegar em sua versão final. No total foram realizadas 44 imagens.Para a instalação foram utilizados dois suportes de exibição: o computador e o cartaz. O cartaz consiste na impressão em alta qualidade das imagens e cujas dimensões giram em torno de um metro quadrado. Para o computador todos os poemas foram reunidos numa apresentação de slides a ser navegada pelo receptor. O projeto foi arrolado na antologia da poesia digital brasileira, de Jorge Luiz Antonio, como anexo no livro Poesia Eletrônica: negociações com os processos digitais, de 2008.Center for Research in Computing, Literature, and Linguistics (NuPILL)2013-07-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionimage/jpeghttps://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/article/view/30006Texto Digital; Vol. 9 No. 1 (2013)Texto Digital; Vol. 9 No 1 (2013)Texto Digital; v. 9 n. 1 (2013)1807-9288reponame:Texto digitalinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/article/view/30006/25043Copyright (c) 2013 Patrícia Ferreira da Silva Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Patrícia Ferreira da Silva2023-01-12T15:05:36Zoai:periodicos.ufsc.br:article/30006Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/textodigitalPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/oaitextodigital@cce.ufsc.br1807-92881807-9288opendoar:2023-01-12T15:05:36Texto digital - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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