Literatura eletrônica e ensino: a poesia de Carlos Vogt

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Assumpção, Simone
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Kirchof, Edgar Roberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Texto digital
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/article/view/1807-9288.2010v6n1p96
Resumo: A tecnologia digital propicia o surgimento de novos gêneros discursivos e, consequentemente, cria novos percursos de leitura e de aprendizagem. O presente artigo, após uma breve explanação sobre algumas particularidades da linguagem em ambiente eletrônico, apresenta alguns dos principais argumentos recentes que procuram situar os novos gêneros eletrônicos a partir de supostos benefícios ou malefícios para a cultura e o ensino. Em seguida, apresenta-se uma breve análise da poesia digital enquanto um gênero eletrônico profícuo quanto a possibilidades de aproximação entre a cibercultura e o Ensino, a partir de dois poemas de Carlos Vogt.
id UFSC-27_d7812e867bda6b08cd23621174d0538f
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/14347
network_acronym_str UFSC-27
network_name_str Texto digital
repository_id_str
spelling Literatura eletrônica e ensino: a poesia de Carlos VogtA tecnologia digital propicia o surgimento de novos gêneros discursivos e, consequentemente, cria novos percursos de leitura e de aprendizagem. O presente artigo, após uma breve explanação sobre algumas particularidades da linguagem em ambiente eletrônico, apresenta alguns dos principais argumentos recentes que procuram situar os novos gêneros eletrônicos a partir de supostos benefícios ou malefícios para a cultura e o ensino. Em seguida, apresenta-se uma breve análise da poesia digital enquanto um gênero eletrônico profícuo quanto a possibilidades de aproximação entre a cibercultura e o Ensino, a partir de dois poemas de Carlos Vogt.Center for Research in Computing, Literature, and Linguistics (NuPILL)2010-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/article/view/1807-9288.2010v6n1p9610.5007/1807-9288.2010v6n1p96Texto Digital; Vol. 6 No. 1 (2010); 96-113Texto Digital; Vol. 6 No 1 (2010); 96-113Texto Digital; v. 6 n. 1 (2010); 96-1131807-9288reponame:Texto digitalinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/article/view/1807-9288.2010v6n1p96/13169Copyright (c) 2010 Simone Assumpção, Edgar Roberto Kirchofinfo:eu-repo/semantics/openAccessAssumpção, SimoneKirchof, Edgar Roberto2023-01-12T15:05:33Zoai:periodicos.ufsc.br:article/14347Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/textodigitalPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/oaitextodigital@cce.ufsc.br1807-92881807-9288opendoar:2023-01-12T15:05:33Texto digital - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Literatura eletrônica e ensino: a poesia de Carlos Vogt
title Literatura eletrônica e ensino: a poesia de Carlos Vogt
spellingShingle Literatura eletrônica e ensino: a poesia de Carlos Vogt
Assumpção, Simone
title_short Literatura eletrônica e ensino: a poesia de Carlos Vogt
title_full Literatura eletrônica e ensino: a poesia de Carlos Vogt
title_fullStr Literatura eletrônica e ensino: a poesia de Carlos Vogt
title_full_unstemmed Literatura eletrônica e ensino: a poesia de Carlos Vogt
title_sort Literatura eletrônica e ensino: a poesia de Carlos Vogt
author Assumpção, Simone
author_facet Assumpção, Simone
Kirchof, Edgar Roberto
author_role author
author2 Kirchof, Edgar Roberto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Assumpção, Simone
Kirchof, Edgar Roberto
description A tecnologia digital propicia o surgimento de novos gêneros discursivos e, consequentemente, cria novos percursos de leitura e de aprendizagem. O presente artigo, após uma breve explanação sobre algumas particularidades da linguagem em ambiente eletrônico, apresenta alguns dos principais argumentos recentes que procuram situar os novos gêneros eletrônicos a partir de supostos benefícios ou malefícios para a cultura e o ensino. Em seguida, apresenta-se uma breve análise da poesia digital enquanto um gênero eletrônico profícuo quanto a possibilidades de aproximação entre a cibercultura e o Ensino, a partir de dois poemas de Carlos Vogt.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/article/view/1807-9288.2010v6n1p96
10.5007/1807-9288.2010v6n1p96
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/article/view/1807-9288.2010v6n1p96
identifier_str_mv 10.5007/1807-9288.2010v6n1p96
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/article/view/1807-9288.2010v6n1p96/13169
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2010 Simone Assumpção, Edgar Roberto Kirchof
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2010 Simone Assumpção, Edgar Roberto Kirchof
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Center for Research in Computing, Literature, and Linguistics (NuPILL)
publisher.none.fl_str_mv Center for Research in Computing, Literature, and Linguistics (NuPILL)
dc.source.none.fl_str_mv Texto Digital; Vol. 6 No. 1 (2010); 96-113
Texto Digital; Vol. 6 No 1 (2010); 96-113
Texto Digital; v. 6 n. 1 (2010); 96-113
1807-9288
reponame:Texto digital
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Texto digital
collection Texto digital
repository.name.fl_str_mv Texto digital - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv textodigital@cce.ufsc.br
_version_ 1797174793388163072