A narrativa transmídia como estratégia de incentivo à leitura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Texto digital |
DOI: | 10.5007/1807-9288.2014v10n2p98 |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/article/view/1807-9288.2014v10n2p98 |
Resumo: | Artigo que discute a narrativa transmídia como estratégia para incentivo ao hábito de ler. Traz o conceito de narrativa transmídia, que consiste na técnica de contar histórias utilizando-se de diferentes mídias para desenvolvê-la e distribuí-la, segundo apresenta Jenkins (2009). Relata exemplos e possibilidades de sua aplicação em diferentes áreas, enfatizando seu uso na Educação, como forma de incentivo à leitura. Conclui enfatizando as vantagens e benefícios sociais no uso dessa técnica para atrair crianças, jovens e adultos ao mundo da leitura no atual contexto da sociedade conectada. |
id |
UFSC-27_eeb4fee37145416873626a7a05909066 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufsc.br:article/35709 |
network_acronym_str |
UFSC-27 |
network_name_str |
Texto digital |
spelling |
A narrativa transmídia como estratégia de incentivo à leituraArtigo que discute a narrativa transmídia como estratégia para incentivo ao hábito de ler. Traz o conceito de narrativa transmídia, que consiste na técnica de contar histórias utilizando-se de diferentes mídias para desenvolvê-la e distribuí-la, segundo apresenta Jenkins (2009). Relata exemplos e possibilidades de sua aplicação em diferentes áreas, enfatizando seu uso na Educação, como forma de incentivo à leitura. Conclui enfatizando as vantagens e benefícios sociais no uso dessa técnica para atrair crianças, jovens e adultos ao mundo da leitura no atual contexto da sociedade conectada.Center for Research in Computing, Literature, and Linguistics (NuPILL)2014-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/article/view/1807-9288.2014v10n2p9810.5007/1807-9288.2014v10n2p98Texto Digital; Vol. 10 No. 2 (2014); 98-113Texto Digital; Vol. 10 No 2 (2014); 98-113Texto Digital; v. 10 n. 2 (2014); 98-1131807-9288reponame:Texto digitalinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/article/view/1807-9288.2014v10n2p98/28395Copyright (c) 2014 Elisa C.D. Corrêainfo:eu-repo/semantics/openAccessCorrêa, Elisa C.D.2018-03-26T12:49:54Zoai:periodicos.ufsc.br:article/35709Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/textodigitalPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/oaitextodigital@cce.ufsc.br1807-92881807-9288opendoar:2018-03-26T12:49:54Texto digital - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A narrativa transmídia como estratégia de incentivo à leitura |
title |
A narrativa transmídia como estratégia de incentivo à leitura |
spellingShingle |
A narrativa transmídia como estratégia de incentivo à leitura A narrativa transmídia como estratégia de incentivo à leitura Corrêa, Elisa C.D. Corrêa, Elisa C.D. |
title_short |
A narrativa transmídia como estratégia de incentivo à leitura |
title_full |
A narrativa transmídia como estratégia de incentivo à leitura |
title_fullStr |
A narrativa transmídia como estratégia de incentivo à leitura A narrativa transmídia como estratégia de incentivo à leitura |
title_full_unstemmed |
A narrativa transmídia como estratégia de incentivo à leitura A narrativa transmídia como estratégia de incentivo à leitura |
title_sort |
A narrativa transmídia como estratégia de incentivo à leitura |
author |
Corrêa, Elisa C.D. |
author_facet |
Corrêa, Elisa C.D. Corrêa, Elisa C.D. |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Corrêa, Elisa C.D. |
description |
Artigo que discute a narrativa transmídia como estratégia para incentivo ao hábito de ler. Traz o conceito de narrativa transmídia, que consiste na técnica de contar histórias utilizando-se de diferentes mídias para desenvolvê-la e distribuí-la, segundo apresenta Jenkins (2009). Relata exemplos e possibilidades de sua aplicação em diferentes áreas, enfatizando seu uso na Educação, como forma de incentivo à leitura. Conclui enfatizando as vantagens e benefícios sociais no uso dessa técnica para atrair crianças, jovens e adultos ao mundo da leitura no atual contexto da sociedade conectada. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/article/view/1807-9288.2014v10n2p98 10.5007/1807-9288.2014v10n2p98 |
url |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/article/view/1807-9288.2014v10n2p98 |
identifier_str_mv |
10.5007/1807-9288.2014v10n2p98 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/article/view/1807-9288.2014v10n2p98/28395 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Elisa C.D. Corrêa info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Elisa C.D. Corrêa |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Center for Research in Computing, Literature, and Linguistics (NuPILL) |
publisher.none.fl_str_mv |
Center for Research in Computing, Literature, and Linguistics (NuPILL) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Texto Digital; Vol. 10 No. 2 (2014); 98-113 Texto Digital; Vol. 10 No 2 (2014); 98-113 Texto Digital; v. 10 n. 2 (2014); 98-113 1807-9288 reponame:Texto digital instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Texto digital |
collection |
Texto digital |
repository.name.fl_str_mv |
Texto digital - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
textodigital@cce.ufsc.br |
_version_ |
1822179532432474112 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.5007/1807-9288.2014v10n2p98 |