A narrativa transmídia como estratégia de incentivo à leitura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corrêa, Elisa C.D.
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Texto digital
DOI: 10.5007/1807-9288.2014v10n2p98
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/article/view/1807-9288.2014v10n2p98
Resumo: Artigo que discute a narrativa transmídia como estratégia para incentivo ao hábito de ler. Traz o conceito de narrativa transmídia, que consiste na técnica de contar histórias utilizando-se de diferentes mídias para desenvolvê-la e distribuí-la, segundo apresenta Jenkins (2009). Relata exemplos e possibilidades de sua aplicação em diferentes áreas, enfatizando seu uso na Educação, como forma de incentivo à leitura. Conclui enfatizando as vantagens e benefícios sociais no uso dessa técnica para atrair crianças, jovens e adultos ao mundo da leitura no atual contexto da sociedade conectada.
id UFSC-27_eeb4fee37145416873626a7a05909066
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/35709
network_acronym_str UFSC-27
network_name_str Texto digital
spelling A narrativa transmídia como estratégia de incentivo à leituraArtigo que discute a narrativa transmídia como estratégia para incentivo ao hábito de ler. Traz o conceito de narrativa transmídia, que consiste na técnica de contar histórias utilizando-se de diferentes mídias para desenvolvê-la e distribuí-la, segundo apresenta Jenkins (2009). Relata exemplos e possibilidades de sua aplicação em diferentes áreas, enfatizando seu uso na Educação, como forma de incentivo à leitura. Conclui enfatizando as vantagens e benefícios sociais no uso dessa técnica para atrair crianças, jovens e adultos ao mundo da leitura no atual contexto da sociedade conectada.Center for Research in Computing, Literature, and Linguistics (NuPILL)2014-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/article/view/1807-9288.2014v10n2p9810.5007/1807-9288.2014v10n2p98Texto Digital; Vol. 10 No. 2 (2014); 98-113Texto Digital; Vol. 10 No 2 (2014); 98-113Texto Digital; v. 10 n. 2 (2014); 98-1131807-9288reponame:Texto digitalinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/article/view/1807-9288.2014v10n2p98/28395Copyright (c) 2014 Elisa C.D. Corrêainfo:eu-repo/semantics/openAccessCorrêa, Elisa C.D.2018-03-26T12:49:54Zoai:periodicos.ufsc.br:article/35709Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/textodigitalPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/oaitextodigital@cce.ufsc.br1807-92881807-9288opendoar:2018-03-26T12:49:54Texto digital - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A narrativa transmídia como estratégia de incentivo à leitura
title A narrativa transmídia como estratégia de incentivo à leitura
spellingShingle A narrativa transmídia como estratégia de incentivo à leitura
A narrativa transmídia como estratégia de incentivo à leitura
Corrêa, Elisa C.D.
Corrêa, Elisa C.D.
title_short A narrativa transmídia como estratégia de incentivo à leitura
title_full A narrativa transmídia como estratégia de incentivo à leitura
title_fullStr A narrativa transmídia como estratégia de incentivo à leitura
A narrativa transmídia como estratégia de incentivo à leitura
title_full_unstemmed A narrativa transmídia como estratégia de incentivo à leitura
A narrativa transmídia como estratégia de incentivo à leitura
title_sort A narrativa transmídia como estratégia de incentivo à leitura
author Corrêa, Elisa C.D.
author_facet Corrêa, Elisa C.D.
Corrêa, Elisa C.D.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Corrêa, Elisa C.D.
description Artigo que discute a narrativa transmídia como estratégia para incentivo ao hábito de ler. Traz o conceito de narrativa transmídia, que consiste na técnica de contar histórias utilizando-se de diferentes mídias para desenvolvê-la e distribuí-la, segundo apresenta Jenkins (2009). Relata exemplos e possibilidades de sua aplicação em diferentes áreas, enfatizando seu uso na Educação, como forma de incentivo à leitura. Conclui enfatizando as vantagens e benefícios sociais no uso dessa técnica para atrair crianças, jovens e adultos ao mundo da leitura no atual contexto da sociedade conectada.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/article/view/1807-9288.2014v10n2p98
10.5007/1807-9288.2014v10n2p98
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/article/view/1807-9288.2014v10n2p98
identifier_str_mv 10.5007/1807-9288.2014v10n2p98
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/article/view/1807-9288.2014v10n2p98/28395
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Elisa C.D. Corrêa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Elisa C.D. Corrêa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Center for Research in Computing, Literature, and Linguistics (NuPILL)
publisher.none.fl_str_mv Center for Research in Computing, Literature, and Linguistics (NuPILL)
dc.source.none.fl_str_mv Texto Digital; Vol. 10 No. 2 (2014); 98-113
Texto Digital; Vol. 10 No 2 (2014); 98-113
Texto Digital; v. 10 n. 2 (2014); 98-113
1807-9288
reponame:Texto digital
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Texto digital
collection Texto digital
repository.name.fl_str_mv Texto digital - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv textodigital@cce.ufsc.br
_version_ 1822179532432474112
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.5007/1807-9288.2014v10n2p98