A semântica e o ensino de Língua Portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Olivan, Karen Neves
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Working Papers em Lingüística (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers/article/view/1984-8420.2009v10n1p45
Resumo: Demonstrar a necessidade de enfoque semântico nas atividades contempladas no ensino de Língua Portuguesa é o ponto gerador deste artigo, que visa à apresentação de possibilidades de inserção dessa área no planejamento das aulas, a partir da análise de materiais didáticos. Como aporte teórico, apresenta-se a conceituação de elementos semânticos tais como relações de sinonímia, ambiguidade e operadores argumentativos. De forma intercalada à descrição teórica, apresenta-se a análise de doze livros da coletânea Português: linguagens, de Cereja e Magalhães, elaborados em consonância aos pressupostos teórico-metodológicos dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs).Como conclusão, sugere-se a extrapolação dos exercícios de cunho morfológico e sintático para atividades que propiciam maior reflexão sobre a língua, o que será possível pela ampliação do espaço destinado à semântica na disciplina. 
id UFSC-28_5f618aab39b83f57d61851ca358bd722
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/10038
network_acronym_str UFSC-28
network_name_str Working Papers em Lingüística (Online)
repository_id_str
spelling A semântica e o ensino de Língua PortuguesaDemonstrar a necessidade de enfoque semântico nas atividades contempladas no ensino de Língua Portuguesa é o ponto gerador deste artigo, que visa à apresentação de possibilidades de inserção dessa área no planejamento das aulas, a partir da análise de materiais didáticos. Como aporte teórico, apresenta-se a conceituação de elementos semânticos tais como relações de sinonímia, ambiguidade e operadores argumentativos. De forma intercalada à descrição teórica, apresenta-se a análise de doze livros da coletânea Português: linguagens, de Cereja e Magalhães, elaborados em consonância aos pressupostos teórico-metodológicos dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs).Como conclusão, sugere-se a extrapolação dos exercícios de cunho morfológico e sintático para atividades que propiciam maior reflexão sobre a língua, o que será possível pela ampliação do espaço destinado à semântica na disciplina. Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSC2010-02-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado por pares"Pesquisa documentalapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers/article/view/1984-8420.2009v10n1p4510.5007/1984-8420.2009v10n1p45Working Papers em Linguística; v. 10 n. 1 (2009); 45-591984-8420reponame:Working Papers em Lingüística (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers/article/view/1984-8420.2009v10n1p45/11822Olivan, Karen Nevesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-12T16:58:19Zoai:periodicos.ufsc.br:article/10038Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapersPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers/oaiizete.lehmkuhl.coelho@ufsc.br||portaldeperiodicos.bu@contato.ufsc.br||1984-84201415-1464opendoar:2023-01-12T16:58:19Working Papers em Lingüística (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A semântica e o ensino de Língua Portuguesa
title A semântica e o ensino de Língua Portuguesa
spellingShingle A semântica e o ensino de Língua Portuguesa
Olivan, Karen Neves
title_short A semântica e o ensino de Língua Portuguesa
title_full A semântica e o ensino de Língua Portuguesa
title_fullStr A semântica e o ensino de Língua Portuguesa
title_full_unstemmed A semântica e o ensino de Língua Portuguesa
title_sort A semântica e o ensino de Língua Portuguesa
author Olivan, Karen Neves
author_facet Olivan, Karen Neves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Olivan, Karen Neves
description Demonstrar a necessidade de enfoque semântico nas atividades contempladas no ensino de Língua Portuguesa é o ponto gerador deste artigo, que visa à apresentação de possibilidades de inserção dessa área no planejamento das aulas, a partir da análise de materiais didáticos. Como aporte teórico, apresenta-se a conceituação de elementos semânticos tais como relações de sinonímia, ambiguidade e operadores argumentativos. De forma intercalada à descrição teórica, apresenta-se a análise de doze livros da coletânea Português: linguagens, de Cereja e Magalhães, elaborados em consonância aos pressupostos teórico-metodológicos dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs).Como conclusão, sugere-se a extrapolação dos exercícios de cunho morfológico e sintático para atividades que propiciam maior reflexão sobre a língua, o que será possível pela ampliação do espaço destinado à semântica na disciplina. 
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-02-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
"Avaliado por pares"
Pesquisa documental
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers/article/view/1984-8420.2009v10n1p45
10.5007/1984-8420.2009v10n1p45
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers/article/view/1984-8420.2009v10n1p45
identifier_str_mv 10.5007/1984-8420.2009v10n1p45
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers/article/view/1984-8420.2009v10n1p45/11822
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSC
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSC
dc.source.none.fl_str_mv Working Papers em Linguística; v. 10 n. 1 (2009); 45-59
1984-8420
reponame:Working Papers em Lingüística (Online)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Working Papers em Lingüística (Online)
collection Working Papers em Lingüística (Online)
repository.name.fl_str_mv Working Papers em Lingüística (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv izete.lehmkuhl.coelho@ufsc.br||portaldeperiodicos.bu@contato.ufsc.br||
_version_ 1797174772486897664