A semântica e o ensino de Língua Portuguesa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Working Papers em Lingüística (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers/article/view/1984-8420.2009v10n1p45 |
Resumo: | Demonstrar a necessidade de enfoque semântico nas atividades contempladas no ensino de Língua Portuguesa é o ponto gerador deste artigo, que visa à apresentação de possibilidades de inserção dessa área no planejamento das aulas, a partir da análise de materiais didáticos. Como aporte teórico, apresenta-se a conceituação de elementos semânticos tais como relações de sinonímia, ambiguidade e operadores argumentativos. De forma intercalada à descrição teórica, apresenta-se a análise de doze livros da coletânea Português: linguagens, de Cereja e Magalhães, elaborados em consonância aos pressupostos teórico-metodológicos dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs).Como conclusão, sugere-se a extrapolação dos exercícios de cunho morfológico e sintático para atividades que propiciam maior reflexão sobre a língua, o que será possível pela ampliação do espaço destinado à semântica na disciplina. |
id |
UFSC-28_5f618aab39b83f57d61851ca358bd722 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufsc.br:article/10038 |
network_acronym_str |
UFSC-28 |
network_name_str |
Working Papers em Lingüística (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A semântica e o ensino de Língua PortuguesaDemonstrar a necessidade de enfoque semântico nas atividades contempladas no ensino de Língua Portuguesa é o ponto gerador deste artigo, que visa à apresentação de possibilidades de inserção dessa área no planejamento das aulas, a partir da análise de materiais didáticos. Como aporte teórico, apresenta-se a conceituação de elementos semânticos tais como relações de sinonímia, ambiguidade e operadores argumentativos. De forma intercalada à descrição teórica, apresenta-se a análise de doze livros da coletânea Português: linguagens, de Cereja e Magalhães, elaborados em consonância aos pressupostos teórico-metodológicos dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs).Como conclusão, sugere-se a extrapolação dos exercícios de cunho morfológico e sintático para atividades que propiciam maior reflexão sobre a língua, o que será possível pela ampliação do espaço destinado à semântica na disciplina. Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSC2010-02-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado por pares"Pesquisa documentalapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers/article/view/1984-8420.2009v10n1p4510.5007/1984-8420.2009v10n1p45Working Papers em Linguística; v. 10 n. 1 (2009); 45-591984-8420reponame:Working Papers em Lingüística (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers/article/view/1984-8420.2009v10n1p45/11822Olivan, Karen Nevesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-12T16:58:19Zoai:periodicos.ufsc.br:article/10038Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapersPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers/oaiizete.lehmkuhl.coelho@ufsc.br||portaldeperiodicos.bu@contato.ufsc.br||1984-84201415-1464opendoar:2023-01-12T16:58:19Working Papers em Lingüística (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A semântica e o ensino de Língua Portuguesa |
title |
A semântica e o ensino de Língua Portuguesa |
spellingShingle |
A semântica e o ensino de Língua Portuguesa Olivan, Karen Neves |
title_short |
A semântica e o ensino de Língua Portuguesa |
title_full |
A semântica e o ensino de Língua Portuguesa |
title_fullStr |
A semântica e o ensino de Língua Portuguesa |
title_full_unstemmed |
A semântica e o ensino de Língua Portuguesa |
title_sort |
A semântica e o ensino de Língua Portuguesa |
author |
Olivan, Karen Neves |
author_facet |
Olivan, Karen Neves |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Olivan, Karen Neves |
description |
Demonstrar a necessidade de enfoque semântico nas atividades contempladas no ensino de Língua Portuguesa é o ponto gerador deste artigo, que visa à apresentação de possibilidades de inserção dessa área no planejamento das aulas, a partir da análise de materiais didáticos. Como aporte teórico, apresenta-se a conceituação de elementos semânticos tais como relações de sinonímia, ambiguidade e operadores argumentativos. De forma intercalada à descrição teórica, apresenta-se a análise de doze livros da coletânea Português: linguagens, de Cereja e Magalhães, elaborados em consonância aos pressupostos teórico-metodológicos dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs).Como conclusão, sugere-se a extrapolação dos exercícios de cunho morfológico e sintático para atividades que propiciam maior reflexão sobre a língua, o que será possível pela ampliação do espaço destinado à semântica na disciplina. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-02-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion "Avaliado por pares" Pesquisa documental |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers/article/view/1984-8420.2009v10n1p45 10.5007/1984-8420.2009v10n1p45 |
url |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers/article/view/1984-8420.2009v10n1p45 |
identifier_str_mv |
10.5007/1984-8420.2009v10n1p45 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers/article/view/1984-8420.2009v10n1p45/11822 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSC |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Working Papers em Linguística; v. 10 n. 1 (2009); 45-59 1984-8420 reponame:Working Papers em Lingüística (Online) instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Working Papers em Lingüística (Online) |
collection |
Working Papers em Lingüística (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Working Papers em Lingüística (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
izete.lehmkuhl.coelho@ufsc.br||portaldeperiodicos.bu@contato.ufsc.br|| |
_version_ |
1797174772486897664 |