Relações entre fala e escrita na escola: análise da prática de uma professora do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Working Papers em Lingüística (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers/article/view/1984-8420.2013v14n3p1 |
Resumo: | Objetivamos, no presente artigo, descrever e analisar o modo como uma professora do ensino fundamental de uma escola pública do Estado de Pernambuco aborda a oralidade e suas relações com a escrita em sua sala de aula, pondo em relevo inovações que consideramos importantes para o contexto geral do ensino de português como língua materna. Baseamo-nos em apontamentos teóricos, dentre outros, de Marcuschi (2010); Fávero, Andrade e Aquino (1999; 2011); Antunes (2003); e Braun (2003). No intuito de atingir esses objetivos, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa do tipo etnográfico, realizando observações de aulas de uma professora do Ensino Fundamental, com foco na maneira como ela aborda as relações entre a fala e a escrita em suas aulas. A análise dos dados indicou que: (a) a modalidade oral da língua foi tomada como objeto autônomo de ensino e suas relações de semelhança e diferença com a modalidade escrita foram discutidas com profundidade; (b) a formação inicial e continuada a que a professora teve acesso influenciou positivamente o seu trabalho; (c) as aulas em que a modalidade oral foi trabalhada e abordada em relação à escrita se mostraram como ricas oportunidades para que os alunos se colocassem por meio de suas falas e, assim, se constituíssem como construtores dos próprios discursos. |
id |
UFSC-28_9902be33906d5705f36acebd3d3613f4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufsc.br:article/31356 |
network_acronym_str |
UFSC-28 |
network_name_str |
Working Papers em Lingüística (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Relações entre fala e escrita na escola: análise da prática de uma professora do ensino fundamentalObjetivamos, no presente artigo, descrever e analisar o modo como uma professora do ensino fundamental de uma escola pública do Estado de Pernambuco aborda a oralidade e suas relações com a escrita em sua sala de aula, pondo em relevo inovações que consideramos importantes para o contexto geral do ensino de português como língua materna. Baseamo-nos em apontamentos teóricos, dentre outros, de Marcuschi (2010); Fávero, Andrade e Aquino (1999; 2011); Antunes (2003); e Braun (2003). No intuito de atingir esses objetivos, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa do tipo etnográfico, realizando observações de aulas de uma professora do Ensino Fundamental, com foco na maneira como ela aborda as relações entre a fala e a escrita em suas aulas. A análise dos dados indicou que: (a) a modalidade oral da língua foi tomada como objeto autônomo de ensino e suas relações de semelhança e diferença com a modalidade escrita foram discutidas com profundidade; (b) a formação inicial e continuada a que a professora teve acesso influenciou positivamente o seu trabalho; (c) as aulas em que a modalidade oral foi trabalhada e abordada em relação à escrita se mostraram como ricas oportunidades para que os alunos se colocassem por meio de suas falas e, assim, se constituíssem como construtores dos próprios discursos.Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSC2013-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado por pares"pesquisa empírica de campo de cunho etnográficoapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers/article/view/1984-8420.2013v14n3p110.5007/1984-8420.2013v14n3p1Working Papers em Linguística; v. 14 n. 3 (2013); 01-191984-8420reponame:Working Papers em Lingüística (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers/article/view/1984-8420.2013v14n3p1/26468Botler, Laís Maria Álvares RosalSuassuna, Líviainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-03-22T12:13:37Zoai:periodicos.ufsc.br:article/31356Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapersPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers/oaiizete.lehmkuhl.coelho@ufsc.br||portaldeperiodicos.bu@contato.ufsc.br||1984-84201415-1464opendoar:2018-03-22T12:13:37Working Papers em Lingüística (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relações entre fala e escrita na escola: análise da prática de uma professora do ensino fundamental |
title |
Relações entre fala e escrita na escola: análise da prática de uma professora do ensino fundamental |
spellingShingle |
Relações entre fala e escrita na escola: análise da prática de uma professora do ensino fundamental Botler, Laís Maria Álvares Rosal |
title_short |
Relações entre fala e escrita na escola: análise da prática de uma professora do ensino fundamental |
title_full |
Relações entre fala e escrita na escola: análise da prática de uma professora do ensino fundamental |
title_fullStr |
Relações entre fala e escrita na escola: análise da prática de uma professora do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Relações entre fala e escrita na escola: análise da prática de uma professora do ensino fundamental |
title_sort |
Relações entre fala e escrita na escola: análise da prática de uma professora do ensino fundamental |
author |
Botler, Laís Maria Álvares Rosal |
author_facet |
Botler, Laís Maria Álvares Rosal Suassuna, Lívia |
author_role |
author |
author2 |
Suassuna, Lívia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Botler, Laís Maria Álvares Rosal Suassuna, Lívia |
description |
Objetivamos, no presente artigo, descrever e analisar o modo como uma professora do ensino fundamental de uma escola pública do Estado de Pernambuco aborda a oralidade e suas relações com a escrita em sua sala de aula, pondo em relevo inovações que consideramos importantes para o contexto geral do ensino de português como língua materna. Baseamo-nos em apontamentos teóricos, dentre outros, de Marcuschi (2010); Fávero, Andrade e Aquino (1999; 2011); Antunes (2003); e Braun (2003). No intuito de atingir esses objetivos, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa do tipo etnográfico, realizando observações de aulas de uma professora do Ensino Fundamental, com foco na maneira como ela aborda as relações entre a fala e a escrita em suas aulas. A análise dos dados indicou que: (a) a modalidade oral da língua foi tomada como objeto autônomo de ensino e suas relações de semelhança e diferença com a modalidade escrita foram discutidas com profundidade; (b) a formação inicial e continuada a que a professora teve acesso influenciou positivamente o seu trabalho; (c) as aulas em que a modalidade oral foi trabalhada e abordada em relação à escrita se mostraram como ricas oportunidades para que os alunos se colocassem por meio de suas falas e, assim, se constituíssem como construtores dos próprios discursos. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion "Avaliado por pares" pesquisa empírica de campo de cunho etnográfico |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers/article/view/1984-8420.2013v14n3p1 10.5007/1984-8420.2013v14n3p1 |
url |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers/article/view/1984-8420.2013v14n3p1 |
identifier_str_mv |
10.5007/1984-8420.2013v14n3p1 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers/article/view/1984-8420.2013v14n3p1/26468 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSC |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Working Papers em Linguística; v. 14 n. 3 (2013); 01-19 1984-8420 reponame:Working Papers em Lingüística (Online) instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Working Papers em Lingüística (Online) |
collection |
Working Papers em Lingüística (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Working Papers em Lingüística (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
izete.lehmkuhl.coelho@ufsc.br||portaldeperiodicos.bu@contato.ufsc.br|| |
_version_ |
1797174772991262720 |