Relações entre fala e escrita na escola: análise da prática de uma professora do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Botler, Laís Maria Álvares Rosal
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Suassuna, Lívia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Working Papers em Lingüística (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers/article/view/1984-8420.2013v14n3p1
Resumo: Objetivamos, no presente artigo, descrever e analisar o modo como uma professora do ensino fundamental de uma escola pública do Estado de Pernambuco aborda a oralidade e suas relações com a escrita em sua sala de aula, pondo em relevo inovações que consideramos importantes para o contexto geral do ensino de português como língua materna. Baseamo-nos em apontamentos teóricos, dentre outros, de Marcuschi (2010); Fávero, Andrade e Aquino (1999; 2011); Antunes (2003); e Braun (2003). No intuito de atingir esses objetivos, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa do tipo etnográfico, realizando observações de aulas de uma professora do Ensino Fundamental, com foco na maneira como ela aborda as relações entre a fala e a escrita em suas aulas. A análise dos dados indicou que: (a) a modalidade oral da língua foi tomada como objeto autônomo de ensino e suas relações de semelhança e diferença com a modalidade escrita foram discutidas com profundidade; (b) a formação inicial e continuada a que a professora teve acesso influenciou positivamente o seu trabalho; (c) as aulas em que a modalidade oral foi trabalhada e abordada em relação à escrita se mostraram como ricas oportunidades para que os alunos se colocassem por meio de suas falas e, assim, se constituíssem como construtores dos próprios discursos.
id UFSC-28_9902be33906d5705f36acebd3d3613f4
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/31356
network_acronym_str UFSC-28
network_name_str Working Papers em Lingüística (Online)
repository_id_str
spelling Relações entre fala e escrita na escola: análise da prática de uma professora do ensino fundamentalObjetivamos, no presente artigo, descrever e analisar o modo como uma professora do ensino fundamental de uma escola pública do Estado de Pernambuco aborda a oralidade e suas relações com a escrita em sua sala de aula, pondo em relevo inovações que consideramos importantes para o contexto geral do ensino de português como língua materna. Baseamo-nos em apontamentos teóricos, dentre outros, de Marcuschi (2010); Fávero, Andrade e Aquino (1999; 2011); Antunes (2003); e Braun (2003). No intuito de atingir esses objetivos, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa do tipo etnográfico, realizando observações de aulas de uma professora do Ensino Fundamental, com foco na maneira como ela aborda as relações entre a fala e a escrita em suas aulas. A análise dos dados indicou que: (a) a modalidade oral da língua foi tomada como objeto autônomo de ensino e suas relações de semelhança e diferença com a modalidade escrita foram discutidas com profundidade; (b) a formação inicial e continuada a que a professora teve acesso influenciou positivamente o seu trabalho; (c) as aulas em que a modalidade oral foi trabalhada e abordada em relação à escrita se mostraram como ricas oportunidades para que os alunos se colocassem por meio de suas falas e, assim, se constituíssem como construtores dos próprios discursos.Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSC2013-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado por pares"pesquisa empírica de campo de cunho etnográficoapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers/article/view/1984-8420.2013v14n3p110.5007/1984-8420.2013v14n3p1Working Papers em Linguística; v. 14 n. 3 (2013); 01-191984-8420reponame:Working Papers em Lingüística (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers/article/view/1984-8420.2013v14n3p1/26468Botler, Laís Maria Álvares RosalSuassuna, Líviainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-03-22T12:13:37Zoai:periodicos.ufsc.br:article/31356Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapersPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers/oaiizete.lehmkuhl.coelho@ufsc.br||portaldeperiodicos.bu@contato.ufsc.br||1984-84201415-1464opendoar:2018-03-22T12:13:37Working Papers em Lingüística (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Relações entre fala e escrita na escola: análise da prática de uma professora do ensino fundamental
title Relações entre fala e escrita na escola: análise da prática de uma professora do ensino fundamental
spellingShingle Relações entre fala e escrita na escola: análise da prática de uma professora do ensino fundamental
Botler, Laís Maria Álvares Rosal
title_short Relações entre fala e escrita na escola: análise da prática de uma professora do ensino fundamental
title_full Relações entre fala e escrita na escola: análise da prática de uma professora do ensino fundamental
title_fullStr Relações entre fala e escrita na escola: análise da prática de uma professora do ensino fundamental
title_full_unstemmed Relações entre fala e escrita na escola: análise da prática de uma professora do ensino fundamental
title_sort Relações entre fala e escrita na escola: análise da prática de uma professora do ensino fundamental
author Botler, Laís Maria Álvares Rosal
author_facet Botler, Laís Maria Álvares Rosal
Suassuna, Lívia
author_role author
author2 Suassuna, Lívia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Botler, Laís Maria Álvares Rosal
Suassuna, Lívia
description Objetivamos, no presente artigo, descrever e analisar o modo como uma professora do ensino fundamental de uma escola pública do Estado de Pernambuco aborda a oralidade e suas relações com a escrita em sua sala de aula, pondo em relevo inovações que consideramos importantes para o contexto geral do ensino de português como língua materna. Baseamo-nos em apontamentos teóricos, dentre outros, de Marcuschi (2010); Fávero, Andrade e Aquino (1999; 2011); Antunes (2003); e Braun (2003). No intuito de atingir esses objetivos, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa do tipo etnográfico, realizando observações de aulas de uma professora do Ensino Fundamental, com foco na maneira como ela aborda as relações entre a fala e a escrita em suas aulas. A análise dos dados indicou que: (a) a modalidade oral da língua foi tomada como objeto autônomo de ensino e suas relações de semelhança e diferença com a modalidade escrita foram discutidas com profundidade; (b) a formação inicial e continuada a que a professora teve acesso influenciou positivamente o seu trabalho; (c) as aulas em que a modalidade oral foi trabalhada e abordada em relação à escrita se mostraram como ricas oportunidades para que os alunos se colocassem por meio de suas falas e, assim, se constituíssem como construtores dos próprios discursos.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
"Avaliado por pares"
pesquisa empírica de campo de cunho etnográfico
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers/article/view/1984-8420.2013v14n3p1
10.5007/1984-8420.2013v14n3p1
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers/article/view/1984-8420.2013v14n3p1
identifier_str_mv 10.5007/1984-8420.2013v14n3p1
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers/article/view/1984-8420.2013v14n3p1/26468
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSC
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSC
dc.source.none.fl_str_mv Working Papers em Linguística; v. 14 n. 3 (2013); 01-19
1984-8420
reponame:Working Papers em Lingüística (Online)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Working Papers em Lingüística (Online)
collection Working Papers em Lingüística (Online)
repository.name.fl_str_mv Working Papers em Lingüística (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv izete.lehmkuhl.coelho@ufsc.br||portaldeperiodicos.bu@contato.ufsc.br||
_version_ 1797174772991262720