Letramento e microcultura: um estudo sobre grafocentrismo e ambientação familiar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Working Papers em Lingüística (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers/article/view/1984-8420.2010v11n1p1 |
Resumo: | O presente estudo focaliza a caracterização dos usos sociais da escrita. Seu objetivo é descrever quais eventos e práticas de letramento ocupam lugar na rotina de mulheres da terceira idade, assim como depreender representações acerca dessa modalidade de língua evidenciadas nas falas dessas senhoras, tematizando a interface entre língua escrita e microcultura. As discussões sobre o tema ancoram-se em estudos de Street (1984; 2003; 2007); Barton (1994); Barton e Hamilton (1998); Barton, Hamilton e Ivanic (2000). Para tanto, a pesquisa buscou responder às seguintes questões: Como se caracterizam usos sociais da língua escrita na vida dessas mulheres? Que significados elas atribuem à língua escrita? Quais práticas e eventos de letramento são possíveis de descrever/depreender no cotidiano dessas senhoras? Os dados foram obtidos por meio de entrevistas, observação e notas de campo, focalizando os elementos visíveis nos eventos de letramento, tal qual suscitado nos estudos de Hamilton (2000a); já os constituintes não-visíveis das práticas de letramento foram observados durante a interação. As participantes são três mulheres habitantes do município de Garopaba/SC. Uma das senhoras, referida aqui como S1, mantém pouco contato com eventos de letramento de grupos escolarizados. As outras senhoras, doravante S2 e S3, por outro lado, constantemente estão em contato com eventos de letramento de grupos escolarizados. O estudo sugere, por meio dos resultados, a prevalência de concepções de modelo autônomo de letramento no ideário dessas mulheres tanto quanto aponta para diferenças expressivas entre as senhoras no que tange a práticas e eventos de letramento relacionados à escolarização dos familiares. |
id |
UFSC-28_d95044736f941c0b2554a5eb9f978a36 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufsc.br:article/16009 |
network_acronym_str |
UFSC-28 |
network_name_str |
Working Papers em Lingüística (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Letramento e microcultura: um estudo sobre grafocentrismo e ambientação familiarO presente estudo focaliza a caracterização dos usos sociais da escrita. Seu objetivo é descrever quais eventos e práticas de letramento ocupam lugar na rotina de mulheres da terceira idade, assim como depreender representações acerca dessa modalidade de língua evidenciadas nas falas dessas senhoras, tematizando a interface entre língua escrita e microcultura. As discussões sobre o tema ancoram-se em estudos de Street (1984; 2003; 2007); Barton (1994); Barton e Hamilton (1998); Barton, Hamilton e Ivanic (2000). Para tanto, a pesquisa buscou responder às seguintes questões: Como se caracterizam usos sociais da língua escrita na vida dessas mulheres? Que significados elas atribuem à língua escrita? Quais práticas e eventos de letramento são possíveis de descrever/depreender no cotidiano dessas senhoras? Os dados foram obtidos por meio de entrevistas, observação e notas de campo, focalizando os elementos visíveis nos eventos de letramento, tal qual suscitado nos estudos de Hamilton (2000a); já os constituintes não-visíveis das práticas de letramento foram observados durante a interação. As participantes são três mulheres habitantes do município de Garopaba/SC. Uma das senhoras, referida aqui como S1, mantém pouco contato com eventos de letramento de grupos escolarizados. As outras senhoras, doravante S2 e S3, por outro lado, constantemente estão em contato com eventos de letramento de grupos escolarizados. O estudo sugere, por meio dos resultados, a prevalência de concepções de modelo autônomo de letramento no ideário dessas mulheres tanto quanto aponta para diferenças expressivas entre as senhoras no que tange a práticas e eventos de letramento relacionados à escolarização dos familiares.Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSC2010-03-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado por pares"application/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers/article/view/1984-8420.2010v11n1p110.5007/1984-8420.2010v11n1p1Working Papers em Linguística; v. 11 n. 1 (2010); 1-101984-8420reponame:Working Papers em Lingüística (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers/article/view/1984-8420.2010v11n1p1/17134Euzébio, Michelle Donizethinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-03-22T10:37:44Zoai:periodicos.ufsc.br:article/16009Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapersPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers/oaiizete.lehmkuhl.coelho@ufsc.br||portaldeperiodicos.bu@contato.ufsc.br||1984-84201415-1464opendoar:2018-03-22T10:37:44Working Papers em Lingüística (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Letramento e microcultura: um estudo sobre grafocentrismo e ambientação familiar |
title |
Letramento e microcultura: um estudo sobre grafocentrismo e ambientação familiar |
spellingShingle |
Letramento e microcultura: um estudo sobre grafocentrismo e ambientação familiar Euzébio, Michelle Donizeth |
title_short |
Letramento e microcultura: um estudo sobre grafocentrismo e ambientação familiar |
title_full |
Letramento e microcultura: um estudo sobre grafocentrismo e ambientação familiar |
title_fullStr |
Letramento e microcultura: um estudo sobre grafocentrismo e ambientação familiar |
title_full_unstemmed |
Letramento e microcultura: um estudo sobre grafocentrismo e ambientação familiar |
title_sort |
Letramento e microcultura: um estudo sobre grafocentrismo e ambientação familiar |
author |
Euzébio, Michelle Donizeth |
author_facet |
Euzébio, Michelle Donizeth |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Euzébio, Michelle Donizeth |
description |
O presente estudo focaliza a caracterização dos usos sociais da escrita. Seu objetivo é descrever quais eventos e práticas de letramento ocupam lugar na rotina de mulheres da terceira idade, assim como depreender representações acerca dessa modalidade de língua evidenciadas nas falas dessas senhoras, tematizando a interface entre língua escrita e microcultura. As discussões sobre o tema ancoram-se em estudos de Street (1984; 2003; 2007); Barton (1994); Barton e Hamilton (1998); Barton, Hamilton e Ivanic (2000). Para tanto, a pesquisa buscou responder às seguintes questões: Como se caracterizam usos sociais da língua escrita na vida dessas mulheres? Que significados elas atribuem à língua escrita? Quais práticas e eventos de letramento são possíveis de descrever/depreender no cotidiano dessas senhoras? Os dados foram obtidos por meio de entrevistas, observação e notas de campo, focalizando os elementos visíveis nos eventos de letramento, tal qual suscitado nos estudos de Hamilton (2000a); já os constituintes não-visíveis das práticas de letramento foram observados durante a interação. As participantes são três mulheres habitantes do município de Garopaba/SC. Uma das senhoras, referida aqui como S1, mantém pouco contato com eventos de letramento de grupos escolarizados. As outras senhoras, doravante S2 e S3, por outro lado, constantemente estão em contato com eventos de letramento de grupos escolarizados. O estudo sugere, por meio dos resultados, a prevalência de concepções de modelo autônomo de letramento no ideário dessas mulheres tanto quanto aponta para diferenças expressivas entre as senhoras no que tange a práticas e eventos de letramento relacionados à escolarização dos familiares. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-03-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion "Avaliado por pares" |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers/article/view/1984-8420.2010v11n1p1 10.5007/1984-8420.2010v11n1p1 |
url |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers/article/view/1984-8420.2010v11n1p1 |
identifier_str_mv |
10.5007/1984-8420.2010v11n1p1 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers/article/view/1984-8420.2010v11n1p1/17134 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSC |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Working Papers em Linguística; v. 11 n. 1 (2010); 1-10 1984-8420 reponame:Working Papers em Lingüística (Online) instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Working Papers em Lingüística (Online) |
collection |
Working Papers em Lingüística (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Working Papers em Lingüística (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
izete.lehmkuhl.coelho@ufsc.br||portaldeperiodicos.bu@contato.ufsc.br|| |
_version_ |
1797174772525694976 |