As provas de Língua Portuguesa dos exames vestibulares da UFPR (2003-2009): o texto como objeto de estudo
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Working Papers em Lingüística (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers/article/view/1984-8420.2010v11n1p11 |
Resumo: | Neste artigo, objetivamos discutir a noção de letramento e as concepções teórico-metodológicas que ancoram o trabalho com o texto, subjacentes à elaboração da prova de Língua Portuguesa do exame vestibular da Universidade Federal do Paraná. A pesquisa ancorou-se nos estudos da área de Linguística Aplicada, especialmente nos estudos de letramento desenvolvidos por Street (1984) e Barton (1994); nos estudos do Círculo de Bakhtin sobre a concepção sócio-histórica ideológica da linguagem e sua realidade dialógica, sobre a compreensão de texto como enunciado e de enunciado como unidade da comunicação discursiva e sobre gênero do discurso; nos estudos da Linguística Textual e nas reflexões de Geraldi (2002) sobre a prática de leitura e escrita. Os dados de pesquisa foram constituídos, principalmente, pelas provas de Língua Portuguesa de oito exames vestibulares (2002 a 2009) e pelos manuais/guias do candidato correspondentes aos mesmos processos seletivos. A pesquisa apontou a valoração emprestada à dimensão de uso da língua, tomando como conteúdos de análise, a prática de leitura e produção de textos escritos, bem como sinalizou o desejo da universidade em aferir o letramento escolar dos candidatos numa visão prospectiva, ou seja, entendendo-o como ponto de partida para um projeto de construção de conhecimentos ao longo do curso de graduação. |
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As provas de Língua Portuguesa dos exames vestibulares da UFPR (2003-2009): o texto como objeto de estudoNeste artigo, objetivamos discutir a noção de letramento e as concepções teórico-metodológicas que ancoram o trabalho com o texto, subjacentes à elaboração da prova de Língua Portuguesa do exame vestibular da Universidade Federal do Paraná. A pesquisa ancorou-se nos estudos da área de Linguística Aplicada, especialmente nos estudos de letramento desenvolvidos por Street (1984) e Barton (1994); nos estudos do Círculo de Bakhtin sobre a concepção sócio-histórica ideológica da linguagem e sua realidade dialógica, sobre a compreensão de texto como enunciado e de enunciado como unidade da comunicação discursiva e sobre gênero do discurso; nos estudos da Linguística Textual e nas reflexões de Geraldi (2002) sobre a prática de leitura e escrita. Os dados de pesquisa foram constituídos, principalmente, pelas provas de Língua Portuguesa de oito exames vestibulares (2002 a 2009) e pelos manuais/guias do candidato correspondentes aos mesmos processos seletivos. A pesquisa apontou a valoração emprestada à dimensão de uso da língua, tomando como conteúdos de análise, a prática de leitura e produção de textos escritos, bem como sinalizou o desejo da universidade em aferir o letramento escolar dos candidatos numa visão prospectiva, ou seja, entendendo-o como ponto de partida para um projeto de construção de conhecimentos ao longo do curso de graduação.Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSC2010-03-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado por pares"pesquisa qualitativaapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers/article/view/1984-8420.2010v11n1p1110.5007/1984-8420.2010v11n1p11Working Papers em Linguística; v. 11 n. 1 (2010); 11-321984-8420reponame:Working Papers em Lingüística (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers/article/view/1984-8420.2010v11n1p11/17136Silveira, Ana Paula Kuczmyndainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-03-22T10:39:41Zoai:periodicos.ufsc.br:article/13767Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapersPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers/oaiizete.lehmkuhl.coelho@ufsc.br||portaldeperiodicos.bu@contato.ufsc.br||1984-84201415-1464opendoar:2018-03-22T10:39:41Working Papers em Lingüística (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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