O processo de formação de pesquisadores: Análise do programa de iniciação científica da Universidade Federal de Santa Catarina no período de 1990 a 2012

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Airton
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Encontros Bibli
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/31456
Resumo: Um dos papéis reservados às universidades tem sido o de contribuir com a sociedade, tanto por meio da produção de conhecimento, através da pesquisa científica, como pela formação de recursos humanos de alto nível, cujo início ocorre ainda na graduação. O Programa Institucional de Iniciação Científica – PIBIC/CNPq, desde sua criação em 1988, é considerado o programa de maior amplitude dentre todas as formas de operacionalização na concessão de bolsas para o jovem universitário. No âmbito do CNPq já foram feitas duas avaliações acerca dos resultados alcançados pelo Programa ao longo desses anos. Nesse sentido, a presente pesquisa trata da análise do destino dos egressos do Programa de Iniciação Científica (IC) no contexto da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no período de 1990 a 2012, bem como de suas respectivas produções científicas. Objetiva investigar a contribuição do programa de iniciação científica da UFSC no processo de formação de pesquisadores. Busca resposta à seguinte questão: o programa de IC da UFSC tem contribuído para a formação de Pesquisadores? No tocante ao método, a pesquisa caracteriza-se como documental, quantitativa, exploratória, descritiva e de levantamento (survey). Os resultados alcançados foram a sistematização dos dados da IC na UFSC; o mapeamento do destino dos egressos e a averiguação de quais os canais preferenciais de divulgação de suas respectivas produções científicas de acordo com a área do conhecimento. É pretensão que os resultados apresentados neste trabalho possam contribuir com os esforços de melhoramento do programa, objetivando que resultados mais expressivos sejam alcançados em relação ao investimento realizado tanto pelo CNPq como pela UFSC.
id UFSC-29_449fea3777afbdf167cb07e4bfe412d7
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/31456
network_acronym_str UFSC-29
network_name_str Encontros Bibli
repository_id_str
spelling O processo de formação de pesquisadores: Análise do programa de iniciação científica da Universidade Federal de Santa Catarina no período de 1990 a 2012Um dos papéis reservados às universidades tem sido o de contribuir com a sociedade, tanto por meio da produção de conhecimento, através da pesquisa científica, como pela formação de recursos humanos de alto nível, cujo início ocorre ainda na graduação. O Programa Institucional de Iniciação Científica – PIBIC/CNPq, desde sua criação em 1988, é considerado o programa de maior amplitude dentre todas as formas de operacionalização na concessão de bolsas para o jovem universitário. No âmbito do CNPq já foram feitas duas avaliações acerca dos resultados alcançados pelo Programa ao longo desses anos. Nesse sentido, a presente pesquisa trata da análise do destino dos egressos do Programa de Iniciação Científica (IC) no contexto da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no período de 1990 a 2012, bem como de suas respectivas produções científicas. Objetiva investigar a contribuição do programa de iniciação científica da UFSC no processo de formação de pesquisadores. Busca resposta à seguinte questão: o programa de IC da UFSC tem contribuído para a formação de Pesquisadores? No tocante ao método, a pesquisa caracteriza-se como documental, quantitativa, exploratória, descritiva e de levantamento (survey). Os resultados alcançados foram a sistematização dos dados da IC na UFSC; o mapeamento do destino dos egressos e a averiguação de quais os canais preferenciais de divulgação de suas respectivas produções científicas de acordo com a área do conhecimento. É pretensão que os resultados apresentados neste trabalho possam contribuir com os esforços de melhoramento do programa, objetivando que resultados mais expressivos sejam alcançados em relação ao investimento realizado tanto pelo CNPq como pela UFSC.Departamento de Ciência da Informação – UFSC2013-11-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/31456Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação; Vol. 18 No. 38 (2013)Encontros Bibli: revista electrónica de bibliotecología y ciencias de la información.; Vol. 18 Núm. 38 (2013)Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação; v. 18 n. 38 (2013)1518-2924reponame:Encontros Bibliinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/31456/25968Copyright (c) 2013 Airton Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Airton2023-05-24T12:42:06Zoai:periodicos.ufsc.br:article/31456Revistahttps://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/indexPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/oaiencontrosbibli@contato.ufsc.br||portaldeperiodicos.bu@contato.ufsc.br1518-29241518-2924opendoar:2023-05-24T12:42:06Encontros Bibli - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O processo de formação de pesquisadores: Análise do programa de iniciação científica da Universidade Federal de Santa Catarina no período de 1990 a 2012
title O processo de formação de pesquisadores: Análise do programa de iniciação científica da Universidade Federal de Santa Catarina no período de 1990 a 2012
spellingShingle O processo de formação de pesquisadores: Análise do programa de iniciação científica da Universidade Federal de Santa Catarina no período de 1990 a 2012
Costa, Airton
title_short O processo de formação de pesquisadores: Análise do programa de iniciação científica da Universidade Federal de Santa Catarina no período de 1990 a 2012
title_full O processo de formação de pesquisadores: Análise do programa de iniciação científica da Universidade Federal de Santa Catarina no período de 1990 a 2012
title_fullStr O processo de formação de pesquisadores: Análise do programa de iniciação científica da Universidade Federal de Santa Catarina no período de 1990 a 2012
title_full_unstemmed O processo de formação de pesquisadores: Análise do programa de iniciação científica da Universidade Federal de Santa Catarina no período de 1990 a 2012
title_sort O processo de formação de pesquisadores: Análise do programa de iniciação científica da Universidade Federal de Santa Catarina no período de 1990 a 2012
author Costa, Airton
author_facet Costa, Airton
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Airton
description Um dos papéis reservados às universidades tem sido o de contribuir com a sociedade, tanto por meio da produção de conhecimento, através da pesquisa científica, como pela formação de recursos humanos de alto nível, cujo início ocorre ainda na graduação. O Programa Institucional de Iniciação Científica – PIBIC/CNPq, desde sua criação em 1988, é considerado o programa de maior amplitude dentre todas as formas de operacionalização na concessão de bolsas para o jovem universitário. No âmbito do CNPq já foram feitas duas avaliações acerca dos resultados alcançados pelo Programa ao longo desses anos. Nesse sentido, a presente pesquisa trata da análise do destino dos egressos do Programa de Iniciação Científica (IC) no contexto da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no período de 1990 a 2012, bem como de suas respectivas produções científicas. Objetiva investigar a contribuição do programa de iniciação científica da UFSC no processo de formação de pesquisadores. Busca resposta à seguinte questão: o programa de IC da UFSC tem contribuído para a formação de Pesquisadores? No tocante ao método, a pesquisa caracteriza-se como documental, quantitativa, exploratória, descritiva e de levantamento (survey). Os resultados alcançados foram a sistematização dos dados da IC na UFSC; o mapeamento do destino dos egressos e a averiguação de quais os canais preferenciais de divulgação de suas respectivas produções científicas de acordo com a área do conhecimento. É pretensão que os resultados apresentados neste trabalho possam contribuir com os esforços de melhoramento do programa, objetivando que resultados mais expressivos sejam alcançados em relação ao investimento realizado tanto pelo CNPq como pela UFSC.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-11-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/31456
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/31456
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/31456/25968
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Airton Costa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Airton Costa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Departamento de Ciência da Informação – UFSC
publisher.none.fl_str_mv Departamento de Ciência da Informação – UFSC
dc.source.none.fl_str_mv Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação; Vol. 18 No. 38 (2013)
Encontros Bibli: revista electrónica de bibliotecología y ciencias de la información.; Vol. 18 Núm. 38 (2013)
Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação; v. 18 n. 38 (2013)
1518-2924
reponame:Encontros Bibli
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Encontros Bibli
collection Encontros Bibli
repository.name.fl_str_mv Encontros Bibli - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv encontrosbibli@contato.ufsc.br||portaldeperiodicos.bu@contato.ufsc.br
_version_ 1797067781656543232