Gestão de competências na prestação de serviços de informação em bibliotecas de universidades da região de Florianópolis/sc

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rossi, Tatiana
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Encontros Bibli
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/27273
Resumo: A gestão de competências integra os conhecimentos, habilidades e atitudes e corrobora na administração da lacuna entre as competências necessárias e as existentes, denominada de gap de competências. Tem-se como objetivo deste estudo diagnosticar o gap de competências dos bibliotecários para a prestação de serviço de informação nas bibliotecas de universidades da região de Florianópolis. A princípio identificam-se os serviços de informação comumente prestados pelas bibliotecas das universidades da região de Florianópolis; toma-se conhecimento, na percepção do gestor, de como são gerenciados os serviços de informação e os bibliotecários atuantes nessas bibliotecas; em seguida organiza-se uma listagem das competências necessárias para a prestação dos serviços de informação em bibliotecas universitárias, baseada na literatura; submete-se esta lista de competências à averiguação dos bibliotecários que atuam nos respectivos serviços nas bibliotecas das universidades da região de Florianópolis; e, verifica-se o gap das competências anteriormente indicadas como necessárias por estes bibliotecários. A metodologia utilizada foi descritiva e exploratória; para os procedimentos técnicos utilizou-se da pesquisa documental e bibliográfica; com relação à forma de abordagem do problema foi quanti-qualitativa; realizou-se entrevistas estruturadas e aplicação de questionários. A população foi composta dos bibliotecários das bibliotecas centrais das Universidades do Estado de Santa Catarina, do Sul de Santa Catarina e Federal de Santa Catarina. O pré-teste foi aplicado aos bibliotecários dos serviços de informação da Universidade do Vale do Itajaí. Identificou-se que os serviços comumente ofertados são capacitação/treinamento; comutação bibliográfica; levantamento bibliográfico; normalização bibliográfica; e, processo de Referência/assistência informacional. Foram levantadas 282 competências as quais foram submetidas à averiguação dos bibliotecários que atuam na prestação do serviço de informação nas bibliotecas das universidades da região de Florianópolis. Dentre as competências apontadas como muito importantes para cada um dos serviços de informação verificou-se àquelas que os bibliotecários possuíam com eficiência; possuíam, mas precisariam melhorar; e, quais não possuíam. Ao final desta pesquisa, verifica-se que existe um baixo gap de competências dos bibliotecários prestadores de serviço de informação nas bibliotecas das universidades da região de Florianópolis, mas, apesar de pouco expressivo é conveniente buscar suprir o gap de competências para que estes profissionais obtenham melhor desenvolvimento pessoal e profissional.
id UFSC-29_6a26cd7627622f983b0abee32a7dd5bf
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/27273
network_acronym_str UFSC-29
network_name_str Encontros Bibli
repository_id_str
spelling Gestão de competências na prestação de serviços de informação em bibliotecas de universidades da região de Florianópolis/sc Gestão de competências Serviços de informaçãoBiblioteca UniversitáriaGap de competênciasA gestão de competências integra os conhecimentos, habilidades e atitudes e corrobora na administração da lacuna entre as competências necessárias e as existentes, denominada de gap de competências. Tem-se como objetivo deste estudo diagnosticar o gap de competências dos bibliotecários para a prestação de serviço de informação nas bibliotecas de universidades da região de Florianópolis. A princípio identificam-se os serviços de informação comumente prestados pelas bibliotecas das universidades da região de Florianópolis; toma-se conhecimento, na percepção do gestor, de como são gerenciados os serviços de informação e os bibliotecários atuantes nessas bibliotecas; em seguida organiza-se uma listagem das competências necessárias para a prestação dos serviços de informação em bibliotecas universitárias, baseada na literatura; submete-se esta lista de competências à averiguação dos bibliotecários que atuam nos respectivos serviços nas bibliotecas das universidades da região de Florianópolis; e, verifica-se o gap das competências anteriormente indicadas como necessárias por estes bibliotecários. A metodologia utilizada foi descritiva e exploratória; para os procedimentos técnicos utilizou-se da pesquisa documental e bibliográfica; com relação à forma de abordagem do problema foi quanti-qualitativa; realizou-se entrevistas estruturadas e aplicação de questionários. A população foi composta dos bibliotecários das bibliotecas centrais das Universidades do Estado de Santa Catarina, do Sul de Santa Catarina e Federal de Santa Catarina. O pré-teste foi aplicado aos bibliotecários dos serviços de informação da Universidade do Vale do Itajaí. Identificou-se que os serviços comumente ofertados são capacitação/treinamento; comutação bibliográfica; levantamento bibliográfico; normalização bibliográfica; e, processo de Referência/assistência informacional. Foram levantadas 282 competências as quais foram submetidas à averiguação dos bibliotecários que atuam na prestação do serviço de informação nas bibliotecas das universidades da região de Florianópolis. Dentre as competências apontadas como muito importantes para cada um dos serviços de informação verificou-se àquelas que os bibliotecários possuíam com eficiência; possuíam, mas precisariam melhorar; e, quais não possuíam. Ao final desta pesquisa, verifica-se que existe um baixo gap de competências dos bibliotecários prestadores de serviço de informação nas bibliotecas das universidades da região de Florianópolis, mas, apesar de pouco expressivo é conveniente buscar suprir o gap de competências para que estes profissionais obtenham melhor desenvolvimento pessoal e profissional.Departamento de Ciência da Informação – UFSC2012-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/27273Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação; Vol. 17 No. 35 (2012)Encontros Bibli: revista electrónica de bibliotecología y ciencias de la información.; Vol. 17 Núm. 35 (2012)Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação; v. 17 n. 35 (2012)1518-2924reponame:Encontros Bibliinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/27273/23600Copyright (c) 2012 Tatiana Rossihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRossi, Tatiana2023-06-22T13:46:09Zoai:periodicos.ufsc.br:article/27273Revistahttps://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/indexPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/oaiencontrosbibli@contato.ufsc.br||portaldeperiodicos.bu@contato.ufsc.br1518-29241518-2924opendoar:2023-06-22T13:46:09Encontros Bibli - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão de competências na prestação de serviços de informação em bibliotecas de universidades da região de Florianópolis/sc
title Gestão de competências na prestação de serviços de informação em bibliotecas de universidades da região de Florianópolis/sc
spellingShingle Gestão de competências na prestação de serviços de informação em bibliotecas de universidades da região de Florianópolis/sc
Rossi, Tatiana
Gestão de competências
Serviços de informação
Biblioteca Universitária
Gap de competências
title_short Gestão de competências na prestação de serviços de informação em bibliotecas de universidades da região de Florianópolis/sc
title_full Gestão de competências na prestação de serviços de informação em bibliotecas de universidades da região de Florianópolis/sc
title_fullStr Gestão de competências na prestação de serviços de informação em bibliotecas de universidades da região de Florianópolis/sc
title_full_unstemmed Gestão de competências na prestação de serviços de informação em bibliotecas de universidades da região de Florianópolis/sc
title_sort Gestão de competências na prestação de serviços de informação em bibliotecas de universidades da região de Florianópolis/sc
author Rossi, Tatiana
author_facet Rossi, Tatiana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rossi, Tatiana
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão de competências
Serviços de informação
Biblioteca Universitária
Gap de competências
topic Gestão de competências
Serviços de informação
Biblioteca Universitária
Gap de competências
description A gestão de competências integra os conhecimentos, habilidades e atitudes e corrobora na administração da lacuna entre as competências necessárias e as existentes, denominada de gap de competências. Tem-se como objetivo deste estudo diagnosticar o gap de competências dos bibliotecários para a prestação de serviço de informação nas bibliotecas de universidades da região de Florianópolis. A princípio identificam-se os serviços de informação comumente prestados pelas bibliotecas das universidades da região de Florianópolis; toma-se conhecimento, na percepção do gestor, de como são gerenciados os serviços de informação e os bibliotecários atuantes nessas bibliotecas; em seguida organiza-se uma listagem das competências necessárias para a prestação dos serviços de informação em bibliotecas universitárias, baseada na literatura; submete-se esta lista de competências à averiguação dos bibliotecários que atuam nos respectivos serviços nas bibliotecas das universidades da região de Florianópolis; e, verifica-se o gap das competências anteriormente indicadas como necessárias por estes bibliotecários. A metodologia utilizada foi descritiva e exploratória; para os procedimentos técnicos utilizou-se da pesquisa documental e bibliográfica; com relação à forma de abordagem do problema foi quanti-qualitativa; realizou-se entrevistas estruturadas e aplicação de questionários. A população foi composta dos bibliotecários das bibliotecas centrais das Universidades do Estado de Santa Catarina, do Sul de Santa Catarina e Federal de Santa Catarina. O pré-teste foi aplicado aos bibliotecários dos serviços de informação da Universidade do Vale do Itajaí. Identificou-se que os serviços comumente ofertados são capacitação/treinamento; comutação bibliográfica; levantamento bibliográfico; normalização bibliográfica; e, processo de Referência/assistência informacional. Foram levantadas 282 competências as quais foram submetidas à averiguação dos bibliotecários que atuam na prestação do serviço de informação nas bibliotecas das universidades da região de Florianópolis. Dentre as competências apontadas como muito importantes para cada um dos serviços de informação verificou-se àquelas que os bibliotecários possuíam com eficiência; possuíam, mas precisariam melhorar; e, quais não possuíam. Ao final desta pesquisa, verifica-se que existe um baixo gap de competências dos bibliotecários prestadores de serviço de informação nas bibliotecas das universidades da região de Florianópolis, mas, apesar de pouco expressivo é conveniente buscar suprir o gap de competências para que estes profissionais obtenham melhor desenvolvimento pessoal e profissional.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/27273
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/27273
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/27273/23600
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2012 Tatiana Rossi
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2012 Tatiana Rossi
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Departamento de Ciência da Informação – UFSC
publisher.none.fl_str_mv Departamento de Ciência da Informação – UFSC
dc.source.none.fl_str_mv Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação; Vol. 17 No. 35 (2012)
Encontros Bibli: revista electrónica de bibliotecología y ciencias de la información.; Vol. 17 Núm. 35 (2012)
Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação; v. 17 n. 35 (2012)
1518-2924
reponame:Encontros Bibli
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Encontros Bibli
collection Encontros Bibli
repository.name.fl_str_mv Encontros Bibli - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv encontrosbibli@contato.ufsc.br||portaldeperiodicos.bu@contato.ufsc.br
_version_ 1797067776991428608