Apresentação da editora deste número

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valentim, Marta Ligia Pomim
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Encontros Bibli
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2004v9nesp1pii
Resumo: A inteligência competitiva (I.C.) tem sido objeto de pesquisa, por parte de diferentes pesquisadores da área de Ciência da Informação, uma vez que a maior parte das atividades inerentes a ela, estão ligadas a dados, informação e conhecimento. A Ciência da Informação, que possui como objeto de estudo a informação e, por conseqüência, o conhecimento, por isso mesmo tem o compromisso de conhecer melhor os problemas ligados a esse fenômeno. Do mesmo modo, a sociedade brasileira em geral, e mais especificamente o setor produtivo, precisa explorar a I.C., visando maior competitividade econômica do país, assim como necessita utilizá-la como um recurso estratégico competitivo e necessário à consolidação da sociedade da informação. Este número da revista Encontros Bibli - Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, publicada pelo Departamento de Ciência da Informação, da Universidade Federal de Santa Catarina, apresenta seis artigos que abordam o tema inteligência competitiva, sob diferentes enfoques. O primeiro artigo pretende discutir as significações dos termos ‘gestão do conhecimento’ e ‘organização do saber’ ou ‘organização do conhecimento’, visando contribuir para a consolidação da base teórica e epistemológica da Ciência da Informação. Na mesma linha o segundo artigo, Inteligência Social e Inteligência Competitiva, resgata os conceitos de inteligência social e coletiva no contexto da Sociedade da Informação, vinculando-as aos ambientes organizacionais. A aplicação da I.C. no contexto produtivo é o tema do terceiro artigo. Os autores mostram como a inteligência competitiva pode contribuir para fortalecer arranjos produtivos locais, principalmente no ambiente das pequenas e médias empresas industriais. O quarto artigo trata da inteligência competitiva aplicada à marca de uma organização e, nesse sentido, de que forma a I.C. pode proporcionar uma vantagem competitiva sustentável a ela. A prospecção e o monitoramento informacional, atividades base da inteligência competitiva, ocorrem a partir de diferentes atividades informacionais; o papel dessas atividades é essencial, pois elas alimentam todo o processo de I.C. Assim, o quinto artigo resgata os conceitos, as características etc., dessas atividades. O sexto e último artigo trata da análise sobre conceitos e técnicas de I.C. e Gestão do Conhecimento (G.C.), realizada por meio da ferramenta Text Mining, em três bases de dados do ISI Web of Science, no período de 1990 a 2003, visando mapear a evolução de publicação sobre esses temas. Aos leitores do Encontros Bibli esperamos que, de algum modo, as contribuições desse número possam trazer informações relevantes à construção da área de Ciência da Informação no país.
id UFSC-29_8747e77a3c2a13e0abfb45c49f3f5845
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/303
network_acronym_str UFSC-29
network_name_str Encontros Bibli
repository_id_str
spelling Apresentação da editora deste númeroApresentação da editora deste númeroA inteligência competitiva (I.C.) tem sido objeto de pesquisa, por parte de diferentes pesquisadores da área de Ciência da Informação, uma vez que a maior parte das atividades inerentes a ela, estão ligadas a dados, informação e conhecimento. A Ciência da Informação, que possui como objeto de estudo a informação e, por conseqüência, o conhecimento, por isso mesmo tem o compromisso de conhecer melhor os problemas ligados a esse fenômeno. Do mesmo modo, a sociedade brasileira em geral, e mais especificamente o setor produtivo, precisa explorar a I.C., visando maior competitividade econômica do país, assim como necessita utilizá-la como um recurso estratégico competitivo e necessário à consolidação da sociedade da informação. Este número da revista Encontros Bibli - Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, publicada pelo Departamento de Ciência da Informação, da Universidade Federal de Santa Catarina, apresenta seis artigos que abordam o tema inteligência competitiva, sob diferentes enfoques. O primeiro artigo pretende discutir as significações dos termos ‘gestão do conhecimento’ e ‘organização do saber’ ou ‘organização do conhecimento’, visando contribuir para a consolidação da base teórica e epistemológica da Ciência da Informação. Na mesma linha o segundo artigo, Inteligência Social e Inteligência Competitiva, resgata os conceitos de inteligência social e coletiva no contexto da Sociedade da Informação, vinculando-as aos ambientes organizacionais. A aplicação da I.C. no contexto produtivo é o tema do terceiro artigo. Os autores mostram como a inteligência competitiva pode contribuir para fortalecer arranjos produtivos locais, principalmente no ambiente das pequenas e médias empresas industriais. O quarto artigo trata da inteligência competitiva aplicada à marca de uma organização e, nesse sentido, de que forma a I.C. pode proporcionar uma vantagem competitiva sustentável a ela. A prospecção e o monitoramento informacional, atividades base da inteligência competitiva, ocorrem a partir de diferentes atividades informacionais; o papel dessas atividades é essencial, pois elas alimentam todo o processo de I.C. Assim, o quinto artigo resgata os conceitos, as características etc., dessas atividades. O sexto e último artigo trata da análise sobre conceitos e técnicas de I.C. e Gestão do Conhecimento (G.C.), realizada por meio da ferramenta Text Mining, em três bases de dados do ISI Web of Science, no período de 1990 a 2003, visando mapear a evolução de publicação sobre esses temas. Aos leitores do Encontros Bibli esperamos que, de algum modo, as contribuições desse número possam trazer informações relevantes à construção da área de Ciência da Informação no país.Departamento de Ciência da Informação – UFSC2004-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2004v9nesp1pii10.5007/1518-2924.2004v9nesp1piiEncontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação; Especial - primeiro semestre de 2004: Inteligência competitiva; iiEncontros Bibli: revista electrónica de bibliotecología y ciencias de la información.; Especial - primeiro semestre de 2004: Inteligência competitiva; iiEncontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação; Especial - primeiro semestre de 2004: Inteligência competitiva; ii1518-2924reponame:Encontros Bibliinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2004v9nesp1pii/5276Copyright (c) 2004 Marta Ligia Pomim Valentiminfo:eu-repo/semantics/openAccessValentim, Marta Ligia Pomim2023-05-24T12:41:42Zoai:periodicos.ufsc.br:article/303Revistahttps://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/indexPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/oaiencontrosbibli@contato.ufsc.br||portaldeperiodicos.bu@contato.ufsc.br1518-29241518-2924opendoar:2023-05-24T12:41:42Encontros Bibli - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Apresentação da editora deste número
Apresentação da editora deste número
title Apresentação da editora deste número
spellingShingle Apresentação da editora deste número
Valentim, Marta Ligia Pomim
title_short Apresentação da editora deste número
title_full Apresentação da editora deste número
title_fullStr Apresentação da editora deste número
title_full_unstemmed Apresentação da editora deste número
title_sort Apresentação da editora deste número
author Valentim, Marta Ligia Pomim
author_facet Valentim, Marta Ligia Pomim
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Valentim, Marta Ligia Pomim
description A inteligência competitiva (I.C.) tem sido objeto de pesquisa, por parte de diferentes pesquisadores da área de Ciência da Informação, uma vez que a maior parte das atividades inerentes a ela, estão ligadas a dados, informação e conhecimento. A Ciência da Informação, que possui como objeto de estudo a informação e, por conseqüência, o conhecimento, por isso mesmo tem o compromisso de conhecer melhor os problemas ligados a esse fenômeno. Do mesmo modo, a sociedade brasileira em geral, e mais especificamente o setor produtivo, precisa explorar a I.C., visando maior competitividade econômica do país, assim como necessita utilizá-la como um recurso estratégico competitivo e necessário à consolidação da sociedade da informação. Este número da revista Encontros Bibli - Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, publicada pelo Departamento de Ciência da Informação, da Universidade Federal de Santa Catarina, apresenta seis artigos que abordam o tema inteligência competitiva, sob diferentes enfoques. O primeiro artigo pretende discutir as significações dos termos ‘gestão do conhecimento’ e ‘organização do saber’ ou ‘organização do conhecimento’, visando contribuir para a consolidação da base teórica e epistemológica da Ciência da Informação. Na mesma linha o segundo artigo, Inteligência Social e Inteligência Competitiva, resgata os conceitos de inteligência social e coletiva no contexto da Sociedade da Informação, vinculando-as aos ambientes organizacionais. A aplicação da I.C. no contexto produtivo é o tema do terceiro artigo. Os autores mostram como a inteligência competitiva pode contribuir para fortalecer arranjos produtivos locais, principalmente no ambiente das pequenas e médias empresas industriais. O quarto artigo trata da inteligência competitiva aplicada à marca de uma organização e, nesse sentido, de que forma a I.C. pode proporcionar uma vantagem competitiva sustentável a ela. A prospecção e o monitoramento informacional, atividades base da inteligência competitiva, ocorrem a partir de diferentes atividades informacionais; o papel dessas atividades é essencial, pois elas alimentam todo o processo de I.C. Assim, o quinto artigo resgata os conceitos, as características etc., dessas atividades. O sexto e último artigo trata da análise sobre conceitos e técnicas de I.C. e Gestão do Conhecimento (G.C.), realizada por meio da ferramenta Text Mining, em três bases de dados do ISI Web of Science, no período de 1990 a 2003, visando mapear a evolução de publicação sobre esses temas. Aos leitores do Encontros Bibli esperamos que, de algum modo, as contribuições desse número possam trazer informações relevantes à construção da área de Ciência da Informação no país.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2004v9nesp1pii
10.5007/1518-2924.2004v9nesp1pii
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2004v9nesp1pii
identifier_str_mv 10.5007/1518-2924.2004v9nesp1pii
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2004v9nesp1pii/5276
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2004 Marta Ligia Pomim Valentim
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2004 Marta Ligia Pomim Valentim
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Departamento de Ciência da Informação – UFSC
publisher.none.fl_str_mv Departamento de Ciência da Informação – UFSC
dc.source.none.fl_str_mv Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação; Especial - primeiro semestre de 2004: Inteligência competitiva; ii
Encontros Bibli: revista electrónica de bibliotecología y ciencias de la información.; Especial - primeiro semestre de 2004: Inteligência competitiva; ii
Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação; Especial - primeiro semestre de 2004: Inteligência competitiva; ii
1518-2924
reponame:Encontros Bibli
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Encontros Bibli
collection Encontros Bibli
repository.name.fl_str_mv Encontros Bibli - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv encontrosbibli@contato.ufsc.br||portaldeperiodicos.bu@contato.ufsc.br
_version_ 1797067780978114560