Serviço de Referência Educativo (SRE) em bibliotecas universitárias: análise das práticas voltadas ao desenvolvimento da competência em informação de seus usuários
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Encontros Bibli |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/40082 |
Resumo: | Na sociedade da informação o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes para lidar com a informação é requisito imprescindível para o sucesso dos indivíduos, não apenas no contexto acadêmico, mas ao longo da vida, o que está em consonância com o conceito de competência em informação. O bibliotecário, como profissional capacitado para o uso da informação com efetividade, necessita atentar-se para essa demanda decorrente da sociedade atual e atuar como agente educacional no desenvolvimento dessas competências. O Serviço de Referência Educativo (SRE), ofertado nas bibliotecas universitárias, deve incorporar o conceito da competência em informação em suas práticas e contribuir ativamente para facilitar o desenvolvimento ou a melhoria das habilidades, conhecimentos e atitudes de seus usuários em relação à informação, tornando-os aprendizes ao longo da vida. O objetivo geral da presente pesquisa é analisar as práticas do SRE, em bibliotecas universitárias públicas brasileiras, voltadas ao desenvolvimento da competência em informação de seus usuários. Quanto aos procedimentos metodológicos, utiliza-se de abordagem quali-quantitativa. Classifica-se a pesquisa como exploratória e descritiva e utiliza-se o método de levantamento. Para atingir os objetivos propostos, realiza-se revisão de literatura em bases de dados nacionais e internacionais visando a compreensão da temática e a elaboração do questionário aplicado com os bibliotecários responsáveis pelo serviço de referência das bibliotecas universitárias públicas do Brasil. Constata-se a necessidade de maior inserção das bibliotecas universitárias no processo educacional. A atuação do SRE, objeto de estudo nesta dissertação, no desenvolvimento da competência em informação da comunidade acadêmica, é um grande trunfo para as bibliotecas universitárias mostrarem o seu valor para o ensino-aprendizagem. Sugere-se fazer novas pesquisas na temática da competência em informação, utilizando-se de outros métodos de investigação, como a observação, entrevista presencial, dentre outros. Verifica-se, também, a importância de se realizar pesquisa sobre competência em informação junto aos usuários da informação, além dos docentes e bibliotecários. |
id |
UFSC-29_d57ca94a00d181226bee2cd1021f08f4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufsc.br:article/40082 |
network_acronym_str |
UFSC-29 |
network_name_str |
Encontros Bibli |
repository_id_str |
|
spelling |
Serviço de Referência Educativo (SRE) em bibliotecas universitárias: análise das práticas voltadas ao desenvolvimento da competência em informação de seus usuáriosCiência da InformaçãoBibliotecas universitáriasServiço de referência educativoEducação de usuáriosCompetência em informaçãoNa sociedade da informação o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes para lidar com a informação é requisito imprescindível para o sucesso dos indivíduos, não apenas no contexto acadêmico, mas ao longo da vida, o que está em consonância com o conceito de competência em informação. O bibliotecário, como profissional capacitado para o uso da informação com efetividade, necessita atentar-se para essa demanda decorrente da sociedade atual e atuar como agente educacional no desenvolvimento dessas competências. O Serviço de Referência Educativo (SRE), ofertado nas bibliotecas universitárias, deve incorporar o conceito da competência em informação em suas práticas e contribuir ativamente para facilitar o desenvolvimento ou a melhoria das habilidades, conhecimentos e atitudes de seus usuários em relação à informação, tornando-os aprendizes ao longo da vida. O objetivo geral da presente pesquisa é analisar as práticas do SRE, em bibliotecas universitárias públicas brasileiras, voltadas ao desenvolvimento da competência em informação de seus usuários. Quanto aos procedimentos metodológicos, utiliza-se de abordagem quali-quantitativa. Classifica-se a pesquisa como exploratória e descritiva e utiliza-se o método de levantamento. Para atingir os objetivos propostos, realiza-se revisão de literatura em bases de dados nacionais e internacionais visando a compreensão da temática e a elaboração do questionário aplicado com os bibliotecários responsáveis pelo serviço de referência das bibliotecas universitárias públicas do Brasil. Constata-se a necessidade de maior inserção das bibliotecas universitárias no processo educacional. A atuação do SRE, objeto de estudo nesta dissertação, no desenvolvimento da competência em informação da comunidade acadêmica, é um grande trunfo para as bibliotecas universitárias mostrarem o seu valor para o ensino-aprendizagem. Sugere-se fazer novas pesquisas na temática da competência em informação, utilizando-se de outros métodos de investigação, como a observação, entrevista presencial, dentre outros. Verifica-se, também, a importância de se realizar pesquisa sobre competência em informação junto aos usuários da informação, além dos docentes e bibliotecários.Departamento de Ciência da Informação – UFSC2015-08-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/40082Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação; Vol. 20 No. 43 (2015)Encontros Bibli: revista electrónica de bibliotecología y ciencias de la información.; Vol. 20 Núm. 43 (2015)Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação; v. 20 n. 43 (2015)1518-2924reponame:Encontros Bibliinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/40082/29870Copyright (c) 2015 Joana Carla de Souza Matta Felíciohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFelício, Joana Carla de Souza Matta2023-06-01T13:39:15Zoai:periodicos.ufsc.br:article/40082Revistahttps://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/indexPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/oaiencontrosbibli@contato.ufsc.br||portaldeperiodicos.bu@contato.ufsc.br1518-29241518-2924opendoar:2023-06-01T13:39:15Encontros Bibli - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Serviço de Referência Educativo (SRE) em bibliotecas universitárias: análise das práticas voltadas ao desenvolvimento da competência em informação de seus usuários |
title |
Serviço de Referência Educativo (SRE) em bibliotecas universitárias: análise das práticas voltadas ao desenvolvimento da competência em informação de seus usuários |
spellingShingle |
Serviço de Referência Educativo (SRE) em bibliotecas universitárias: análise das práticas voltadas ao desenvolvimento da competência em informação de seus usuários Felício, Joana Carla de Souza Matta Ciência da Informação Bibliotecas universitárias Serviço de referência educativo Educação de usuários Competência em informação |
title_short |
Serviço de Referência Educativo (SRE) em bibliotecas universitárias: análise das práticas voltadas ao desenvolvimento da competência em informação de seus usuários |
title_full |
Serviço de Referência Educativo (SRE) em bibliotecas universitárias: análise das práticas voltadas ao desenvolvimento da competência em informação de seus usuários |
title_fullStr |
Serviço de Referência Educativo (SRE) em bibliotecas universitárias: análise das práticas voltadas ao desenvolvimento da competência em informação de seus usuários |
title_full_unstemmed |
Serviço de Referência Educativo (SRE) em bibliotecas universitárias: análise das práticas voltadas ao desenvolvimento da competência em informação de seus usuários |
title_sort |
Serviço de Referência Educativo (SRE) em bibliotecas universitárias: análise das práticas voltadas ao desenvolvimento da competência em informação de seus usuários |
author |
Felício, Joana Carla de Souza Matta |
author_facet |
Felício, Joana Carla de Souza Matta |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Felício, Joana Carla de Souza Matta |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciência da Informação Bibliotecas universitárias Serviço de referência educativo Educação de usuários Competência em informação |
topic |
Ciência da Informação Bibliotecas universitárias Serviço de referência educativo Educação de usuários Competência em informação |
description |
Na sociedade da informação o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes para lidar com a informação é requisito imprescindível para o sucesso dos indivíduos, não apenas no contexto acadêmico, mas ao longo da vida, o que está em consonância com o conceito de competência em informação. O bibliotecário, como profissional capacitado para o uso da informação com efetividade, necessita atentar-se para essa demanda decorrente da sociedade atual e atuar como agente educacional no desenvolvimento dessas competências. O Serviço de Referência Educativo (SRE), ofertado nas bibliotecas universitárias, deve incorporar o conceito da competência em informação em suas práticas e contribuir ativamente para facilitar o desenvolvimento ou a melhoria das habilidades, conhecimentos e atitudes de seus usuários em relação à informação, tornando-os aprendizes ao longo da vida. O objetivo geral da presente pesquisa é analisar as práticas do SRE, em bibliotecas universitárias públicas brasileiras, voltadas ao desenvolvimento da competência em informação de seus usuários. Quanto aos procedimentos metodológicos, utiliza-se de abordagem quali-quantitativa. Classifica-se a pesquisa como exploratória e descritiva e utiliza-se o método de levantamento. Para atingir os objetivos propostos, realiza-se revisão de literatura em bases de dados nacionais e internacionais visando a compreensão da temática e a elaboração do questionário aplicado com os bibliotecários responsáveis pelo serviço de referência das bibliotecas universitárias públicas do Brasil. Constata-se a necessidade de maior inserção das bibliotecas universitárias no processo educacional. A atuação do SRE, objeto de estudo nesta dissertação, no desenvolvimento da competência em informação da comunidade acadêmica, é um grande trunfo para as bibliotecas universitárias mostrarem o seu valor para o ensino-aprendizagem. Sugere-se fazer novas pesquisas na temática da competência em informação, utilizando-se de outros métodos de investigação, como a observação, entrevista presencial, dentre outros. Verifica-se, também, a importância de se realizar pesquisa sobre competência em informação junto aos usuários da informação, além dos docentes e bibliotecários. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-08-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/40082 |
url |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/40082 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/40082/29870 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Joana Carla de Souza Matta Felício https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Joana Carla de Souza Matta Felício https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Departamento de Ciência da Informação – UFSC |
publisher.none.fl_str_mv |
Departamento de Ciência da Informação – UFSC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação; Vol. 20 No. 43 (2015) Encontros Bibli: revista electrónica de bibliotecología y ciencias de la información.; Vol. 20 Núm. 43 (2015) Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação; v. 20 n. 43 (2015) 1518-2924 reponame:Encontros Bibli instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Encontros Bibli |
collection |
Encontros Bibli |
repository.name.fl_str_mv |
Encontros Bibli - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
encontrosbibli@contato.ufsc.br||portaldeperiodicos.bu@contato.ufsc.br |
_version_ |
1797067777594359808 |