Educação Física na Educação infantil: Riscos conflitos e controvérsias
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1999 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Motrivivência (Florianópolis) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/14408 |
Resumo: | O objetivo major deste estudo foi compreender a natureza da inserção da Educação Física como atividade/disciplina nos currículos da Pré-Escola, analisando a trajetória das políticas implementadas na Rede Pública Municipal de Florianópolis - SC. Utilizando-se da História das Disciplinas Escolares como campo da Sociologia do Currículo, interpreta-se a gênese, o desenvolvimento e o funcionamento da Educação Física na Pré-Escola, a partir dos discursos de professoras "especializadas" e uni docentes, inserindo-se a discussão do currículo da Educação Infantil e da identidade das profissionais que nela atuam. |
id |
UFSC-2_0189c54b37825e368c7c1b1606ff30fa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufsc.br:article/14408 |
network_acronym_str |
UFSC-2 |
network_name_str |
Motrivivência (Florianópolis) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação Física na Educação infantil: Riscos conflitos e controvérsiasO objetivo major deste estudo foi compreender a natureza da inserção da Educação Física como atividade/disciplina nos currículos da Pré-Escola, analisando a trajetória das políticas implementadas na Rede Pública Municipal de Florianópolis - SC. Utilizando-se da História das Disciplinas Escolares como campo da Sociologia do Currículo, interpreta-se a gênese, o desenvolvimento e o funcionamento da Educação Física na Pré-Escola, a partir dos discursos de professoras "especializadas" e uni docentes, inserindo-se a discussão do currículo da Educação Infantil e da identidade das profissionais que nela atuam.Universidade Federal de Santa Catarina1999-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/1440810.5007/%xMotrivivência; n. 13 (1999): Elementos teórico-metodológicos para a Educação Física; 221-2362175-80420103-4111reponame:Motrivivência (Florianópolis)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/14408/13211Sayão, Deborah Thoméinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-21T14:18:14Zoai:periodicos.ufsc.br:article/14408Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivenciaPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/oai||giovani.pires@ufsc.br2175-80420103-4111opendoar:2022-11-21T14:18:14Motrivivência (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação Física na Educação infantil: Riscos conflitos e controvérsias |
title |
Educação Física na Educação infantil: Riscos conflitos e controvérsias |
spellingShingle |
Educação Física na Educação infantil: Riscos conflitos e controvérsias Sayão, Deborah Thomé |
title_short |
Educação Física na Educação infantil: Riscos conflitos e controvérsias |
title_full |
Educação Física na Educação infantil: Riscos conflitos e controvérsias |
title_fullStr |
Educação Física na Educação infantil: Riscos conflitos e controvérsias |
title_full_unstemmed |
Educação Física na Educação infantil: Riscos conflitos e controvérsias |
title_sort |
Educação Física na Educação infantil: Riscos conflitos e controvérsias |
author |
Sayão, Deborah Thomé |
author_facet |
Sayão, Deborah Thomé |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sayão, Deborah Thomé |
description |
O objetivo major deste estudo foi compreender a natureza da inserção da Educação Física como atividade/disciplina nos currículos da Pré-Escola, analisando a trajetória das políticas implementadas na Rede Pública Municipal de Florianópolis - SC. Utilizando-se da História das Disciplinas Escolares como campo da Sociologia do Currículo, interpreta-se a gênese, o desenvolvimento e o funcionamento da Educação Física na Pré-Escola, a partir dos discursos de professoras "especializadas" e uni docentes, inserindo-se a discussão do currículo da Educação Infantil e da identidade das profissionais que nela atuam. |
publishDate |
1999 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1999-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/14408 10.5007/%x |
url |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/14408 |
identifier_str_mv |
10.5007/%x |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/14408/13211 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Motrivivência; n. 13 (1999): Elementos teórico-metodológicos para a Educação Física; 221-236 2175-8042 0103-4111 reponame:Motrivivência (Florianópolis) instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Motrivivência (Florianópolis) |
collection |
Motrivivência (Florianópolis) |
repository.name.fl_str_mv |
Motrivivência (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
||giovani.pires@ufsc.br |
_version_ |
1789434854742425600 |