PLANEJAR/MINISTRAR 'AULAS ABERTAS' NO ENSINO MÉDIO: uma experiência de ensino em turma mista de voleibol

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mezzaroba, Cristiano
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Coelho, Guilherme Felício M., Cardoso, Carlos Luiz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Motrivivência (Florianópolis)
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/6340
Resumo: This is a experience relate above our stage, realized with a mixed class of volleyball in medium teaching. For that, we chosen the opened classes conception as our north. Beyond a diversity of configurations, with the active participation of the students in the classes elaboration process, it was noticed the need of a improvement in the ‘communication’ process, granting the collective and individual search on the planning concretization. Beyond an ‘opened system of teaching’ where the central point is the ‘world movement student’, we watched, initially, they hadn’t ‘enough capacities and autonomy of self expression’. Even, with the ‘time’, we realized a sensible improvement in this sense.
id UFSC-2_60bae91f8f08142f1b5d95dd4718a16f
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/6340
network_acronym_str UFSC-2
network_name_str Motrivivência (Florianópolis)
repository_id_str
spelling PLANEJAR/MINISTRAR 'AULAS ABERTAS' NO ENSINO MÉDIO: uma experiência de ensino em turma mista de voleibolThis is a experience relate above our stage, realized with a mixed class of volleyball in medium teaching. For that, we chosen the opened classes conception as our north. Beyond a diversity of configurations, with the active participation of the students in the classes elaboration process, it was noticed the need of a improvement in the ‘communication’ process, granting the collective and individual search on the planning concretization. Beyond an ‘opened system of teaching’ where the central point is the ‘world movement student’, we watched, initially, they hadn’t ‘enough capacities and autonomy of self expression’. Even, with the ‘time’, we realized a sensible improvement in this sense.Trata-se de um relato de experiência acerca de nosso estágio, realizado com uma turma mista de voleibol no Ensino Médio. Para tal, escolhemos a ‘concepção de aulas abertas às experiências’ como a norteadora didático-pedagógica. Através de uma diversidade de configurações, com a participação ativa dos alunos no processo de elaboração das aulas, observou-se a importância de se estabelecer uma melhor ‘comunicação’, garantindo que a busca individual e coletiva concretizasse o planejamento. Através de ‘um sistema aberto de ensino’, em que a centralidade do processo é ‘o mundo de movimento do aluno’, vimos que, inicialmente, eles tinham dificuldade em ‘exercer sua autonomia e se expressar’. Assim, com o ‘tempo’, percebemos uma melhora na captação desse sentido.Universidade Federal de Santa Catarina2007-04-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/634010.5007/%xMotrivivência; n. 28 (2007): Conhecimento e prática na Educação Física escolar; 70-892175-80420103-4111reponame:Motrivivência (Florianópolis)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/6340/9495Mezzaroba, CristianoCoelho, Guilherme Felício M.Cardoso, Carlos Luizinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-10-19T15:10:46Zoai:periodicos.ufsc.br:article/6340Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivenciaPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/oai||giovani.pires@ufsc.br2175-80420103-4111opendoar:2016-10-19T15:10:46Motrivivência (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv PLANEJAR/MINISTRAR 'AULAS ABERTAS' NO ENSINO MÉDIO: uma experiência de ensino em turma mista de voleibol
title PLANEJAR/MINISTRAR 'AULAS ABERTAS' NO ENSINO MÉDIO: uma experiência de ensino em turma mista de voleibol
spellingShingle PLANEJAR/MINISTRAR 'AULAS ABERTAS' NO ENSINO MÉDIO: uma experiência de ensino em turma mista de voleibol
Mezzaroba, Cristiano
title_short PLANEJAR/MINISTRAR 'AULAS ABERTAS' NO ENSINO MÉDIO: uma experiência de ensino em turma mista de voleibol
title_full PLANEJAR/MINISTRAR 'AULAS ABERTAS' NO ENSINO MÉDIO: uma experiência de ensino em turma mista de voleibol
title_fullStr PLANEJAR/MINISTRAR 'AULAS ABERTAS' NO ENSINO MÉDIO: uma experiência de ensino em turma mista de voleibol
title_full_unstemmed PLANEJAR/MINISTRAR 'AULAS ABERTAS' NO ENSINO MÉDIO: uma experiência de ensino em turma mista de voleibol
title_sort PLANEJAR/MINISTRAR 'AULAS ABERTAS' NO ENSINO MÉDIO: uma experiência de ensino em turma mista de voleibol
author Mezzaroba, Cristiano
author_facet Mezzaroba, Cristiano
Coelho, Guilherme Felício M.
Cardoso, Carlos Luiz
author_role author
author2 Coelho, Guilherme Felício M.
Cardoso, Carlos Luiz
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mezzaroba, Cristiano
Coelho, Guilherme Felício M.
Cardoso, Carlos Luiz
description This is a experience relate above our stage, realized with a mixed class of volleyball in medium teaching. For that, we chosen the opened classes conception as our north. Beyond a diversity of configurations, with the active participation of the students in the classes elaboration process, it was noticed the need of a improvement in the ‘communication’ process, granting the collective and individual search on the planning concretization. Beyond an ‘opened system of teaching’ where the central point is the ‘world movement student’, we watched, initially, they hadn’t ‘enough capacities and autonomy of self expression’. Even, with the ‘time’, we realized a sensible improvement in this sense.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-04-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/6340
10.5007/%x
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/6340
identifier_str_mv 10.5007/%x
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/6340/9495
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Motrivivência; n. 28 (2007): Conhecimento e prática na Educação Física escolar; 70-89
2175-8042
0103-4111
reponame:Motrivivência (Florianópolis)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Motrivivência (Florianópolis)
collection Motrivivência (Florianópolis)
repository.name.fl_str_mv Motrivivência (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv ||giovani.pires@ufsc.br
_version_ 1818083277469122560