Dreams in (de) ice: a film analysis perspective a esthetic Luckacs.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Carlos Henrique Ferreira
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Batista, Deiva Mara Delfini, Garcia, Jeferson Diogo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Motrivivência (Florianópolis)
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2014v26n42p161
Resumo:  The central aim of this study is to perform the analysis of the film "Ice Dreams" by American director Tim Fywell (2005), from the Marxist aesthetics proposed by Georg Lukács (1978). This objective is developed from the research project of "audio source imagery." The study has a qualitative character, which through an interpretative synopsis, seeks to bring the categories of universality, uniqueness and particularity of Lukács as a basis for reflection and interpretation. Above all, we intend to analyze this film is to promote subsidies for teacher reflection, contextualized the issue of sport, the school, the teacher / coach / student / knowledge in a society governed by capital through film analysis.  
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spelling Dreams in (de) ice: a film analysis perspective a esthetic Luckacs.Sueños en disolución: análisis fílmico en la perspectiva estética de LukácsSonhos no (de)gelo: a análise fílmica na perspectiva da estética lukacsiana The central aim of this study is to perform the analysis of the film "Ice Dreams" by American director Tim Fywell (2005), from the Marxist aesthetics proposed by Georg Lukács (1978). This objective is developed from the research project of "audio source imagery." The study has a qualitative character, which through an interpretative synopsis, seeks to bring the categories of universality, uniqueness and particularity of Lukács as a basis for reflection and interpretation. Above all, we intend to analyze this film is to promote subsidies for teacher reflection, contextualized the issue of sport, the school, the teacher / coach / student / knowledge in a society governed by capital through film analysis.  Este artículo tiene como objetivo discutir, a partir del proyecto de investigación de las fuentes de audio e imágenes, el análisis de la película “Sueños en el hielo”, del director norte americano Tim Fywell (2005), a partir de la estética Marxista propuesta por Georg Lukács (1978). De esta forma, el estudio es de carácter cualitativo, por medio de una sinopsis interpretativa, trayendo las categorías de la universidad, singularidad y particularidad propuestas por el autor como base de reflexión e interpretación. En esta película, tratamos la universidad más específicamente en relación a la sociedad capitalista. Como algo singular delimitamos el “ser patinadora”, o sea, este proceso de formación de una atleta en una sociedad donde el deporte por competencia es regido por la ética capitalista. Por lo tanto, trabajamos el aspecto particular del contexto de la película constatando como el deporte por competencia regido por la ética capitalista determina la historia del personaje principal del mismo. De esa forma, nuestra intención con el análisis de la película es promover subsidios para el que profesor pueda reflexionar, de manera contextualizada la cuestión del deporte, de la escuela, de la relación profesor/técnico/alumno/conocimiento en una sociedad regida por el capital.  Este artigo visa discutir, a partir do projeto de pesquisa das fontes áudio imagéticas , a análise do filme “Sonhos no gelo”, do diretor americano Tim Fywell (2005), a partir da estética Marxista proposta por Georg Lukács (1978). Desta forma, o estudo é de caráter qualitativo, por meio de uma sinopse interpretativa, trazendo as categorias da universalidade, singularidade e particularidade proposta pelo autor como base de reflexão e interpretação. Neste filme, tratamos a universalidade mais especificamente em relação à sociedade capitalista. Como singular, delimitamos o “ser patinadora”, ou seja, este processo de formação de uma atleta em uma sociedade onde o esporte competitivo é regido pela ética capitalista. Por conseguinte, trabalhamos o aspecto particular do contexto do filme entendendo como o esporte competitivo regido pela ética capitalista determina a história da personagem principal do mesmo. Assim, nossa intenção com a analise deste filme é promover subsídios para o professor refletir, de forma contextualizada a questão do esporte, da escola, da relação professor/técnico/aluno/conhecimento em uma sociedade regida pelo capital.Universidade Federal de Santa Catarina2014-06-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2014v26n42p16110.5007/2175-8042.2014v26n42p161Motrivivência; v. 26 n. 42 (2014): Rendimento, educação e participação? As políticas públicas para o esporte no pós-1988; 161-1742175-80420103-4111reponame:Motrivivência (Florianópolis)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2014v26n42p161/27273Magalhães, Carlos Henrique FerreiraBatista, Deiva Mara DelfiniGarcia, Jeferson Diogoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-23T15:56:28Zoai:periodicos.ufsc.br:article/31098Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivenciaPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/oai||giovani.pires@ufsc.br2175-80420103-4111opendoar:2018-08-23T15:56:28Motrivivência (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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