Book Review: “O estágio profissional na (re)construção da identidade profissional em Educação Física”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva Piovani, Verónica Gabriela
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Barbosa Rinaldi, Ieda Parra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: spa
Título da fonte: Motrivivência (Florianópolis)
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2019e59673
Resumo: The review presents the book named “O estágio profissional na (re) construção da identidade profissional em Educação Física” wrote by Paula Batista, Amândio Graça and Paula Queirós. The book describes some alternatives to the model of initial formation in Physical Education Teaching Degree, which value the teacher professional identity and the role of the internship in this process. Different texts of the book show studies that point out the necessity of approximation between the universities and schools. Moreover, the need to valorize the experience of the cooperating teachers (who works at school and helps the trainee students), appropriating the concept of community of practice. In addition, the book underlines de importance of university teachers in the internship process. So that, the students could build their professional identity since their initial formation and by this way strengthen the legitimacy of the teacher profession in Physical Education.
id UFSC-2_63fc3387b3c8f5644ecf3db35aafef6a
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/59673
network_acronym_str UFSC-2
network_name_str Motrivivência (Florianópolis)
repository_id_str
spelling Book Review: “O estágio profissional na (re)construção da identidade profissional em Educação Física”Reseña del libro: “O estágio profissional na (re)construção da identidade profissional em Educação Física”Resenha do livro: “O estágio profissional na (re)construção da identidade profissional em Educação Física”The review presents the book named “O estágio profissional na (re) construção da identidade profissional em Educação Física” wrote by Paula Batista, Amândio Graça and Paula Queirós. The book describes some alternatives to the model of initial formation in Physical Education Teaching Degree, which value the teacher professional identity and the role of the internship in this process. Different texts of the book show studies that point out the necessity of approximation between the universities and schools. Moreover, the need to valorize the experience of the cooperating teachers (who works at school and helps the trainee students), appropriating the concept of community of practice. In addition, the book underlines de importance of university teachers in the internship process. So that, the students could build their professional identity since their initial formation and by this way strengthen the legitimacy of the teacher profession in Physical Education.Esta reseña presenta la obra “O estágio profissional na (re) construção da identidade profissional em Educação Física” de Paula Batista, Amândio Graça y Paula Queirós. El texto describe algunas alternativas para el modelo de formación inicial en la docencia en Educación Física, que valorizan la identidad profesional docente y el papel de la práctica docente obligatoria en este proceso. Se muestran distintos estudios que apuntan la necesidad de aproximar las universidades a las escuelas, valorando la experiencia de los profesores que están cooperando con los estudiantes que cursan la disciplina práctica docente y apropiándose del concepto de comunidad de práctica. También, se aborda la importancia de los profesores orientadores de las universidades en la práctica docente. De esta manera se entiende, que los estudiantes pueden construir su identidad profesional a partir de su formación inicial y fortalecer de esta manera la legitimidad de la profesión docente en Educación física. A resenha apresenta o livro “O estágio profissional na (re) construção da identidade profissional em Educação Física” de Paula Batista, Amândio Graça e Paula Queirós. O texto descreve algumas alternativas para o modelo de formação inicial de professores de Educação Física, que valoram a identidade profissional docente e o papel do estágio obrigatório neste processo. São descritos distintos estudos que apontam a necessidade de aproximar as universidades às escolas, valorizando a experiência dos professores que cooperam com os estudantes que cursam a disciplina estágio obrigatório e se apropriando do conceito de comunidade de prática. Também, aborda-se a importância dos professores orientadores das universidades no estágio obrigatório. Desta maneira, entende-se que os estudantes podem construir sua identidade profissional desde sua formação inicial e assim, fortalecer a legitimidade da profissão docente em Educação Física.Universidade Federal de Santa Catarina2019-09-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2019e5967310.5007/2175-8042.2019e59673Motrivivência; v. 31 n. 60 (2019): A extinção do Ministério do Esporte; 01-112175-80420103-4111reponame:Motrivivência (Florianópolis)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCspahttps://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2019e59673/41720Copyright (c) 2019 Motrivivênciainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva Piovani, Verónica GabrielaBarbosa Rinaldi, Ieda Parra2019-11-05T13:08:21Zoai:periodicos.ufsc.br:article/59673Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivenciaPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/oai||giovani.pires@ufsc.br2175-80420103-4111opendoar:2019-11-05T13:08:21Motrivivência (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Book Review: “O estágio profissional na (re)construção da identidade profissional em Educação Física”
Reseña del libro: “O estágio profissional na (re)construção da identidade profissional em Educação Física”
Resenha do livro: “O estágio profissional na (re)construção da identidade profissional em Educação Física”
title Book Review: “O estágio profissional na (re)construção da identidade profissional em Educação Física”
spellingShingle Book Review: “O estágio profissional na (re)construção da identidade profissional em Educação Física”
Silva Piovani, Verónica Gabriela
title_short Book Review: “O estágio profissional na (re)construção da identidade profissional em Educação Física”
title_full Book Review: “O estágio profissional na (re)construção da identidade profissional em Educação Física”
title_fullStr Book Review: “O estágio profissional na (re)construção da identidade profissional em Educação Física”
title_full_unstemmed Book Review: “O estágio profissional na (re)construção da identidade profissional em Educação Física”
title_sort Book Review: “O estágio profissional na (re)construção da identidade profissional em Educação Física”
author Silva Piovani, Verónica Gabriela
author_facet Silva Piovani, Verónica Gabriela
Barbosa Rinaldi, Ieda Parra
author_role author
author2 Barbosa Rinaldi, Ieda Parra
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva Piovani, Verónica Gabriela
Barbosa Rinaldi, Ieda Parra
description The review presents the book named “O estágio profissional na (re) construção da identidade profissional em Educação Física” wrote by Paula Batista, Amândio Graça and Paula Queirós. The book describes some alternatives to the model of initial formation in Physical Education Teaching Degree, which value the teacher professional identity and the role of the internship in this process. Different texts of the book show studies that point out the necessity of approximation between the universities and schools. Moreover, the need to valorize the experience of the cooperating teachers (who works at school and helps the trainee students), appropriating the concept of community of practice. In addition, the book underlines de importance of university teachers in the internship process. So that, the students could build their professional identity since their initial formation and by this way strengthen the legitimacy of the teacher profession in Physical Education.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2019e59673
10.5007/2175-8042.2019e59673
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2019e59673
identifier_str_mv 10.5007/2175-8042.2019e59673
dc.language.iso.fl_str_mv spa
language spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2019e59673/41720
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Motrivivência
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Motrivivência
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Motrivivência; v. 31 n. 60 (2019): A extinção do Ministério do Esporte; 01-11
2175-8042
0103-4111
reponame:Motrivivência (Florianópolis)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Motrivivência (Florianópolis)
collection Motrivivência (Florianópolis)
repository.name.fl_str_mv Motrivivência (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv ||giovani.pires@ufsc.br
_version_ 1789434864256155648