Educação Física e tecnologias digitais: formação profissional, práticas educacionais e socioculturais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Editores, Os
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Motrivivência (Florianópolis)
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/17114
Resumo: Entendemos que não há como negar a importân cia dos meios tecnológicos em nossas vidas na contemporaneidade. Mas qualquer arrebatamento com a tecnologia precisa ser cuida dosamente refletido, especialmente no meio acadêmico. É função do intelectual distanciar-se daquilo que está dado, não para negá-lo, senão para ajudar a explicitar o conjunto de determinações, interesses e va lores que circundam o processo de tecnificação da informação/comu nicação, analisando seus impactos, identificando contradições, limites e lacunas, explorando outras formas de significação. Portanto, nada impe de que os usos dessa base material e da respectiva informação, permitidos a partir da autonomia de acesso e de apropria ção, as transforme em ferramentas de resistência e de cidadania, para a construção do novo, do diverso. O campo da Educação Física, Esporte e Lazer, assim como os demais âmbitos da sociedade, também está atravessado por esses condicionantes, seja na formação profissional, nas políticas públicas, na documentação e informação, na pesquisa, etc.
id UFSC-2_75575f61d25a4a10b7c39cc6481dcf7a
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/17114
network_acronym_str UFSC-2
network_name_str Motrivivência (Florianópolis)
repository_id_str
spelling Educação Física e tecnologias digitais: formação profissional, práticas educacionais e socioculturaisEntendemos que não há como negar a importân cia dos meios tecnológicos em nossas vidas na contemporaneidade. Mas qualquer arrebatamento com a tecnologia precisa ser cuida dosamente refletido, especialmente no meio acadêmico. É função do intelectual distanciar-se daquilo que está dado, não para negá-lo, senão para ajudar a explicitar o conjunto de determinações, interesses e va lores que circundam o processo de tecnificação da informação/comu nicação, analisando seus impactos, identificando contradições, limites e lacunas, explorando outras formas de significação. Portanto, nada impe de que os usos dessa base material e da respectiva informação, permitidos a partir da autonomia de acesso e de apropria ção, as transforme em ferramentas de resistência e de cidadania, para a construção do novo, do diverso. O campo da Educação Física, Esporte e Lazer, assim como os demais âmbitos da sociedade, também está atravessado por esses condicionantes, seja na formação profissional, nas políticas públicas, na documentação e informação, na pesquisa, etc.Universidade Federal de Santa Catarina2010-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/1711410.5007/%xMotrivivência; n. 34 (2010): Educação Física e Tecnologias Digitais; 06-112175-80420103-4111reponame:Motrivivência (Florianópolis)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/17114/15836Editores, Osinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-21T14:18:15Zoai:periodicos.ufsc.br:article/17114Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivenciaPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/oai||giovani.pires@ufsc.br2175-80420103-4111opendoar:2022-11-21T14:18:15Motrivivência (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação Física e tecnologias digitais: formação profissional, práticas educacionais e socioculturais
title Educação Física e tecnologias digitais: formação profissional, práticas educacionais e socioculturais
spellingShingle Educação Física e tecnologias digitais: formação profissional, práticas educacionais e socioculturais
Editores, Os
title_short Educação Física e tecnologias digitais: formação profissional, práticas educacionais e socioculturais
title_full Educação Física e tecnologias digitais: formação profissional, práticas educacionais e socioculturais
title_fullStr Educação Física e tecnologias digitais: formação profissional, práticas educacionais e socioculturais
title_full_unstemmed Educação Física e tecnologias digitais: formação profissional, práticas educacionais e socioculturais
title_sort Educação Física e tecnologias digitais: formação profissional, práticas educacionais e socioculturais
author Editores, Os
author_facet Editores, Os
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Editores, Os
description Entendemos que não há como negar a importân cia dos meios tecnológicos em nossas vidas na contemporaneidade. Mas qualquer arrebatamento com a tecnologia precisa ser cuida dosamente refletido, especialmente no meio acadêmico. É função do intelectual distanciar-se daquilo que está dado, não para negá-lo, senão para ajudar a explicitar o conjunto de determinações, interesses e va lores que circundam o processo de tecnificação da informação/comu nicação, analisando seus impactos, identificando contradições, limites e lacunas, explorando outras formas de significação. Portanto, nada impe de que os usos dessa base material e da respectiva informação, permitidos a partir da autonomia de acesso e de apropria ção, as transforme em ferramentas de resistência e de cidadania, para a construção do novo, do diverso. O campo da Educação Física, Esporte e Lazer, assim como os demais âmbitos da sociedade, também está atravessado por esses condicionantes, seja na formação profissional, nas políticas públicas, na documentação e informação, na pesquisa, etc.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/17114
10.5007/%x
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/17114
identifier_str_mv 10.5007/%x
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/17114/15836
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Motrivivência; n. 34 (2010): Educação Física e Tecnologias Digitais; 06-11
2175-8042
0103-4111
reponame:Motrivivência (Florianópolis)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Motrivivência (Florianópolis)
collection Motrivivência (Florianópolis)
repository.name.fl_str_mv Motrivivência (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv ||giovani.pires@ufsc.br
_version_ 1789434855989182465