GLOBALIZAÇÃO: O Esporte e a Cultura de Consumo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bitencourt, Fernando Golçaves
Data de Publicação: 1997
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Motrivivência (Florianópolis)
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/5002
Resumo: Apoiada na técnica e no capital, a Globalização avança a passos largos, num processo contraditório onde inclusão e exclusão caminham conjuntamente reforçando a lógica capitalista. Com isso, diferentes aspectos da realidade têm sofrido profundas transformações. O encolhimento do espaço em relação ao tempo aproxima culturas antes distantes, formando um jogo de forças onde o local e o universal se encontram, gerando apropriações, perdas, hibridações e justaposições, complexificando cada vez mais o mundo cultural. Nesta atmosfera de transformações, a cultura de consumo ganha espaço criando um mundo onde imagens, sonhos e realidade se confundem. Com isso, O Esporte Globalizado encontra campo aberto para seu pleno desenvolvimento. Amparado sobre as mesmas bases do processo de Globalização, alimenta-se da cultura de consumo, criando e recriando hábitos, normas, sonhos; vendendo imagens, gestos, roupas e cigarros. Em suas articulações, contradições são camufladas pelo factual e a alegria do consumo. Sua realidade é dura.
id UFSC-2_b2b2c6bbeede15c9f472ff98b4278b2c
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/5002
network_acronym_str UFSC-2
network_name_str Motrivivência (Florianópolis)
repository_id_str
spelling GLOBALIZAÇÃO: O Esporte e a Cultura de ConsumoApoiada na técnica e no capital, a Globalização avança a passos largos, num processo contraditório onde inclusão e exclusão caminham conjuntamente reforçando a lógica capitalista. Com isso, diferentes aspectos da realidade têm sofrido profundas transformações. O encolhimento do espaço em relação ao tempo aproxima culturas antes distantes, formando um jogo de forças onde o local e o universal se encontram, gerando apropriações, perdas, hibridações e justaposições, complexificando cada vez mais o mundo cultural. Nesta atmosfera de transformações, a cultura de consumo ganha espaço criando um mundo onde imagens, sonhos e realidade se confundem. Com isso, O Esporte Globalizado encontra campo aberto para seu pleno desenvolvimento. Amparado sobre as mesmas bases do processo de Globalização, alimenta-se da cultura de consumo, criando e recriando hábitos, normas, sonhos; vendendo imagens, gestos, roupas e cigarros. Em suas articulações, contradições são camufladas pelo factual e a alegria do consumo. Sua realidade é dura.Universidade Federal de Santa Catarina1997-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/500210.5007/%xMotrivivência; n. 10 (1997): Educação Física: globalização e profissionalização; 85-952175-80420103-4111reponame:Motrivivência (Florianópolis)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/5002/20421Bitencourt, Fernando Golçavesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-23T09:19:03Zoai:periodicos.ufsc.br:article/5002Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivenciaPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/oai||giovani.pires@ufsc.br2175-80420103-4111opendoar:2013-05-23T09:19:03Motrivivência (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv GLOBALIZAÇÃO: O Esporte e a Cultura de Consumo
title GLOBALIZAÇÃO: O Esporte e a Cultura de Consumo
spellingShingle GLOBALIZAÇÃO: O Esporte e a Cultura de Consumo
Bitencourt, Fernando Golçaves
title_short GLOBALIZAÇÃO: O Esporte e a Cultura de Consumo
title_full GLOBALIZAÇÃO: O Esporte e a Cultura de Consumo
title_fullStr GLOBALIZAÇÃO: O Esporte e a Cultura de Consumo
title_full_unstemmed GLOBALIZAÇÃO: O Esporte e a Cultura de Consumo
title_sort GLOBALIZAÇÃO: O Esporte e a Cultura de Consumo
author Bitencourt, Fernando Golçaves
author_facet Bitencourt, Fernando Golçaves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bitencourt, Fernando Golçaves
description Apoiada na técnica e no capital, a Globalização avança a passos largos, num processo contraditório onde inclusão e exclusão caminham conjuntamente reforçando a lógica capitalista. Com isso, diferentes aspectos da realidade têm sofrido profundas transformações. O encolhimento do espaço em relação ao tempo aproxima culturas antes distantes, formando um jogo de forças onde o local e o universal se encontram, gerando apropriações, perdas, hibridações e justaposições, complexificando cada vez mais o mundo cultural. Nesta atmosfera de transformações, a cultura de consumo ganha espaço criando um mundo onde imagens, sonhos e realidade se confundem. Com isso, O Esporte Globalizado encontra campo aberto para seu pleno desenvolvimento. Amparado sobre as mesmas bases do processo de Globalização, alimenta-se da cultura de consumo, criando e recriando hábitos, normas, sonhos; vendendo imagens, gestos, roupas e cigarros. Em suas articulações, contradições são camufladas pelo factual e a alegria do consumo. Sua realidade é dura.
publishDate 1997
dc.date.none.fl_str_mv 1997-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/5002
10.5007/%x
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/5002
identifier_str_mv 10.5007/%x
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/5002/20421
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Motrivivência; n. 10 (1997): Educação Física: globalização e profissionalização; 85-95
2175-8042
0103-4111
reponame:Motrivivência (Florianópolis)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Motrivivência (Florianópolis)
collection Motrivivência (Florianópolis)
repository.name.fl_str_mv Motrivivência (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv ||giovani.pires@ufsc.br
_version_ 1818083276947980288