Para que Filosofia da Educação Física Escolar? Para além de uma paráfrase das Teses de Hans-Georg Flickinger
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Motrivivência (Florianópolis) |
DOI: | 10.5007/2175-8042.2008n31p293 |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2008n31p293 |
Resumo: | This present work, from the Flickinger (2004), we reflect on the possibility of building a Philosophy of Physical Education Classes in which subjects adopt a stance reflected and reasoned actions critically. Thus, we present eight thesis with the aim of stimulatingdiscussion related to this subject. We believe that the pedagogical practiceof Physical Education Classes is able to transcend constraints that limit the act of teaching a curriculum componentin school and build a Philosophyof Physical Education Classes. |
id |
UFSC-2_d1de7c4296a95344eccd62ba07f71741 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufsc.br:article/14114 |
network_acronym_str |
UFSC-2 |
network_name_str |
Motrivivência (Florianópolis) |
spelling |
Para que Filosofia da Educação Física Escolar? Para além de uma paráfrase das Teses de Hans-Georg FlickingerThis present work, from the Flickinger (2004), we reflect on the possibility of building a Philosophy of Physical Education Classes in which subjects adopt a stance reflected and reasoned actions critically. Thus, we present eight thesis with the aim of stimulatingdiscussion related to this subject. We believe that the pedagogical practiceof Physical Education Classes is able to transcend constraints that limit the act of teaching a curriculum componentin school and build a Philosophyof Physical Education Classes.Neste artigo construímos, a partir do texto de Flickinger (2004), uma tentativa de refletir acerca da relevância da Filosofia da Educação à prática pedagógica da Educação Física Escolar. A partir da necessidade de que a Filosofia da Educação se faça presente na condição de subsídio aos sujeitos a uma postura refletida e a ações criticamente fundamentadas, apresentamos oito teses com o intuito de suscitar o debate relacionado a esta temática. Consideramos, portanto, que a prática pedagógica da Educação Física Escolar, atenta à sua especificidade, permeada pela Filosofia da Educação, seja capaz de transcender condicionantes que limitam o agir pedagógico deste componente curricular na escola, bem como construir uma Filosofia da Educação Física Escolar.Universidade Federal de Santa Catarina2010-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2008n31p29310.5007/2175-8042.2008n31p293Motrivivência; n. 31 (2008): CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR; 293-3002175-80420103-4111reponame:Motrivivência (Florianópolis)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2008n31p293/13004Morschbacher, MárciaCosta, Leandra Costa daOliveira, Miriam Preissler deLeães Filho, Wenceslauinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-10-24T10:20:40Zoai:periodicos.ufsc.br:article/14114Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivenciaPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/oai||giovani.pires@ufsc.br2175-80420103-4111opendoar:2018-10-24T10:20:40Motrivivência (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Para que Filosofia da Educação Física Escolar? Para além de uma paráfrase das Teses de Hans-Georg Flickinger |
title |
Para que Filosofia da Educação Física Escolar? Para além de uma paráfrase das Teses de Hans-Georg Flickinger |
spellingShingle |
Para que Filosofia da Educação Física Escolar? Para além de uma paráfrase das Teses de Hans-Georg Flickinger Para que Filosofia da Educação Física Escolar? Para além de uma paráfrase das Teses de Hans-Georg Flickinger Morschbacher, Márcia Morschbacher, Márcia |
title_short |
Para que Filosofia da Educação Física Escolar? Para além de uma paráfrase das Teses de Hans-Georg Flickinger |
title_full |
Para que Filosofia da Educação Física Escolar? Para além de uma paráfrase das Teses de Hans-Georg Flickinger |
title_fullStr |
Para que Filosofia da Educação Física Escolar? Para além de uma paráfrase das Teses de Hans-Georg Flickinger Para que Filosofia da Educação Física Escolar? Para além de uma paráfrase das Teses de Hans-Georg Flickinger |
title_full_unstemmed |
Para que Filosofia da Educação Física Escolar? Para além de uma paráfrase das Teses de Hans-Georg Flickinger Para que Filosofia da Educação Física Escolar? Para além de uma paráfrase das Teses de Hans-Georg Flickinger |
title_sort |
Para que Filosofia da Educação Física Escolar? Para além de uma paráfrase das Teses de Hans-Georg Flickinger |
author |
Morschbacher, Márcia |
author_facet |
Morschbacher, Márcia Morschbacher, Márcia Costa, Leandra Costa da Oliveira, Miriam Preissler de Leães Filho, Wenceslau Costa, Leandra Costa da Oliveira, Miriam Preissler de Leães Filho, Wenceslau |
author_role |
author |
author2 |
Costa, Leandra Costa da Oliveira, Miriam Preissler de Leães Filho, Wenceslau |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Morschbacher, Márcia Costa, Leandra Costa da Oliveira, Miriam Preissler de Leães Filho, Wenceslau |
description |
This present work, from the Flickinger (2004), we reflect on the possibility of building a Philosophy of Physical Education Classes in which subjects adopt a stance reflected and reasoned actions critically. Thus, we present eight thesis with the aim of stimulatingdiscussion related to this subject. We believe that the pedagogical practiceof Physical Education Classes is able to transcend constraints that limit the act of teaching a curriculum componentin school and build a Philosophyof Physical Education Classes. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-07-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2008n31p293 10.5007/2175-8042.2008n31p293 |
url |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2008n31p293 |
identifier_str_mv |
10.5007/2175-8042.2008n31p293 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2008n31p293/13004 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Motrivivência; n. 31 (2008): CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR; 293-300 2175-8042 0103-4111 reponame:Motrivivência (Florianópolis) instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Motrivivência (Florianópolis) |
collection |
Motrivivência (Florianópolis) |
repository.name.fl_str_mv |
Motrivivência (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
||giovani.pires@ufsc.br |
_version_ |
1822183887556575232 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.5007/2175-8042.2008n31p293 |