Proposta para eixos orientadores de um curso de pós-graduação a nível de especialização em metodologia do ens1no da Educação Física.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1994 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Motrivivência (Florianópolis) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/14660 |
Resumo: | O processo de formação continuada de profissionais de Educação Física no Brasil vem se dando, em parte, nos cursos de Pós-Graduação a Nível de Especialização em Educação Física. Anualmente são oferecidos Cursos pelas IES, nas diversas regiões do Brasil. Uma análise preliminar, a partir de depoimentos de professores, egressos do ensino Superior, atuantes nas Redes Municipal e Estadual de Ensino, participantes de tais Cursos, nos permitiu identificar problemas como: a dicotomia teoria-prática, a fragmentação do conhecimento, a diluição do conteúdo especifico da Educação Física, o "inchaço" dos currículos dos cursos com um número excessivo de disciplinas desarticuladas, a falta de orientação especifica para trabalhos monográficos, a desarticulação pedagógica dos professores. Na busca de elementos superadores, a serem historicamente construídos, apresentamos para a critica, uma proposição de teorização da prática voltada para informar/transformar a prática pedagógica concreta dos professores. Nesse sentido apresentamos elementos para a reflexão sobre os eixos, bem como, a Estruturação Básica de um Curso de Especialização em Metodologia de Ensino da Educação Física, a partir do reconhecimento das exigências pedagógicas e epistemológicas para a superação dos problemas curriculares identificados. |
id |
UFSC-2_daa55230160e3a1ccc43284b38f27466 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufsc.br:article/14660 |
network_acronym_str |
UFSC-2 |
network_name_str |
Motrivivência (Florianópolis) |
repository_id_str |
|
spelling |
Proposta para eixos orientadores de um curso de pós-graduação a nível de especialização em metodologia do ens1no da Educação Física.O processo de formação continuada de profissionais de Educação Física no Brasil vem se dando, em parte, nos cursos de Pós-Graduação a Nível de Especialização em Educação Física. Anualmente são oferecidos Cursos pelas IES, nas diversas regiões do Brasil. Uma análise preliminar, a partir de depoimentos de professores, egressos do ensino Superior, atuantes nas Redes Municipal e Estadual de Ensino, participantes de tais Cursos, nos permitiu identificar problemas como: a dicotomia teoria-prática, a fragmentação do conhecimento, a diluição do conteúdo especifico da Educação Física, o "inchaço" dos currículos dos cursos com um número excessivo de disciplinas desarticuladas, a falta de orientação especifica para trabalhos monográficos, a desarticulação pedagógica dos professores. Na busca de elementos superadores, a serem historicamente construídos, apresentamos para a critica, uma proposição de teorização da prática voltada para informar/transformar a prática pedagógica concreta dos professores. Nesse sentido apresentamos elementos para a reflexão sobre os eixos, bem como, a Estruturação Básica de um Curso de Especialização em Metodologia de Ensino da Educação Física, a partir do reconhecimento das exigências pedagógicas e epistemológicas para a superação dos problemas curriculares identificados.Universidade Federal de Santa Catarina1994-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/1466010.5007/%xMotrivivência; n. 5 (1994): Pesquisa em Educação Física - n. 5,6 e 7; 146-1652175-80420103-4111reponame:Motrivivência (Florianópolis)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/14660/13437Tafarel, Celi Nelza Zulkeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-21T14:18:14Zoai:periodicos.ufsc.br:article/14660Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivenciaPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/oai||giovani.pires@ufsc.br2175-80420103-4111opendoar:2022-11-21T14:18:14Motrivivência (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Proposta para eixos orientadores de um curso de pós-graduação a nível de especialização em metodologia do ens1no da Educação Física. |
title |
Proposta para eixos orientadores de um curso de pós-graduação a nível de especialização em metodologia do ens1no da Educação Física. |
spellingShingle |
Proposta para eixos orientadores de um curso de pós-graduação a nível de especialização em metodologia do ens1no da Educação Física. Tafarel, Celi Nelza Zulke |
title_short |
Proposta para eixos orientadores de um curso de pós-graduação a nível de especialização em metodologia do ens1no da Educação Física. |
title_full |
Proposta para eixos orientadores de um curso de pós-graduação a nível de especialização em metodologia do ens1no da Educação Física. |
title_fullStr |
Proposta para eixos orientadores de um curso de pós-graduação a nível de especialização em metodologia do ens1no da Educação Física. |
title_full_unstemmed |
Proposta para eixos orientadores de um curso de pós-graduação a nível de especialização em metodologia do ens1no da Educação Física. |
title_sort |
Proposta para eixos orientadores de um curso de pós-graduação a nível de especialização em metodologia do ens1no da Educação Física. |
author |
Tafarel, Celi Nelza Zulke |
author_facet |
Tafarel, Celi Nelza Zulke |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tafarel, Celi Nelza Zulke |
description |
O processo de formação continuada de profissionais de Educação Física no Brasil vem se dando, em parte, nos cursos de Pós-Graduação a Nível de Especialização em Educação Física. Anualmente são oferecidos Cursos pelas IES, nas diversas regiões do Brasil. Uma análise preliminar, a partir de depoimentos de professores, egressos do ensino Superior, atuantes nas Redes Municipal e Estadual de Ensino, participantes de tais Cursos, nos permitiu identificar problemas como: a dicotomia teoria-prática, a fragmentação do conhecimento, a diluição do conteúdo especifico da Educação Física, o "inchaço" dos currículos dos cursos com um número excessivo de disciplinas desarticuladas, a falta de orientação especifica para trabalhos monográficos, a desarticulação pedagógica dos professores. Na busca de elementos superadores, a serem historicamente construídos, apresentamos para a critica, uma proposição de teorização da prática voltada para informar/transformar a prática pedagógica concreta dos professores. Nesse sentido apresentamos elementos para a reflexão sobre os eixos, bem como, a Estruturação Básica de um Curso de Especialização em Metodologia de Ensino da Educação Física, a partir do reconhecimento das exigências pedagógicas e epistemológicas para a superação dos problemas curriculares identificados. |
publishDate |
1994 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1994-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/14660 10.5007/%x |
url |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/14660 |
identifier_str_mv |
10.5007/%x |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/14660/13437 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Motrivivência; n. 5 (1994): Pesquisa em Educação Física - n. 5,6 e 7; 146-165 2175-8042 0103-4111 reponame:Motrivivência (Florianópolis) instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Motrivivência (Florianópolis) |
collection |
Motrivivência (Florianópolis) |
repository.name.fl_str_mv |
Motrivivência (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
||giovani.pires@ufsc.br |
_version_ |
1789434854779125760 |