ESTUDO DAS POSSÍVEIS RELAÇÕES ENTRE COMPORTAMENTOS AGRESSIVOS/VIOLENTOS DE ESCOLARES E A PROGRAMAÇÃO DA TELEVISÃO.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Giassi, Rita Cássia
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Pires, Giovani De Lorenzi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Motrivivência (Florianópolis)
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2030
Resumo: Conflicts and aggressions amongst students are observed in the scholastic environment and in the television programming, including those produced to children and adolescents. Thus, an effort was made to understand the origins of such behaviours in school and the connection with the television programming. A bibliographic research on studies which have investigated these relations has been made. Based on that and on the emphasized need of educating with and to television, some reflections suggest a theoretical-methodological strategy on Physical Education to the pedagogical dealing of the topic, aiming to form more critical and reflective individuals towards this cultural content.
id UFSC-2_ed33f5d5e1f42b0c7358ee584045d745
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/2030
network_acronym_str UFSC-2
network_name_str Motrivivência (Florianópolis)
repository_id_str
spelling ESTUDO DAS POSSÍVEIS RELAÇÕES ENTRE COMPORTAMENTOS AGRESSIVOS/VIOLENTOS DE ESCOLARES E A PROGRAMAÇÃO DA TELEVISÃO.Conflicts and aggressions amongst students are observed in the scholastic environment and in the television programming, including those produced to children and adolescents. Thus, an effort was made to understand the origins of such behaviours in school and the connection with the television programming. A bibliographic research on studies which have investigated these relations has been made. Based on that and on the emphasized need of educating with and to television, some reflections suggest a theoretical-methodological strategy on Physical Education to the pedagogical dealing of the topic, aiming to form more critical and reflective individuals towards this cultural content.No ambiente escolar, conflitos e agressões entre os alunos são observados, fenômeno também presente nas programações televisivas, inclusive na dedicada a crianças e jovens. Assim, buscou-se compreender as prováveis origens do comportamento agressivo/violento apresentado pelas crianças na escola e que relações são possíveis de se estabelecer com a programação da televisão. Foi realizada pesquisa bibliográfica abordando estudos que examinaram essas relações. Baseado nisso, reflexões sugerem estratégia teórico-metodológica na Educação Física escolar para o trato pedagógico do tema, evidenciada a necessidade de educar com e para a televisão, objetivando formar indivíduos mais críticos e reflexivos frente a este conteúdo cultural.Universidade Federal de Santa Catarina2004-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/203010.5007/%xMotrivivência; n. 23 (2004): A produção do curso de especialização em Educação Física Escolar do NEPEF/CDS/UFSC; 143-1682175-80420103-4111reponame:Motrivivência (Florianópolis)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2030/3905Giassi, Rita CássiaPires, Giovani De Lorenziinfo:eu-repo/semantics/openAccess2008-06-30T18:21:46Zoai:periodicos.ufsc.br:article/2030Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivenciaPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/oai||giovani.pires@ufsc.br2175-80420103-4111opendoar:2008-06-30T18:21:46Motrivivência (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv ESTUDO DAS POSSÍVEIS RELAÇÕES ENTRE COMPORTAMENTOS AGRESSIVOS/VIOLENTOS DE ESCOLARES E A PROGRAMAÇÃO DA TELEVISÃO.
title ESTUDO DAS POSSÍVEIS RELAÇÕES ENTRE COMPORTAMENTOS AGRESSIVOS/VIOLENTOS DE ESCOLARES E A PROGRAMAÇÃO DA TELEVISÃO.
spellingShingle ESTUDO DAS POSSÍVEIS RELAÇÕES ENTRE COMPORTAMENTOS AGRESSIVOS/VIOLENTOS DE ESCOLARES E A PROGRAMAÇÃO DA TELEVISÃO.
Giassi, Rita Cássia
title_short ESTUDO DAS POSSÍVEIS RELAÇÕES ENTRE COMPORTAMENTOS AGRESSIVOS/VIOLENTOS DE ESCOLARES E A PROGRAMAÇÃO DA TELEVISÃO.
title_full ESTUDO DAS POSSÍVEIS RELAÇÕES ENTRE COMPORTAMENTOS AGRESSIVOS/VIOLENTOS DE ESCOLARES E A PROGRAMAÇÃO DA TELEVISÃO.
title_fullStr ESTUDO DAS POSSÍVEIS RELAÇÕES ENTRE COMPORTAMENTOS AGRESSIVOS/VIOLENTOS DE ESCOLARES E A PROGRAMAÇÃO DA TELEVISÃO.
title_full_unstemmed ESTUDO DAS POSSÍVEIS RELAÇÕES ENTRE COMPORTAMENTOS AGRESSIVOS/VIOLENTOS DE ESCOLARES E A PROGRAMAÇÃO DA TELEVISÃO.
title_sort ESTUDO DAS POSSÍVEIS RELAÇÕES ENTRE COMPORTAMENTOS AGRESSIVOS/VIOLENTOS DE ESCOLARES E A PROGRAMAÇÃO DA TELEVISÃO.
author Giassi, Rita Cássia
author_facet Giassi, Rita Cássia
Pires, Giovani De Lorenzi
author_role author
author2 Pires, Giovani De Lorenzi
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Giassi, Rita Cássia
Pires, Giovani De Lorenzi
description Conflicts and aggressions amongst students are observed in the scholastic environment and in the television programming, including those produced to children and adolescents. Thus, an effort was made to understand the origins of such behaviours in school and the connection with the television programming. A bibliographic research on studies which have investigated these relations has been made. Based on that and on the emphasized need of educating with and to television, some reflections suggest a theoretical-methodological strategy on Physical Education to the pedagogical dealing of the topic, aiming to form more critical and reflective individuals towards this cultural content.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2030
10.5007/%x
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2030
identifier_str_mv 10.5007/%x
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2030/3905
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Motrivivência; n. 23 (2004): A produção do curso de especialização em Educação Física Escolar do NEPEF/CDS/UFSC; 143-168
2175-8042
0103-4111
reponame:Motrivivência (Florianópolis)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Motrivivência (Florianópolis)
collection Motrivivência (Florianópolis)
repository.name.fl_str_mv Motrivivência (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv ||giovani.pires@ufsc.br
_version_ 1818083276576784384