Participação infantil: a busca por uma relação democrática entre crianças e adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Demetrio, Rubia Vicente
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Bodenmuller, Saskya Caroline, Agostinho, Kátia Adair
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Zero-a-seis
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2015n31p224
Resumo: O presente texto busca refletir sobre a participação das crianças nos contextos coletivos de educação da infância, tendo como a base a relação estabelecida entre crianças e adultos no cotidiano da instituição. Estas reflexões tiveram origem em uma experiência de estágio supervisionado na educação infantil do curso de Pedagogia, momento este caracterizado pelo encontro com as crianças pequenas e práticas educativas que marcam a vida das crianças e adultos que ali atuam. Diante disto, elegemos neste artigo algumas temáticas que marcaram este período e que consideramos importante para aprofundamento e reflexão na área da educação infantil. Esta experiência teve início na 7ª fase do curso de Pedagogia da UFSC com a habilitação em Educação Infantil, e teve como objetivo aproximar teoria e prática por meio da inserção em instituições de educação infantil públicas. Imersas no cotidiano da educação infantil, nos utilizamos das ferramentas pedagógicas de observação e registro, que orientaram, juntamente com a produção teórica sobre a educação infantil, as proposições na 8ª fase. Tendo como base um projeto que considera as crianças como referência da dinâmica das relações pedagógicas, tornando-as ponto de partida para a orientação das práticas educativa, elegemos três eixos norteadores para refletir sobre nossa inserção em campo, são elas: estágio, prática pedagógica e participação infantil.
id UFSC-4_150a6064f786301f7f0b7991c772b79f
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/39616
network_acronym_str UFSC-4
network_name_str Zero-a-seis
repository_id_str
spelling Participação infantil: a busca por uma relação democrática entre crianças e adultosO presente texto busca refletir sobre a participação das crianças nos contextos coletivos de educação da infância, tendo como a base a relação estabelecida entre crianças e adultos no cotidiano da instituição. Estas reflexões tiveram origem em uma experiência de estágio supervisionado na educação infantil do curso de Pedagogia, momento este caracterizado pelo encontro com as crianças pequenas e práticas educativas que marcam a vida das crianças e adultos que ali atuam. Diante disto, elegemos neste artigo algumas temáticas que marcaram este período e que consideramos importante para aprofundamento e reflexão na área da educação infantil. Esta experiência teve início na 7ª fase do curso de Pedagogia da UFSC com a habilitação em Educação Infantil, e teve como objetivo aproximar teoria e prática por meio da inserção em instituições de educação infantil públicas. Imersas no cotidiano da educação infantil, nos utilizamos das ferramentas pedagógicas de observação e registro, que orientaram, juntamente com a produção teórica sobre a educação infantil, as proposições na 8ª fase. Tendo como base um projeto que considera as crianças como referência da dinâmica das relações pedagógicas, tornando-as ponto de partida para a orientação das práticas educativa, elegemos três eixos norteadores para refletir sobre nossa inserção em campo, são elas: estágio, prática pedagógica e participação infantil.Universidade Federal de Santa Catarina2015-10-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionObservação participanteapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2015n31p22410.5007/1980-4512.2015n31p224Zero-a-Seis; v. 17 n. 32 (2015): ZERO-A-SEIS (JUL./DEZ. 2015); 224-2391980-4512reponame:Zero-a-seisinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2015n31p224/30236Copyright (c) 2015 Zero-a-Seisinfo:eu-repo/semantics/openAccessDemetrio, Rubia VicenteBodenmuller, Saskya CarolineAgostinho, Kátia Adair2018-03-22T09:56:24Zoai:periodicos.ufsc.br:article/39616Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/indexPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/oaijoao.josue@ufsc.br1980-45121980-4512opendoar:2018-03-22T09:56:24Zero-a-seis - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Participação infantil: a busca por uma relação democrática entre crianças e adultos
title Participação infantil: a busca por uma relação democrática entre crianças e adultos
spellingShingle Participação infantil: a busca por uma relação democrática entre crianças e adultos
Demetrio, Rubia Vicente
title_short Participação infantil: a busca por uma relação democrática entre crianças e adultos
title_full Participação infantil: a busca por uma relação democrática entre crianças e adultos
title_fullStr Participação infantil: a busca por uma relação democrática entre crianças e adultos
title_full_unstemmed Participação infantil: a busca por uma relação democrática entre crianças e adultos
title_sort Participação infantil: a busca por uma relação democrática entre crianças e adultos
author Demetrio, Rubia Vicente
author_facet Demetrio, Rubia Vicente
Bodenmuller, Saskya Caroline
Agostinho, Kátia Adair
author_role author
author2 Bodenmuller, Saskya Caroline
Agostinho, Kátia Adair
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Demetrio, Rubia Vicente
Bodenmuller, Saskya Caroline
Agostinho, Kátia Adair
description O presente texto busca refletir sobre a participação das crianças nos contextos coletivos de educação da infância, tendo como a base a relação estabelecida entre crianças e adultos no cotidiano da instituição. Estas reflexões tiveram origem em uma experiência de estágio supervisionado na educação infantil do curso de Pedagogia, momento este caracterizado pelo encontro com as crianças pequenas e práticas educativas que marcam a vida das crianças e adultos que ali atuam. Diante disto, elegemos neste artigo algumas temáticas que marcaram este período e que consideramos importante para aprofundamento e reflexão na área da educação infantil. Esta experiência teve início na 7ª fase do curso de Pedagogia da UFSC com a habilitação em Educação Infantil, e teve como objetivo aproximar teoria e prática por meio da inserção em instituições de educação infantil públicas. Imersas no cotidiano da educação infantil, nos utilizamos das ferramentas pedagógicas de observação e registro, que orientaram, juntamente com a produção teórica sobre a educação infantil, as proposições na 8ª fase. Tendo como base um projeto que considera as crianças como referência da dinâmica das relações pedagógicas, tornando-as ponto de partida para a orientação das práticas educativa, elegemos três eixos norteadores para refletir sobre nossa inserção em campo, são elas: estágio, prática pedagógica e participação infantil.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Observação participante
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2015n31p224
10.5007/1980-4512.2015n31p224
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2015n31p224
identifier_str_mv 10.5007/1980-4512.2015n31p224
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2015n31p224/30236
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Zero-a-Seis
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Zero-a-Seis
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Zero-a-Seis; v. 17 n. 32 (2015): ZERO-A-SEIS (JUL./DEZ. 2015); 224-239
1980-4512
reponame:Zero-a-seis
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Zero-a-seis
collection Zero-a-seis
repository.name.fl_str_mv Zero-a-seis - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv joao.josue@ufsc.br
_version_ 1789435152329342976