Estudo sobre os acidentes e o conhecimento como mecanismo de prevenção: compreendendo o cuidar e educar na educação infantil.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Zero-a-seis |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2013n27p77 |
Resumo: | Trata-se de um estudo com análise documental, sendo o objeto do artigo as anotações no livro de registros destinado às ocorrências de alunos e pais do CMEI “SP”. Visa contribuir com o avanço na qualidade do serviço educacional oferecido, compreender esses sujeitos nas suas múltiplas linguagens e utilizar o conhecimento como ferramenta de controle e prevenção de acidentes, além de ajudar a entender a questão do cuidar e educar na educação infantil. O termo “acidente” implica a sua imprevisibilidade, e embora seja certo que as lesões não tenham maior probabilidade de ocorrer do que as doenças, estar atento para as situações de risco pode evitar perdas irreparáveis. A palavra de ordem é manter uma atenção redobrada e, no caso de acontecer algum acidente, além do socorro imediato, procure sempre um hospital ou centro de saúde. Foram contadas 1336 ocorrências no período entre a abertura e encerramento do livro, das quais apenas 46 indicaram relatos de acidentes. As quedas são as circunstâncias que tiveram um maior número de registros, perfazendo 42% das ocorrências. As salas de aula correspondem ao local de maior incidência com um índice de 50%. Os números indicam que houve contribuição dos dinamizadores para o aumento das ocorrências. O mapeamento dos locais de acidentes e as circunstâncias envolvidas colaboram para aprimorar o olhar do educador, facilitando a identificação de situações de risco e um trabalho preventivo no cuidado das crianças. |
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Estudo sobre os acidentes e o conhecimento como mecanismo de prevenção: compreendendo o cuidar e educar na educação infantil.Trata-se de um estudo com análise documental, sendo o objeto do artigo as anotações no livro de registros destinado às ocorrências de alunos e pais do CMEI “SP”. Visa contribuir com o avanço na qualidade do serviço educacional oferecido, compreender esses sujeitos nas suas múltiplas linguagens e utilizar o conhecimento como ferramenta de controle e prevenção de acidentes, além de ajudar a entender a questão do cuidar e educar na educação infantil. O termo “acidente” implica a sua imprevisibilidade, e embora seja certo que as lesões não tenham maior probabilidade de ocorrer do que as doenças, estar atento para as situações de risco pode evitar perdas irreparáveis. A palavra de ordem é manter uma atenção redobrada e, no caso de acontecer algum acidente, além do socorro imediato, procure sempre um hospital ou centro de saúde. Foram contadas 1336 ocorrências no período entre a abertura e encerramento do livro, das quais apenas 46 indicaram relatos de acidentes. As quedas são as circunstâncias que tiveram um maior número de registros, perfazendo 42% das ocorrências. As salas de aula correspondem ao local de maior incidência com um índice de 50%. Os números indicam que houve contribuição dos dinamizadores para o aumento das ocorrências. O mapeamento dos locais de acidentes e as circunstâncias envolvidas colaboram para aprimorar o olhar do educador, facilitando a identificação de situações de risco e um trabalho preventivo no cuidado das crianças. Universidade Federal de Santa Catarina2012-12-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa qualitativa; Revisão de Literaturaapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2013n27p7710.5007/1980-4512.2013n27p77Zero-a-Seis; v. 15 n. 27 (2013): ZERO-A-SEIS (JAN./JUN.2013); 77 - 981980-4512reponame:Zero-a-seisinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2013n27p77/23737Marchiori, Alexandre Freitasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-12T10:53:31Zoai:periodicos.ufsc.br:article/27595Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/indexPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/oaijoao.josue@ufsc.br1980-45121980-4512opendoar:2019-06-12T10:53:31Zero-a-seis - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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