Mediações étnico-raciais no contexto da Educação Infantil em Três Lagoas/MS: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mwewa, Christian Muleka
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Pinto, Sandra Maria Eugenia, Bispo, Silvana Alves da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Zero-a-seis
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2016v18n33p65
Resumo: Objetivamos apresentar/explicitar e tensionar as percepções contextuais na Educação Infantil por meio de um estudo de caso numa instituição escolar Municipal em Três Lagoas/MS. Centramo-nos na prática da professora, que atua com uma turma composta de 27 crianças de 0 (zero) a 5 (cinco) anos, nas diferentes dimensões frente às crianças. Por meio de observações densas no contexto educativo, enquanto instrumento de coleta de dados, empreendemos a metodologia de inspiração etnográfica do estudo de caso de cunho qualitativo para alcançar o nosso objetivo. Tomamos como aporte teórico, tridimensional, os estudos que versam sobre as relações raciais (no Brasil), sociais e culturais no contexto escolar. Os dados indicam uma apaziguadora relação da professora regente no contexto da no contexto educativo diante das relações étnico-raciais que sugere uma ausência permanente da intervenção regencial deflagradora aquilo que ora denominamos de personalidade racista (Pr) no contexto educacional da pequena infância. 
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