Mediações étnico-raciais no contexto da Educação Infantil em Três Lagoas/MS: um estudo de caso
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Zero-a-seis |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2016v18n33p65 |
Resumo: | Objetivamos apresentar/explicitar e tensionar as percepções contextuais na Educação Infantil por meio de um estudo de caso numa instituição escolar Municipal em Três Lagoas/MS. Centramo-nos na prática da professora, que atua com uma turma composta de 27 crianças de 0 (zero) a 5 (cinco) anos, nas diferentes dimensões frente às crianças. Por meio de observações densas no contexto educativo, enquanto instrumento de coleta de dados, empreendemos a metodologia de inspiração etnográfica do estudo de caso de cunho qualitativo para alcançar o nosso objetivo. Tomamos como aporte teórico, tridimensional, os estudos que versam sobre as relações raciais (no Brasil), sociais e culturais no contexto escolar. Os dados indicam uma apaziguadora relação da professora regente no contexto da no contexto educativo diante das relações étnico-raciais que sugere uma ausência permanente da intervenção regencial deflagradora aquilo que ora denominamos de personalidade racista (Pr) no contexto educacional da pequena infância. |
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Mediações étnico-raciais no contexto da Educação Infantil em Três Lagoas/MS: um estudo de casoObjetivamos apresentar/explicitar e tensionar as percepções contextuais na Educação Infantil por meio de um estudo de caso numa instituição escolar Municipal em Três Lagoas/MS. Centramo-nos na prática da professora, que atua com uma turma composta de 27 crianças de 0 (zero) a 5 (cinco) anos, nas diferentes dimensões frente às crianças. Por meio de observações densas no contexto educativo, enquanto instrumento de coleta de dados, empreendemos a metodologia de inspiração etnográfica do estudo de caso de cunho qualitativo para alcançar o nosso objetivo. Tomamos como aporte teórico, tridimensional, os estudos que versam sobre as relações raciais (no Brasil), sociais e culturais no contexto escolar. Os dados indicam uma apaziguadora relação da professora regente no contexto da no contexto educativo diante das relações étnico-raciais que sugere uma ausência permanente da intervenção regencial deflagradora aquilo que ora denominamos de personalidade racista (Pr) no contexto educacional da pequena infância. Universidade Federal de Santa Catarina2016-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa qualitativa; Inspiração Etnográfica; Pesquisa Empírica de Campoapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2016v18n33p6510.5007/1980-4512.2016v18n33p65Zero-a-Seis; v. 18 n. 33 (2016): ZERO-A-SEIS (JAN./JUN. 2016); 65-821980-4512reponame:Zero-a-seisinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2016v18n33p65/31491Copyright (c) 2016 Zero-a-Seisinfo:eu-repo/semantics/openAccessMwewa, Christian MulekaPinto, Sandra Maria EugeniaBispo, Silvana Alves da Silva2018-03-22T10:09:02Zoai:periodicos.ufsc.br:article/41057Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/indexPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/oaijoao.josue@ufsc.br1980-45121980-4512opendoar:2018-03-22T10:09:02Zero-a-seis - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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