A criança: interlocutor do conhecimento mediado pelo professor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marchiori, Alexandre Freitas
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Silva, Giovana Barbosa da, Amaral, Eucymara Guimarães do
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Zero-a-seis
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2010n22p58
Resumo: A proposta de trabalho corresponde apresentar as práticas de ensino desenvolvidas no CMEI Denizart Santos, nesse primeiro semestre de 2010, tendo a criança como protagonista na produção do conhecimento e o professor como mediador desse processo. Abordar-se-á o projeto “Tarsila do Amaral” desenvolvido pelos professores dinamizadores de Arte e Educação Física, todavia sob a perspectiva de visualizar a apropriação da produção cultural e os possíveis significados dados pelos sujeitos infantes. A perspectiva defendida neste trabalho só é possível se a criança for reconhecida como ator social, sujeito produtor de cultura, constituído e constituinte da sociedade, que possui capacidades plenas para dar sentido às suas experiências e (res)significá-las.
id UFSC-4_b82a6a8152eac217ca731fb83367a851
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/14903
network_acronym_str UFSC-4
network_name_str Zero-a-seis
repository_id_str
spelling A criança: interlocutor do conhecimento mediado pelo professorA proposta de trabalho corresponde apresentar as práticas de ensino desenvolvidas no CMEI Denizart Santos, nesse primeiro semestre de 2010, tendo a criança como protagonista na produção do conhecimento e o professor como mediador desse processo. Abordar-se-á o projeto “Tarsila do Amaral” desenvolvido pelos professores dinamizadores de Arte e Educação Física, todavia sob a perspectiva de visualizar a apropriação da produção cultural e os possíveis significados dados pelos sujeitos infantes. A perspectiva defendida neste trabalho só é possível se a criança for reconhecida como ator social, sujeito produtor de cultura, constituído e constituinte da sociedade, que possui capacidades plenas para dar sentido às suas experiências e (res)significá-las.Universidade Federal de Santa Catarina2010-10-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2010n22p5810.5007/1980-4512.2010n22p58Zero-a-Seis; v. 12 n. 22 (2010): ZERO-A-SEIS (JUL./DEZ.2010); 58-691980-4512reponame:Zero-a-seisinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2010n22p58/15087Marchiori, Alexandre FreitasSilva, Giovana Barbosa daAmaral, Eucymara Guimarães doinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-12T11:03:07Zoai:periodicos.ufsc.br:article/14903Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/indexPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/oaijoao.josue@ufsc.br1980-45121980-4512opendoar:2019-06-12T11:03:07Zero-a-seis - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A criança: interlocutor do conhecimento mediado pelo professor
title A criança: interlocutor do conhecimento mediado pelo professor
spellingShingle A criança: interlocutor do conhecimento mediado pelo professor
Marchiori, Alexandre Freitas
title_short A criança: interlocutor do conhecimento mediado pelo professor
title_full A criança: interlocutor do conhecimento mediado pelo professor
title_fullStr A criança: interlocutor do conhecimento mediado pelo professor
title_full_unstemmed A criança: interlocutor do conhecimento mediado pelo professor
title_sort A criança: interlocutor do conhecimento mediado pelo professor
author Marchiori, Alexandre Freitas
author_facet Marchiori, Alexandre Freitas
Silva, Giovana Barbosa da
Amaral, Eucymara Guimarães do
author_role author
author2 Silva, Giovana Barbosa da
Amaral, Eucymara Guimarães do
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marchiori, Alexandre Freitas
Silva, Giovana Barbosa da
Amaral, Eucymara Guimarães do
description A proposta de trabalho corresponde apresentar as práticas de ensino desenvolvidas no CMEI Denizart Santos, nesse primeiro semestre de 2010, tendo a criança como protagonista na produção do conhecimento e o professor como mediador desse processo. Abordar-se-á o projeto “Tarsila do Amaral” desenvolvido pelos professores dinamizadores de Arte e Educação Física, todavia sob a perspectiva de visualizar a apropriação da produção cultural e os possíveis significados dados pelos sujeitos infantes. A perspectiva defendida neste trabalho só é possível se a criança for reconhecida como ator social, sujeito produtor de cultura, constituído e constituinte da sociedade, que possui capacidades plenas para dar sentido às suas experiências e (res)significá-las.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-10-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2010n22p58
10.5007/1980-4512.2010n22p58
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2010n22p58
identifier_str_mv 10.5007/1980-4512.2010n22p58
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2010n22p58/15087
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Zero-a-Seis; v. 12 n. 22 (2010): ZERO-A-SEIS (JUL./DEZ.2010); 58-69
1980-4512
reponame:Zero-a-seis
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Zero-a-seis
collection Zero-a-seis
repository.name.fl_str_mv Zero-a-seis - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv joao.josue@ufsc.br
_version_ 1789435151636234240